O Objetivo do curso é proporcionar a imersão e vivência consolidada dos princípios e ferramentas acima apresentados como pilares da Reinvenção Digital, dentro de sua delimitação e contextualização teórica, através de estudos de caso pertinentes a cada disciplina e exercício de construção de um MVP (mínimo produto viável) digital/híbrido, na perspectiva ecossistêmica de empresas de trajetória convencional, empresas de base digital/tecnológica e negócios concebidos como startups/scaleups.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A Reinvenção Digital é a próxima etapa da Transformação Digital nos negócios e organizações, abrangendo vários de seus princípios de gestão, bem como componentes tecnológicos principais – uso de Data Science em tomadas de decisão, inteligência artificial, IoT (internet of things), gestão ágil/enxuta, UXD user experience design e estratégias e ferramentas de comunicação omnichannel – por meio da abordagem e adoção de cada um desses tópicos em toda a cadeia de valor e ciclo de vida de produtos e serviços. O propósito da Reinvenção Digital é potencializar a performance, escalabilidade, o alcance e até a sustentabilidade das empresas e negócios, focando e alcançando a transformação substancial de toda a cadeia de valor (supply chain) – prática conhecida como e2e ou “end-t-end”.
De acordo com pesquisa global realizada ainda em 2019, focada em ambientes de negócios emergentes e realizada com 2.151 executivos, 54% deles acreditam que, de modo geral, consumidores estão cada vez mais buscando experiências satisfatórios de compra e uso, ao invés de atributos em serviços e produtos. Setenta e um por cento dos CEOs afirmam estar atentos ao mapeamento de clientes de maneira cada vez mais personalizada e individualizada, ao invés vez da simples delimitação de segmentos demográficos e psicográficos, um crescimento de 29% em apenas dois anos. E mais: 81% dos executivos dizem buscar o uso e a potencialização de tecnologias de dados para desenvolver conhecer e desenvolver relações mais fortes com os clientes.
Para competir e prosperar em um ambiente de rápida mudança, as organizações precisam conhecer e adotar, de fato, a Reinvenção Digital, o que significa oferecer aos clientes novas experiências, ofertando valor de fato aos consumidores, desenvolvendo uma visão ecossistêmica e novas formas de operar.
A Reinvenção Digital repensa as relações de clientes e parceiros a partir da perspectiva de necessidade, uso ou aspiração. Ajuda as organizações a criarem experiências únicas e atraentes para seus clientes, parceiros, funcionários e outras partes interessadas.
O programa do curso “Reinvenção Digital” apresenta uma abordagem ecossistêmica, ágil e imersiva, em ferramentas embasadas e contextualizadas dentro de seu composto teórico, preparando o profissional no desenvolvimento de pilares fundamentais em Marketing, Tecnologia, Gestão da Inovação, como: mapeamento do ambiente digital de negócios, processo de inovação e criação de valor, tecnologias que potencializam a transformação ágil e digital, mudança de mindset, bem como design de produtos e serviços centrados na experiência do usuário.
Ao longo de todo o programa, partilhamos a visão estratégica, tática e operacional das ferramentas de gestão apresentadas.
Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 17 de junho de 2023, das 10h às 16h30.
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Pós-Graduação em Reinvenção Digital está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Objetivo e propósito de carreira ancorado no aprendizado de técnicas e ferramentas que apoiam a inovação e a transformação digital. Conhecimento prévio de plataformas digitais, ferramentas ágeis e de desenvolvimento ou gestão de informação não é necessário.
É esperado do egresso do curso de Pós-graduação lato sensu em Reinvenção Digital que a pessoa seja capaz de implementar projetos e áreas de transformação digital nas empresas ou mesmo atuar profissionalmente como empreendedor digital.
As disciplinas do curso são apoiadas por aulas por web conferência conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica no respectivo tema, textos, indicações bibliográficas atuais e aulas gravadas. Dinâmicas, cases e análises críticas são parte integrante das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado pragmático e participativo.
Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar a ementa e proposta de TCC.
Compreender conceitos fundamentais na área de marketing, os quais são imprescindíveis no desdobramento em outras disciplinas do curso. Domínios e perspectivas do marketing, segmentação de mercado, pesquisa de mercado, tópicos de comportamento do consumidor.
Apresenta um repositório teórico pragmático, fundamental para o desenvolvimento de planejamento estratégico de marketing, como a matriz SWOT, com ferramentas e conceitos utilizados para mapeamento do ambiente de negócios e ecossistemas de produtos e serviços digitais.
Apresenta e introduz, dentro da perspectiva de desenvolvimento de novos produtos digitais, os processos e dinâmicas para imersão, descoberta e ideação da inovação, conjuntos de práticas conhecidos como Lean Inceptions. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e MVP.
Conhecer o conceito de modelo mental e suas implicações no desenvolvimento de estratégias de UXD. Construir a experiência do usuário através de personas, requisitos e prototipação de baixa, média e alta fidelidade. Definição de cenários e contextos de uso para priorização de fluxos de interação, desenvolvimento de padrões e princípios de design de informação para definição da estrutura de interface e interações.
Apresentar o conceito de agilidade na gestão de projetos. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto, conhecer o conceito de backlog e gestão de produto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos, entender os ciclos de iteração e a divisão entre gestão de produtos, pessoas e recursos.
Conhecer a aplicação dos principais conceitos e indicadores que integram e fundamentam a administração dos recursos financeiros em projetos ágeis. Apresentar tópicos essenciais no estudo da viabilidade econômico-financeira de soluções digitais. Apresentar o conceito de “ROI” em cenários de inovação.
Entender as diferenças entre liderança e chefia. Entender a gestão de pessoas e equipes multidisciplinares dentro da “cultura e metodologia ágil”. Tratar das novas hierarquias horizontalizadas de trabalho, focando a colaboração e a troca contínua de conhecimento e experiência. Prepara o aluno para um ambiente de trabalho, onde as chamadas soft skills serão altamente demandadas. Apresenta os contextos desafiadores entre equipes estratégicas e equipes tático operacionais, conhecidas como “chão de fábrica” em desenvolvedoras de software.
Apresenta as principais plataformas digitais, arquiteturas de sistemas e modelos de operação para as ferramentas de marketing e gestão de negócios digitais e convencionais, desenvolvidas em ambientes de TI, através dos conceitos de SaaS, PaaS e IaaS.
Apresentar tendências mais predominantes nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, robótica, machine learning, dentre outras. Discutir e exemplificar de que forma as tecnologias exponenciais podem ser utilizadas como insumos e inspiração dentro de processos de inovação de produtos e serviços. Inspirar e provocar reflexões sobre impactos futuros na sociedade, nas pessoas e no ambiente de negócios.
Mostrar uma visão geral de Digital Analytics e contexto de aplicação. Conhecer as principais técnicas e ferramentas para a otimização de resultados de projetos digitais e campanhas. Promover a compreensão do processo de definição de KPI(s) para projetos digitais. Compreender o processo de análise e melhoria de resultados e os passos para o desenvolvimento de um plano de ação. Apresentar conceitos de CRM, com abordagem contemporânea para a gestão de relacionamento em ambiente digital integrado com canais tradicionais. Conhecer as principais plataformas e ferramentas para a gestão de relacionamento.
Apresentar ao aluno a fundamentação e principais competências necessárias para planejar e executar em prol do desenvolvimento de negócios data oriented – decisões data driven. Explorar e trabalhar aspectos da análise de dados e programas de inteligência de competitiva que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações. Permitir a compreensão da importância do alinhamento estratégico nas organizações com as premissas conceituais dos modelos de inteligência competitiva e de Business Intelligence.
Entender as novas dinâmicas de marketing fundamentado User Generated Content e oferta de valor, diferenças fundamentais entre outbound e inbound, técnicas e estratégias de marketing, no que diz respeito a criação, lançamento de manutenção de produtos digitais. Capacitar o aluno a desenvolver estratégias de negócios direcionada a crescimento exponencial (growth marketing). Abordar as principais diferenças e similaridades do marketing tradicional e do conceito growth marketing.
Entender e explorar novos modelos de negócio baseados em tecnologias disruptivas que apresentam impacto para diversos segmentos de mercado. Ampliar o conhecimento e a habilidade do aluno, quanto à seleção e aplicação de tecnologias em conjunto com as estratégias de produto, para garantir diferencial competitivo, entrega/geração de valor, bem como escalabilidade.
Abordar aspectos da cultura empreendedora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades. Apresentar as possibilidades de empreendedorismo como carreira, na concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso, bem como liderança empreendedora.
Apresentar as empresas que estão na era da Reinvenção Digital, aplicando seus pilares na gestão e modelo de negócios:
Capacitar o aluno a utilizar avaliar a proposta de valor de cada empresa através das ferramentas do curso, tais como, Lean Canvas e ferramentas data driven.
Apresentar um panorama do empreendedorismo e inovação no Brasil, incluindo as opções de funding, os programas e aceleradoras existentes.
Elaborar uma proposta de MVP – produto mínimo viável, utilizando as metodologias e ferramentas apresentadas no curso. O MVP poderá contemplar um produto, serviço ou solução de base tecnológica, digital e híbrida, sendo desenvolvido na forma de um processo de mentoria, ao longo do curso.
*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
Matrícula
R$ 200,00
+
1x R$ 15.791,00
Matrícula
R$ 200,00
+
11x R$ 1.388,56
+
1x R$ 1.395,28
Matrícula
R$ 200,00
+
17x R$ 952,48
+
1x R$ 969,64
Matrícula
R$ 200,00
+
23x R$ 734,80
+
1x R$ 763,06
Matrícula
R$ 200,00
+
29x R$ 605,21
+
1x R$ 623,31
Matrícula
R$ 200,00
+
35x R$ 517,84
+
1x R$ 570,19
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.
Tel.: (11) 5085-6652
E-mail: [email protected]
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
Atendimento por WhatsApp