A Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico tem como objetivo desenvolver gestores para atuarem no mercado farmacêutico, que se encontra em constante mudança e cada vez mais competitivo, oferecendo ferramental necessário para análise, planejamento, execução e controle das estratégias empresariais.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O Sindusfarma oferece aos seus associados a possibilidade de um curso de Pós-Graduação da ESPM em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico, financiado pelos próprios alunos. Fica estabelecido que o programa somente ocorra se houver uma turma de no mínimo 30 e no máximo 40 alunos.
O curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também
terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras
áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, atuando em qualquer área da empresa e que desejam especializar-se ou adquirir novas competências na área de Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico.
O SINDUSFARMA e a ESPM têm o objetivo de promover em conjunto à difusão do conhecimento científico, tecnológico e da regulamentação que incide sobre as atividades do setor industrial farmacêutico, visando o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor industrial farmacêutico, por meio de programas educacionais, publicações e eventos sociais.
Condição Especial aos Associados SINDUSFARMA
12% de bolsa no investimento do curso
(à vista ou parcelado)
* Não acumulativo com outras políticas da ESPM;
** Colaboradores de empresas associadas, inserir cupom na inscrição: ESPMSINDUSFARM;
*** Benefício condicionado à validação de comprovante de vínculo na empresa apresentado na matrícula;
Dúvidas, por gentileza, entre em contato conosco:
Central de Relacionamento ESPM
Tel: (11) 5081-8200/ 4007-2375 (ligação local)
WhatsApp: 0800-607-3777
E-mail: [email protected]
O curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase no Mercado Farmacêutico possui uma estrutura que busca promover o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão de negócios. A matriz curricular proposta é composta por disciplinas complementadas por atividades extraclasses para execução de um projeto de conclusão e, eventualmente, palestras a serem proferidas por especialistas convidados que ocorrerão ao longo do curso de forma integrada às disciplinas regulares.
Todas as disciplinas do terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Oferece subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe e à liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes e discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, competências necessárias para lidar com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao aluno subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.
Possibilita o entendimento dos cenários desafiadores da indústria farmacêutica e os seus impactos no desempenho em vendas. Desenvolve competências em Vendas 4.0 compatíveis com a transformação digital do mercado farmacêutico. Estabelece as conexões apropriadas para a tomada de decisão assertiva junto aos clientes e PDVs, utilizando ferramentas atuais provendo diagnósticos robustos. Capacita os líderes em vendas na elaboração de prioridades, potencializando as melhores estratégias e implementando as táticas de sucesso nas atividades de vendas.
Estudo dos fundamentos de negociação e de técnicas que auxiliam na melhoria das relações entre pessoas e empresas. Será visto o cenário da negociação, por meio da compreensão dos principais elementos que constituem a leitura do contexto de uma negociação eficaz, bem como do desenvolvimento de mecanismos de conquista de poder e do uso das variáveis cruciais a seu favor. Identificação do impacto da cultura e da ética na forma de negociação. Compreensão da negociação estratégica e aberta, onde o fechamento não é como nas versões anteriores, criando opções e alternativas, mas buscando soluções “fora do quadrado” e muitas vezes construindo novas parcerias. Enquadramento da situação da negociação. Variáveis cruciais: poder, informação e tempo, cultura, ética e crescimento sustentável.
Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna. Aborda o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia. Apresenta o conceito de ciclo de vida dos dados aplicando-o na gestão de projetos. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares e contextos ágeis.
Entender o ambiente competitivo do mercado farmacêutico, conhecer e utilizar as ferramentas de análise para compreender as oportunidades do negócio, identificar os pontos de alavancagem aplicados à promoção presencial e virtual de medicamentos éticos, interface entre prescrição médica e potencial de prescrição, relacionar as variáveis sobre a elaboração de previsão de vendas com dados epidemiológicos, reflexão sobre a premiação da força de vendas em relação aos objetivos de vendas, fundamentação da promoção médica utilizando os vários canais de comunicação e organização de um plano de marketing para lançamento de produtos ou produtos existentes.
Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet e redes sociais, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.
Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
A disciplina reúne um conjunto de diferentes – e importantes – temas pertinentes à indústria farmacêutica. Faz uma abordagem contextualizada desses temas, favorecendo visão ampliada e atualizada sobre o setor. Os principais temas, em geral, contemplados nessa disciplina são: farmacoeconomia, farmacovigilância, mix promocional, auditorias de mercado, web-analytics e business intelligence, supply chain, fundamentos jurídicos, compliance, previsão de vendas, acesso ao mercado, embalagem, controle de qualidade, além de outros temas emergentes do segmento farmacêutico.
A disciplina aborda os princípios econômicos aplicados ao campo da saúde, oferecendo uma compreensão abrangente das questões relacionadas à alocação de recursos, financiamento, eficiência e impacto econômico nas políticas e serviços de saúde. Adicionalmente, propicia a análise crítica das questões econômicas na área da saúde, permitindo aos estudantes compreenderem a interseção entre economia e saúde, tomar decisões robustas e contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde. Por meio da exploração de teorias e práticas, os estudantes serão preparados para aplicar os princípios econômicos na gestão eficiente dos recursos em saúde e na formulação de políticas que promovam a saúde e o desenvolvimento econômico.
Trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor. Compreende os canais digitais na indústria farmacêutica, com abordagem em programas de pacientes, programas de farmácia em fidelização e representantes virtuais. São discutidas e apresentadas as estratégias digitais de relacionamentos com os clientes para criar alternativas de interação.
Oferece aos participantes um ganho concentrado de experiência em gestão de um negócio farmacêutico que requer decisões estratégicas em todas as suas áreas, com base em análises de informações do ambiente, do mercado e da concorrência. A disciplina envolve aulas de orientação para a definição e elaboração de um plano de negócio para a indústria farmacêutica, preparação de um “pitch” de venda do plano e sua apresentação a uma banca examinadora.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
15/04/2023, 20/05/2023, 08/07/2023, 12/08/2023, 23/09/2023, 28/10/2023, 25/11/2023, 02/03/2024, 13/04/2024, 18/05/2024, 06/07/2024, 17/08/2024
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
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Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.