Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Dias de aula:
Horário:
Formação em:
Duração:
Inscrições até:
Sobre
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
A gestão estratégica de ESG envolve conhecimentos que são importantes para qualquer negócio. Estudantes poderão desenvolver habilidades de Gestão de Riscos Sociais, Ambientais, Estratégicos e Reputacionais.
Analistas de ESG são os mais demandados na área. Neste curso, você conhecerá as bases da Agenda ESG e como articular diferentes ferramentas desse campo, suas tendências e abordagens mais relevantes.
Perfil do qual se espera um conhecimento mais maduro sobre gestão de negócios no contexto da Agenda ESG.
O curso oferece uma visão consistente das práticas mais relevantes na área.
A gestão integra práticas sustentáveis aos negócios. Profissionais podem atuar em empresas, consultorias, setor público, startups ou ONGs, liderando projetos em governança, sustentabilidade e impacto social.
Este setor busca criar mudanças positivas para a sociedade. Profissionais podem atuar em ONGs, empresas, startups de impacto, consultorias ou no setor público, desenvolvendo e gerindo projetos sociais.
Empreendedores criam negócios sustentáveis com soluções sociais e ambientais. Profissionais atuam em startups, incubadoras, ONGs, consultorias ou como empreendedores, promovendo inovação e impacto positivo.
O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
A disciplina explora a interseção entre mudanças climáticas, governança global e a transição justa para uma economia de baixo carbono. Aborda como as políticas climáticas globais influenciam as estratégias organizacionais e setoriais, destacando o papel de instituições multilaterais e acordos internacionais, como o Acordo de Paris.
Serão discutidos os desafios e oportunidades da transição para economias sustentáveis, com foco em garantir equidade social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A disciplina visa capacitar os alunos a entenderem e implementar práticas que promovam uma transição justa, equilibrando a sustentabilidade com a justiça social, seja no contexto corporativo, governamental, no terceiro setor ou no empreendedorismo social.
A gestão de riscos nas últimas décadas ganhou crescente importância nas organizações oferecendo melhores condições de retorno no médio e longo prazo a partir de um maior conhecimento de eventuais ameaças, possibilitando que as empresas possam se preparar para os desafios e oportunidades que surgem.
Antes restrito aos aspectos financeiros, operacionais, tecnológicos e de compliance, o gerenciamento de riscos ampliou sua área de atuação, com um olhar mais holístico sobre toda a organização. Aspectos como as questões ambientais e sociais se tornaram fundamentais em decisões de investimentos e, consequentemente, nas análises de riscos, pressionando diretamente o setor empresarial e a governança das organizações.
Desta forma, é fundamental que as organizações estejam preparadas e capacitadas para o atendimento adequado, como também para as múltiplas e crescentes regulamentações e normas relacionadas ao tema, principalmente em relação à cadeia de fornecedores, ponto crítico na Gestão ESG.
A disciplina tem como objetivos apresentar (a) os impactos do mercado financeiro na transformação de empresas listadas e não listadas, por meio dos instrumentos financeiros (ações, títulos de dívida, investimento privado) e oportunidades que incentivam a agenda ESG, (b) os principais esforços do setor financeiro, dos reguladores e autorreguladores para a definição de parâmetros consistentes para mitigação de riscos sociais, ambientais e de governança em busca de investimentos sustentáveis, (c) e um panorama sobre as melhores práticas de relacionamento com investidores no contexto atual.
Antes restrito aos aspectos financeiros, operacionais, tecnológicos e de compliance, o gerenciamento de riscos ampliou sua área de atuação, com um olhar mais holístico sobre toda a organização. Aspectos como as questões ambientais e sociais se tornaram fundamentais em decisões de investimentos e, consequentemente, nas análises de riscos, pressionando diretamente o setor empresarial e sua governança.
Veremos aqui como organizações podem se capacitar e estar mais preparadas para o cenário contemporâneo, como também para as múltiplas e crescentes regulamentações e normas relacionadas ao tema.
Nesta disciplina teremos uma visão ampla sobre Planejamento Estratégico de ESG voltado para o Negócio, e sua integração com o Reporte. Abordaremos ABNT PR2030, Sistema B, e uma visão do ecossistema de índices, frameworks e ratings no contexto do relatório ESG (Ambiental, Social e Governança) do conceito de Materialidade (e Dupla Materialidade).
O conteúdo envolve (a) abordagem da diversidade de estruturas disponíveis para avaliar e comunicar práticas sustentáveis das empresas, (b) convergência entre diferentes frameworks e normas, incluindo IFRS (S1 e S2), SASB, Relato Integrado, com ênfase no GRI, (c) análise de relatórios de sustentabilidade, indicadores, metas e riscos e oportunidades associados (d) a integração da sustentabilidade nos aspectos financeiros e como isso afeta o mercado de capitais, (e) ISE B3.
A disciplina busca enquadrar as decisões metodológicas diante dos imperativos de negócio e da necessidade de definir estratégias claras para que cada organização atinja seus objetivos. Nas aulas, estudos de casos práticos são aplicados analisando sua relevância e correlação com o desempenho financeiro das empresas listadas.
Nesta disciplina o estudante verá como os aspectos da Governança Corporativa, incluindo o processo de tomada de decisão da instituição, a sua estruturação e organização dentro dos princípios da Governança, e qual sua contribuição para a evolução crescente envolvendo: definição de agentes de governança, Auditoria interna, gestão de risco, controladoria e principalmente compliance.
Demonstraremos como isso contribuiu para ampliar a Agenda ESG dentro das organizações, do 1°, 2° ou 3° setor. Veremos como o Mercado de Capitais pode ser uma excelente opção para todas as organizações alocarem seus recursos em títulos vinculados a Agenda ESG, como também pode ser seguido pelas organizações do 2° setor, como forma de se captar e realizar a abertura de capital.
O relacionamento com comunidades é uma prática estratégica voltada para fomentar a sustentabilidade, fortalecer o capital social e promover um ambiente de desenvolvimento que equilibre interesses econômicos, ambientais e sociais. Para alcançar esses objetivos, é essencial adotar uma abordagem estruturada que considere as particularidades de cada território, criando valor compartilhado e contribuindo para a reputação e legitimidade da organização.
Neste curso, será abordado um conjunto abrangente de conceitos e metodologias para a gestão de relacionamento comunitário. Serão discutidos temas como o mapeamento de partes interessadas, análise de risco social, metodologias de engajamento e mediação de conflitos, além de estratégias para potencializar impactos positivos e mitigar os negativos. A disciplina também abordará a integração de indicadores e normas, com foco na construção de uma conduta empresarial ética e transparente, que respeite os direitos humanos e as diretrizes ESG.
A disciplina tem como objetivo explorar os fundamentos e a importância da diversidade, equidade e inclusão (DEI) no ambiente organizacional contemporâneo, integrando esses conceitos às práticas ESG.
Os estudantes irão compreender como a diversidade e a equidade, além de promover justiça social, são fatores estratégicos para a sustentabilidade, inovação e gestão de riscos das empresas.
A disciplina contribui para a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento de políticas e práticas inclusivas, assegurando ambientes de trabalho equitativos e promovendo o senso de pertencimento e bem-estar.
A era digital ampliou o potencial de engajamento e a vigilância constante do público, exigindo das empresas ações reais e coerentes com os valores sociais contemporâneos. Práticas insustentáveis e discrepâncias entre discurso e ação podem comprometer a reputação, resultando em impactos negativos para o valor de mercado da empresa.
Neste curso, exploraremos os conceitos fundamentais de branding, reputação e comunicação de marcas, destacando como o ecossistema digital impõe novos desafios e oportunidades para as empresas. Vamos analisar como práticas empresariais influenciam a reputação e o valor de marca, e discutiremos o papel das ferramentas de comunicação e marketing na gestão de marca, abordando estratégias para engajar diferentes áreas da organização na construção de uma reputação sólida e consistente.
No Trabalho de Conclusão de Curso os alunos irão elaborar um Projeto Experimental, onde terão a oportunidade de planejar uma intervenção voltada à Agenda ESG, a partir dos conhecimentos adquiridos.
O TCC é organizado por Etapas, com instruções para entregas semanais, viabilizando assim uma conclusão adequada em termos de tempo e qualidade.
O TCC terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Um espaço de troca e desenvolvimento para quem deseja liderar transformações reais nos negócios e na sociedade. Com foco em sustentabilidade, impacto social e governança, você acessa conteúdos de especialistas, eventos e estudos atualizados. Um ambiente conectado à prática, que forma lideranças preparadas para criar valor com visão crítica e inovadora.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
“A Pós-Graduação em Gestão ESG: Sustentabilidade para Empresas foi desenvolvida para oferecer um caminho de formação de alta qualidade, com um corpo docente consagrado no mercado profissional e acadêmico. Ele traz as bases e fundamentos da gestão ESG, suas principais ferramentas, contemplando os imperativos do mundo dos negócios no contexto complexo que vivemos hoje.
Vem com a gente!”
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato