Apresentar e descrever as aplicações avançadas de Data Analytics e Big Data em áreas diversas, tais como marketing, finanças, investimentos, planejamento e controle de produtos, gestão de recursos humanos, etc. A intenção é permitir ao aluno obter uma visão ampla das possibilidades atuais de aplicação dos recursos tecnológicos na análise e previsão de resultados, bem como apresentar tendências futuras na área. Capacitando-o a desenvolver e participar de novos projetos que envolvam estes conhecimentos.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
unidade
Trabalhar com dados de registros de vendas, de redes sociais, de geolocalização, de modelos comportamentais de previsão, consumer insights, torna-se cada menos incomum para as empresas. Modelos tradicionais de previsão tendem a se tornar lentos se considerarmos volumes muitíssimo grandes de dados. E é aí que o conceito de Big Data e Inteligência Artificial surgem como novas grandes forças nas organizações. A pergunta que se busca responder é como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégicas a tomada de decisão das empresas? Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade definem as dimensões básicas do Big Data. Para trabalhar nestas dimensões há a necessidade de organizarmos as informações para podermos efetivamente analisá-las de forma razoável e factível. Conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados, é tarefa dos novos gestores.
O curso de Pós-Graduação em Data Science, Big Data e Inteligência Artificial Aplicados a Negócios e Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Profissionais de marketing, negócios, análise quantitativa e/ou de tecnologia, em início de carreira, ou com alguma experiência profissional que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre a área de Inteligência de Marketing, Ciência de Dados e Big Data. Integrantes de equipes de Marketing, Inteligência de Negócio, Business Intelligence ou Tecnologia. Indicado para profissionais em fase de crescimento profissional.
O curso explora por meio da parceria com a IBM a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização, etc., e a visão de mercado e negócios. Esta integração é cada vez mais comum nas empresas. Ao criar uma pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos dando a ele uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade à missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A visão será a de ser referência neste campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática na geração de conhecimento e no atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade. A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e BigData, buscando sinergia entre os conhecimentos destas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.
Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento.
Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.
Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual. Cenários de Transformação Digital. Ecossistemas, Organizações Exponenciais e estratégias inovadoras. Ferramentas analíticas de suporte a estratégia e decisão.
Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing e branding(análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência), e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).
Propõe a abordagem analíticas quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos e principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e a influência destas nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões. Permitir ao aluno a obtenção de conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa, para utilização nas demais disciplinas. Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.
Visa capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco. Conhecer os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.
Desenvolver, por meio de ferramentas de Análise de Decisão (tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões), racionais para tomada de decisões.
Oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua.
Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento. Entender como aplicar ao universo Big Data.
Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insigths, levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como, conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e Consumer Insigths. Tópicos abordados: Conceitos Básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; O CRM Social e o CRM 2.0; Tipos de redes de Mercado; Plataformas de CRM, novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, co-criação).
Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Conceituar Data Warehouse. Entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de Tecnologia da Informação e Marketing nas corporações. Apresentar os principais conceitos envolvendo Data Warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização. Apresentar o conceito de sistemas integrados de gestão. Apresentar os conceitos de ERP, CRM, OLAP.
A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível. A arquitetura de informação centra-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável. O objetivo é ajudar os usuários a encontrar informações e completar tarefas. Para fazer isso, você precisa entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior, como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.
Esta disciplina aborda a administração de banco de dados como uma disciplina de gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados. Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade. Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas). Linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL). Modelos informacionais. BI.
Disciplinas eletivas.
O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma. A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.
Apresentar as aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing.
A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
Matrícula
R$ 1.182,00
+
1x R$ 25.610,00
Matrícula
R$ 1.182,00
+
11x R$ 2.251,99
+
1x R$ 2.262,77
Matrícula
R$ 1.182,00
+
17x R$ 1.544,74
+
1x R$ 1.572,59
Matrícula
R$ 1.182,00
+
23x R$ 1.191,71
+
1x R$ 1.237,44
Matrícula
R$ 1.182,00
+
29x R$ 981,53
+
1x R$ 1.011,05
Matrícula
R$ 1.182,00
+
35x R$ 839,84
+
1x R$ 924,67
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.
Tel.: (11) 5085-6652
E-mail: [email protected]
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line
A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.