Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente de colaboração e troca, professores e estudantes compartilharão conhecimentos e experiências para que todos adquiriam capacidades para aplicarem na área; os módulos têm por objetivo desenvolver o estudante para que ele atue com confiança na vida real.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
A comunicação política tem uma importância fundamental em nosso modo de vida e como construímos a sociedade em que vivemos, ela é vital par a democracia. Não é questão de escolha uma boa comunicação para se manter no poder, ganhar eleições ou para se tornar relevante nas causas que você defende e se importa.
A proposta fundamental desse Master é justamente apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política, partindo pelo pressuposto que os alunos e alunas devem também ter contato com temas relevantes da sociedade contemporânea para que suas estratégias tenham fundamentação e diferenciais. Por causa disso, o curso é intitulado “Comunicação Política e Sociedade”!
O programa é único no Brasil e com a missão de orientar, capacitar todos aqueles interessados nessa área tão rica e prolífera.
Em tempos de redes sociais e tecnologias emergentes, há desafios e oportunidades para todos; há a necessidade de pensar estratégias e novas formas de se comunicar em busca de reais resultados. A conquista e manutenção do poder requer comunicadores capacitados que entendam o atual contexto social e as demandas do público. Por isso, o compromisso desse Master é claro: diferenciar quem atua (ou quer atuar) na área, levar a sério os tópicos propostos.
Importante frisar que o tópico atrai um enorme campo de possibilidades profissionais e de atuação. Ele engloba, por exemplo, trabalhos com governos, instituições públicas, campanhas eleitorais, movimentos da sociedade civil, mandatos legislativos, entre outros. E o melhor: esse mercado carece de gente com bagagem, capacitada e que conhece as peculiaridades e as técnicas da disciplina. Por que não estar nessa seleta lista?
Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: a ser definida
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Master em Comunicação Política e Sociedade está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
É esperado do egresso do curso Master em Comunicação Política e Sociedade as seguintes qualificações:
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência na área e que dominam o arcabouço teórico-metodológico dos seus respectivos temas. Eles apresentarão o conteúdo ao vivo por webconferência, trazendo interação com os estudantes, referências bibliográficas, estudos de caso e conceitos pertinentes.
Em uma Aula Inaugural, apresentaremos a estrutura geral do curso, assim como a monitoria acadêmica, os recursos em sala de aula e o modelo do trabalho de conclusão do curso. Nessa aula, as possíveis dúvidas dos alunos serão respondidas. No mais, uma palestra sobre a comunicação política contemporânea será proferida pelo coordenador do curso.
Embora similares em certos aspectos, a comunicação (e o marketing) nos contextos políticos e comerciais se mostram antagônicos e incongruentes em diversos outros. Há técnicas e abordagens completamente diferentes. Por exemplo, exclusivamente na disciplina da comunicação política aplicamos a teoria do Estado Espetáculo (1978), desenvolvida pelo sociólogo francês Roger-Gérard Schwartzenberg. O autor explica que há quatro arquétipos que podem definir um político, sendo eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme.
A missão desse módulo é apresentar os fundamentos e principais conceitos do tema, situando o discente para o melhor aproveitamento do programa e da prática. Entre os tópicos ensinados, a disciplina cobrirá:
Quais seriam os desafios que a clássica formulação de esfera pública enfrenta na contemporaneidade? Quais são as distintas formas que a sociedade atualmente tenta convergir sobre um determinado assunto?
Essa disciplina mostrará as visões clássicas de esfera pública (Jürgen Habermas e Hanna Arendt); e discutirá uma nova realidade proporcionada pelas correntes dinâmicas comunicacionais e pela emergência de novos atores, alterando a forma como discutimos, debatemos e negociamos com nossos concidadãos. Entre os pontos abordados, trataremos sobre as novas formas de desinformação em rede e da fragmentação do engajamento sociopolítico.
É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas ou políticos em mandato, pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, as ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?
Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas. Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando a maximização do objetivo determinado e preparando os alunos para os desafios doravante.
Em 2012, com Mitt Romney equilibrando força, Barack Obama partiu para uma análise intensa e eficaz de dados captados. Enquanto Romney trabalhava com o tradicional método de pesquisa, sabendo em termos gerais a opinião de seus eleitores, Obama tinha dados fundamentais certeiros. Esse diferencial foi fundamental na campanha e lhe garantiu a permanência na Casa Branca. Mais de dez anos depois da corrida presidencial estadunidense, Big Data é uma realidade inescapável, inclusive no Brasil; a captação de dados já está no cotidiano das pessoas, mesmo que não se perceba. A disciplina demonstrará a forma lógica e estratégica para a captação e estruturação de dados; e como esse trabalho pode ser utilizado no universo da comunicação política. Em adição, olharemos as ferramentas disponíveis, os principais indicativos e os alunos, ao final do módulo, serão incentivados a pensar uma aplicação prática que beneficie um objetivo político-social específico.
Voto é uma questão material e de imaginários. E ele é diretamente influenciado pelas características e contextos da sociedade em que vivemos. E essa sociedade, à luz da experiência pós-moderna, passa por diversas transformações que precisam ser estudadas por quem busca compreender o comportamento do eleitor. Essa matéria ensinará caminhos para melhor compreensão do comportamento de quem vota, dialogando com o contexto social contemporâneo. Passaremos pelos seguintes tópicos:
O discurso tem um lugar vital na comunicação política. Essa disciplina apresenta aos estudantes os alicerces da análise do discurso e as fases da sua criação, estabelecendo um método para a aplicação prática.
Eleições são alicerces centrais da democracia, e nossa vida é diariamente afetada pela política. É inescapável! Mas o que determina a vitória ou a derrota de um candidato? Quais são os principais conceitos e abordagens do marketing e da comunicação eleitoral? Nessa disciplina, serão apresentadas, por meio de exemplos empíricos, as melhores estratégias e ações para serem aplicadas em uma corrida eleitoral. Também levaremos para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos nas campanhas eleitorais.
Os seguintes tópicos serão ensinados:
Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais sejam uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política. O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com o discurso do presidente Epitácio Pessoa e fez, e ainda faz, parte de grandes eventos da sociedade brasileira. Já a televisão, foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.
O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber as características dessas plataformas e como utilizá-las estrategicamente. Esse módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.
A disciplina aborda os principais tópicos concernentes à elaboração e o desenvolvimento técnico e metodológico de pesquisas qualitativas, visando uma melhor performance nas práticas de comunicação e marketing. Serão ensinados conceitos importantes, tipos de pesquisa qualitativa, formatos de sondagem, elaboração do roteiro do questionário, planejamento e tabulação.
Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.
Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.
Essa disciplina ensinará aos discentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiático.
O Brasil tem uma sociedade complexa, repleta de nuances e diferentes realidades. Procurar entendê-la é mister de comunicadores em busca de relevância e perenidade. Nesse módulo, um sociólogo especialista trará os principais quadros sociais e demográficos presentes no Brasil atual e como essas constatações ajudam a determinar a comunicação a ser implantada. Entre outras análises, passaremos pelas seguintes:
Autores como Levitsky e Ziblatt (2018) e Applebaum (2021) argumentam sobre o enfraquecimento da democracia representativa. Há diversas razões para essa conclusão, mas é certo afirmar que nunca, na história da humanidade, houve tanta abundância comunicativa, e os palcos discursivos são hiperbolizados, multidões têm acesso a dados, documentos, discussões. Esse cenário impacta diretamente em nosso cotidiano social e apresenta desafios para a cultura democrática. Há, indiscutivelmente, novas formas de participação e os meios de comunicação conservam seu papel na formação da opinião pública em sociedades democráticas. Essa disciplina discutirá a crise de representação e o papel dos atores sociais e políticos em interação com a mídia.
O objetivo é criar um projeto com aplicação prática e que traga referenciais teóricos transmitidos durante o programa. O projeto será monitorado por um(a) orientador(a), que será um(a) facilitador(a) para o desenvolvimento do projeto. Quando finalizado, o projeto será submetido a uma banca avaliadora.
*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
Matrícula
R$ 698,00
+
1x R$ 17.202,00
Matrícula
R$ 698,00
+
11x R$ 1.512,64
+
1x R$ 1.519,89
Matrícula
R$ 698,00
+
17x R$ 1.037,59
+
1x R$ 1.056,25
Matrícula
R$ 698,00
+
23x R$ 800,46
+
1x R$ 831,19
Matrícula
R$ 698,00
+
29x R$ 659,29
+
1x R$ 678,96
Matrícula
R$ 698,00
+
35x R$ 564,11
+
1x R$ 621,19
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.
Tel.: (11) 5085-6652
E-mail: [email protected]
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos alunos podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes no início das suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
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