Os objetivos do curso consistem em: abordar os principais fundamentos de inovação e do design, com base nas práticas de mercado, para uma eficiente tomada de decisão. Explorar novas técnicas de implementação e análise permitindo o desenvolvimento de atitude empreendedora. Despertar visão crítica sobre estratégias e modelos de negócio, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com as práticas do mercado, a ética e a responsabilidade social e empresarial.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
unidade
O atual contexto econômico, global e complexo é caracterizado por uma transformação constante nos padrões de produção e gestão da informação, produtos, serviços e experiências. Neste cenário, é premissa que líderes desenvolvam habilidades para inovação.
O curso proporciona a preparação de gestores para atuar nesse novo contexto em transformação, por meio do equilíbrio entre fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado.
A curso de Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia visa a capacitação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em design e inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável.
A grade de disciplinas engloba os principais conceitos, metodologias e estratégias, visando ampliar a capacidade analítica, desenvolver a criatividade e o espírito inovador, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.
O curso é dirigido, prioritariamente, a executivos com formação na área de design e em áreas correlatas, que desejem adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o tema para atuarem como gestores ou empreendedores.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Discutir os conceitos e objetivos do marketing, as estratégias competitivas e o marketing no contexto empresarial. Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Aplicar conceitos sobre gestão de marcas a partir das definições de categoria e posicionamento. Sistema de identidade e Arquitetura como elementos chave para a análise e produção de conteúdo. Estes conceitos estratégicos permitirão entender a marca e explorar a construção de valor a partir de conteúdos
Permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, quando inteligência passará a fazer parte de todos os aspectos da vida das pessoas, permitindo que a tecnologia as empodere e apresente novas possibilidades. Apresentar novas tecnologias como equipamentos inteligentes, internet das coisas, cidades e transporte inteligente, wereables tech, beacons, DIY e movimentos como Hacker e Maker. Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.
Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual. Mundo Vuca e transformação digital. Organizações exponenciais e estratégias inovadoras. Propósito. Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições). Cadeia e rede de valor, BSC, Canvas e Cenários.
Abordar tópicos como processos de inovação incremental e disruptiva, metodologias, open innovation, inovações na cadeia de valor e cultura de inovação. Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos.
Abordar aspectos da cultura inovadora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades. Discutir possibilidades de empreendedorismo como carreira, para concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora. Possibilitar a reflexão sobre os conceitos em inovação social, estratégias ancoradas em necessidades sociais de todas as naturezas, das condições de trabalho e educação até o desenvolvimento de comunidades e saúde como vantagem competitiva.
Compreender técnicas de gerência de projeto. Explorar técnicas de modelos ágeis de gestão de projetos e suas aplicações em inovação: SCRUM, Agile, Lean Start-up, Sprints.
De ‘problem-solving a ‘problem-finding’: a evolução do Design como de uma disciplina voltada à estética de produtos à uma abordagem que fomenta inovação e a identificação de novas oportunidades de soluções centradas no usuário. Possibilitar a compreensão da abordagem metodológica do design thinking e suas aplicações em diversas indústrias e segmentos. Introdução das ferramentas, estabelecendo um entendimento das etapas, agentes e protocolos apropriados. Preparar o aluno para explorar um pensamento integrativo, que busca equilibrar o raciocínio lógico e criatividade, com o objetivo de decodificar os anseios (conscientes e subconscientes) das pessoas para atender suas necessidades, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis.
Compreender o design de serviços enquanto uma abordagem multidisciplinar e integradora, orientada para a experiência do consumidor. Do marketing de serviços ao entendimento dos métodos de design thinking, a disciplina visa a instrumentalização para a criação e projeto de serviços.
Apresentar o conceito de gamification (mecânica de jogos). A disciplina visa desenvolver o conhecimento de como trabalhar o engajamento do cliente construindo dinâmicas lúdicas de interação.
Oferecer o letramento tecnológico necessário à modelagem de negócios digitais. A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir conceitos que estruturam a nova realidade de mercado baseada em tecnologia. Metaverso, Computer Vision, NFT, Blockchain e outros conceitos que potencializam a construção de modelos de negócios inovadores. Esta disciplina é também um laboratório de experimentação e sensibilização para tecnologias como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), tecnologias que despontam na contrução de experiências de interação e consumo no cenário contemporâneo.
Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas. Discorre sobre os tipos de sistemas de navegação, seus componentes e recursos auxílio à navegação. Apresenta as principais diferenças entre navegação na web no computador e em outros dispositivos. Sistema de rotulagem é a interface para o esquema de organização, priorização de requisitos e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.
Compreender como a neurociência pode influenciar o design e o marketing ao permitir um conhecimento direto, implícito e científico sobre as reais intenções de consumo. Introduzir conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, permitindo uma visão diferenciada sobre o comportamento do consumidor. Conhecer as bases neurais das principais funções que coordenam o comportamento de compra e interação. Conhecer as principais ferramentas de neurociência e suas aplicações para o aprimoramento de produtos, embalagens e campanhas.
Disciplinas de livre escolha que estejam sendo ofertadas nos demais cursos de pós lato sensu na ESPM, nos modelos presencial e/ou Live EAD. Estas disciplinas visam a possibilidade de customização da formação, orientada para os desafios específicos de cada estudante.
Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção desse projeto, de modo a permitir a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos durante o percurso de formação. É um espaço de mobilização do conhecimento adquirido, no sentido de empreender criativamente.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
Matrícula
R$ 1.182,00
+
1x R$ 25.610,00
Matrícula
R$ 1.182,00
+
11x R$ 2.251,99
+
1x R$ 2.262,77
Matrícula
R$ 1.182,00
+
17x R$ 1.544,74
+
1x R$ 1.572,59
Matrícula
R$ 1.182,00
+
23x R$ 1.191,71
+
1x R$ 1.237,44
Matrícula
R$ 1.182,00
+
29x R$ 981,53
+
1x R$ 1.011,05
Matrícula
R$ 1.182,00
+
35x R$ 839,84
+
1x R$ 924,67
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.
Tel.: (11) 5085-6652
E-mail: [email protected]
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line
A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
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