A Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no mercado de luxo, com uma visão estratégica e ampla sobre marketing e negócios de luxo. Os alunos desenvolvem habilidades e competências essenciais, além de networking especializado. Para isso, o curso oferece uma compreensão profunda da história e evolução do conceito de luxo, dos aspectos culturais do consumidor atual, e das oportunidades e desafios em mercados emergentes e operações internacionais. Também aborda inovação e criatividade aplicadas ao luxo, gestão de marca e comunicação digital, modelos de negócios, estratégias e excelência no atendimento ao cliente, com foco em produtos e serviços que atendem a esse público exclusivo.
1x Matrícula
Taxa de inscrição para o processo seletivo
Esse curso tem um modelo diferenciado, onde cada disciplina tem seis aulas à noite no formato online ao vivo com professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula sábado presencial na ESPM Porto Alegre para estudos de caso e outras atividades experienciais.
O curso explora o mercado de luxo, conhecido por clientes exigentes, mudanças constantes nas preferências de consumo e expansão para novas regiões, especialmente em economias emergentes. Esse mercado atrai cada vez mais consumidores e apresenta oportunidades em diversos setores, exigindo que as marcas de luxo se adaptem para fortalecer seu posicionamento.
Uma marca de luxo é definida por atributos como qualidade, tradição, design e distinção, mas também demanda inovação, digitalização e experiências diferenciadas para garantir sucesso. A Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo é um programa lato sensu que prepara recém-formados, empreendedores e gestores para atuar em empresas consolidadas, startups ou em negócios próprios. Com conteúdos desenvolvidos em parceria com a Vogue, o curso oferece conexões com especialistas do setor e abrange três blocos principais: Mercado e Consumidor, Gestão de Negócios e Marketing.
O curso de Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Este curso é ideal para profissionais que desejam desenvolver uma visão estratégica e especializada em marketing de luxo. Ele é direcionado a quem já atua no setor de luxo e quer atualizar seus conhecimentos, profissionais de outros segmentos interessados no mercado de luxo e recém-formados que buscam iniciar sua carreira nesse setor.
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade. Tem como objetivo capacitar o profissional de tal modo que seja capaz de interpretar e discutir os principais demonstrativo financeiros.
A disciplina tem como objetivo apresentar o conceito e as definições de luxo, acompanhando a trajetória histórica deste e sua origem e sua evolução ao longo do desenvolvimento humano e da sociedade. Serão explorados os principais marcos do surgimento do luxo, desde a Antiguidade até os dias atuais, além das diversas classificações e níveis de luxo discutidos no mercado atual.
Entender os consumidores do mercado de luxo representa um desafio diário, dado que seu perfil se torna cada vez mais diversificado e exigente. Muitos produtos de luxo que antes eram inacessíveis passaram a ter demanda no mercado e isso gera uma ampla diversidade de motivações para o consumo. O objetivo da disciplina é identificar os diferentes perfis de cliente e seus hábitos e motivações de consumo, além do ensino de técnicas de pesquisa para compreensão esse público.
As marcas de luxo precisam estar onde os consumidores estão e se adaptar a eles.
Para negócios internacionais, as economias emergentes representam um destino chave para acessar novos mercados e clientes, mas ao considerar a internacionalização de uma operação de luxo, é essencial avaliar como será o produto, a comunicação, as vendas e a gestão além das fronteiras. A disciplina aborda as características destas economias no mercado de luxo, assim como o que é necessário para a adaptação de um negócio à nova cultura.
No mercado de luxo, estratégia e operação devem estar alinhadas e essa conexão deve refletir no ambiente do negócio, para que o resultado e a satisfação do cliente sejam os melhores possíveis. Por meio de palestras com especialistas reconhecidos de diversos segmentos, como moda, beleza e serviços, a disciplina aborda as principais operações do mercado de luxo no Brasil.
No mercado de luxo, os produtos abrangem objetos e serviços, desde uma noite num hotel estrelas até carros importados e roupas de grife. O objetivo deve ser atingir o emocional do cliente, proporcionando uma experiência integral e totalizante a partir da compreensão de suas necessidades. Nesta disciplina, esse aprendizado vem a partir de teorias e práticas sobre a concepção e gestão de portfólio dos produtos e serviços no mercado.
Ao abordar conceitos, modelos e técnicas voltados à inovação e à criatividade, a disciplina visa a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e a geração de valor aplicado no mercado de luxo, tudo a partir de uma perspectiva estratégica. Serão discutidos tópicos como: inovação em cadeia e seu processo, difusão de tecnologias, sustentabilidade e ambiente empresarial, assim como seu componente criativo.
Os canais digitais permitem que as marcas de luxo ampliem sua oferta de produtos, através de e-commerce, aplicativo, marketplace, whatsapp, social selling, e outras plataformas digitais. O objetivo dessa disciplina é apresentar os conceitos por trás de cada tipo de canal digital, e suas especificidades de gestão no mercado de luxo. Ao final, espera-se que seja desenvolvida uma estratégia multicanal digital para um negócio de luxo.
Luxo e marca caminham lado a lado. Qualquer objeto ou serviço de luxo, pertence a uma marca de luxo. Esta até supera o produto em si, graças à sua reputação e identidade, construindo uma relação de confiança com o cliente. Hoje, as marcas precisam estar alinhadas com as vontades do consumidor e para isso, a disciplina aborda temas como: brand equity, brand persona e arquétipos, arquitetura de marca, posicionamento de marca e storytelling (narrativas).
Luxo e comunicação são consubstanciais. Um dos pilares fundamentais do luxo é a comunicação, desenvolvida com o objetivo de criar um sonho e recarregar o valor da marca, não somente vender. Em um contexto global, às vezes são necessários ajustes na narrativa para um novo público, ou até mesmo, a realização de novas campanhas. Para essa entrega é importante compreender quais ações aspectos da comunicação funcionam e como são planejados no mercado de luxo. A disciplina englobará os conceitos e práticas de relações públicas, influenciadores digitais, eventos, CRM, patrocínio, product placement e outras ações. Ao final, o objetivo é o de compreender o conjunto de ferramentas e estratégias de comunicação mais frequentes no mercado de luxo.