Ao final da Pós-Graduação em Gestão Empresarial, o aluno estará preparado para consolidar conhecimentos em gestão de negócios com uma visão contemporânea e orientada ao mercado. O curso forma profissionais capacitados para atuar nas áreas de gestão com domínio técnico, postura ética e uma abordagem de resultados que impactem positivamente a organização e seu ambiente.
No Módulo Estratégico e Conceitual, os alunos compreendem os principais conceitos de gestão e o ambiente de negócios, desenvolvendo habilidades analíticas e estratégicas para explorar ferramentas e tendências que potencializam a transformação e o alcance de objetivos empresariais. No Módulo de Habilidades Empresariais, o foco é a liderança e a gestão de pessoas, promovendo o crescimento de carreira e uma cultura organizacional inovadora e saudável. O Módulo de Integração traz o Projeto Integrativo Multidisciplinar, que permite ao aluno aplicar o conhecimento adquirido em um plano de negócios voltado para a inovação, com métodos globais.
1x Matrícula
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O mercado de negócios está em constante movimento, exigindo dos profissionais mais do que conhecimento técnico: é preciso desenvolvimento contínuo e adaptabilidade.
A Pós-Graduação em Gestão Empresarial é um programa lato sensu que prepara e capacita profissionais para atuarem em gestão de negócios, seja em grandes organizações ou em seus próprios empreendimentos, tornando-se essencial para quem deseja se manter à frente no competitivo mundo dos negócios.
O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Empresários, executivos e profissionais de diversas áreas que buscam expandir ou atualizar seus conhecimentos em gestão de negócios. É voltado para quem deseja uma especialização para atender aos novos desafios do mercado e aprimorar sua atuação na área.
Compreenda os conceitos do marketing a partir de uma abordagem dos tópicos relevantes de um plano de marketing e torne-se capaz de identificar os fatores capazes de afetar os negócios de uma empresa, assim como as estratégias de marketing necessárias para obter os resultados desejados.
Ao facilitar a compreensão e ordenação de conceitos básicos empresariais, o curso aborda, entre outros, o valor do dinheiro no tempo, como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. Além disso, conceitos como estrutura e significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, demonstração de resultados e de fluxo de caixa e indicadores financeiros de liquidez, endividamentos e rentabilidade também são ensinados e desenvolvidos.
Esta disciplina apresenta e aprofunda os principais conceitos relacionados à gestão da inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de negócios. Prepara os profissionais para um cenário dinâmico, onde a inovação e a criatividade caracterizam cada vez mais a competitividade das empresas e marcas líderes. Proporciona aos participantes, dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Apresenta a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation, fazendo com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos e se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.
Visa a criação de um processo estruturado para gerenciar as vendas da organização, promovendo a formulação e implementação de estratégias eficazes de vendas e negociação. Aborda a Gestão de Vendas tanto no canal B2B quanto B2C, incluindo a gestão voltada para o consumidor intermediário, mas com foco nas estratégias para o consumidor final. Também busca aprimorar a capacidade de gerenciar a equipe de vendas e os clientes atuais e potenciais.
Apresentar os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os conceitos de brand equity, de arquitetura da marca, de construção e manutenção do valor da marca. Avaliar os desafios que uma empresa enfrenta no gerenciamento de produtos e marcas, compreender os principais estágios desse gerenciamento e como eles podem ser mais bem administrados, e compreender como uma empresa pode tomar as melhores decisões de produtos.
Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados. A disciplina investiga e discute novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes. As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes.
O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais essa transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios.
A disciplina visa permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, os impactos na sociedade, nas pessoas, no ambiente de negócios. Apresentar o que é tendência nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, machine learning, data science, blockchain, IoT, Edge Computing. Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação. Explorar análise de dados e programas de inteligência que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações com Visual Analytics e Automated Machine Learning (AutoML).
O objetivo dessa disciplina é apresentar o funcionamento dos mercados e o sistema de preços. A economia comportamental e os desdobramentos sobre as decisões dos consumidores e empresas. Indicadores macroeconômicos e seus impactos sobre a atividade econômica. Apresentação dos principais indicadores de conjuntura econômica no Brasil e sua interpretação da atividade econômica. Análise dos instrumentos de política econômica e dos impactos da política fiscal, monetária e cambial na conjuntura econômica brasileira. Construção de cenários econômicos vindouros para a economia brasileira.
A disciplina proporciona uma compreensão abrangente e prática dos principais conceitos e ferramentas essenciais para a gestão eficaz de custos e orçamento nas empresas. Explora gestão de custos, incluindo análise do comportamento dos custos, sistemas e método de custeio e sua aplicação na tomada de decisão estratégica. Também são aspectos centrais da disciplina, a elaboração e o controle do orçamento empresarial, destacando a importância do planejamento financeiro e da gestão de recursos para alcance de objetivos. Por fim, a análise de investimentos é outro tópico abordado, fornecendo conhecimentos em avaliação de projetos de investimento com base em critérios financeiros e de retorno.
A disciplina explora os principais conceitos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, incluindo a integração de fornecedores, a otimização de processos logísticos e coordenação das atividades de produção e distribuição de bens e serviços. A análise dos fluxos de materiais, informações e financeiros ao longo da cadeia de suprimentos,visando garantir a eficiência operacional também é foco da disciplina. Aspectos como gestão de estoques, previsão de demanda, planejamento de produção e transporte, gestão de armazenagem e distribuição são apresentados explorando tendências e adoção de tecnologias.
Com o objetivo de aprimorar a capacidade dos gestores de guiar suas equipes pelas mudanças, promove o aprendizado contínuo com base nas principais teorias e ferramentas de mudança organizacional. A disciplina valoriza a importância de entender o significado e o impacto da mudança para cada membro da equipe. Além disso, desenvolve conceitos de liderança transformadora, acompanhando e impulsionando o desenvolvimento da equipe diante dos desafios.
Esta disciplina tem como objetivo orientar os alunos para a elaboração de um plano de marketing ou de gestão do negócio que deverá ser desenvolvido para uma organização em atividade, de escolha do aluno, buscando a aplicabilidade mercadológica dentro do contexto apresentado. (Trabalho em grupo).
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.