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Pós-graduação ESPM

MBA

Master em comportamento e ciências do consumo

Aulas

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

09/08/2021

Modalidade

Presencial

Compreender e entender as novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços: da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e descarte. Acompanhar, entender e antever mudanças e tendências de mercado, de consumo e nos estilos de vida e nos comportamentos de compra na era omnichannel. Discutir o impacto da micro-segmentação nas estratégias de marketing e comunicação, conhecer as novas técnicas e métodos de pesquisa centradas na experiência do usuário, entender os diversos drivers político-econômicos, sócio-demográficos, psico-biológicos, culturais, ambientais e tecnológicos que agem e impactam o comportamento de compra e consumo nos dias de hoje, para a aplicação desse conhecimento na criação de propostas de valor mais inovadoras e customer centric, na construção e (re)posicionamento de marcas, na proposição e validação estratégica e na tomada de decisões de comunicação e marketing dentro dos mais diversos segmentos de negócios.

São Paulo - Tech

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30

R$ 1.300,00

1x Matrícula

35X R$ 1.510,95

* Confira a tabela abaixo

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* Enquanto for necessário, as aulas dos cursos presenciais serão realizadas remotamente, com a transmissão online e 100% ao vivo, permitindo interação entre professores e alunos. Nosso compromisso é garantir a entrega de uma experiência de aprendizagem com a mesma excelência de ensino já reconhecida da ESPM.

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Sobre o curso

Analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços

Entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, as dinâmicas culturais e comportamentais e os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo dos novos consumidores, gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor mais customer centric é um diferencial estratégico de negócios adotadas pelas empresas e marcas para alcançar sucesso e manter sua relevância. Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado destes novos tempos são caracterizados por uma maior oferta de bens, serviços e experiências e também por um consumidor mais exigente e ativo, cujo comportamento de compra e consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por fatores neurobiológicos, psicológicos e culturais e por forças simbólicas e demandas experienciais.

 

No intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o curso Master em Comportamento e Ciências do Consumo. Trata-se de um curso lato sensu, cuja proposta é a de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, e investigar as motivações e benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, mas também a resignificar e refuncionalizar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.

 

O curso é pioneiro na área de cultura e comportamento e mercado e consumo, pois emprega, integra as diversas ciências do comportamento humano: as ciências sociais, a antropologia e a psicologia comportamental, do design sensorial e da semiótica, aliados aos estudos recentes das neurociências e da economia comportamental, passando pelos estudos do shoppology, do consumer insights e analise de tendências e pelas novas técnicas e métodos de pesquisa e ideação com base no design thinking e no design de serviços, pelas novas técnicas de pesquisa da neurotecnologia aplicada a comunicação e ao marketing, pelos estudos mais recentes sobre o mindset e o comportamento e experiência digital, incorporando as abordagens da do CX e do CRM, do Customer Analytics e do Data Science e Inteligência Artificial aplicada, reforçando a cultura, as abordagens e práticas do customer centricity.

Para quem se destina?

O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de inteligência e comportamento do consumidor e das mudanças e tendências que afetam e caracterizam a sociedade atual. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou reconhecimento profissional.

480h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

O que você irá aprender

Nivelamento

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Ciências comportamentais aplicadas

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção destes movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades. A neurociências do consumidor integrado com a inteligência cognitiva representa este novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e possui fundamentos em: metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana. Com o auxilio desta ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.rentes modos de entrada em mercados internacionais. Ademais, busca mapear importantes elementos políticos, jurídicos e econômicos que incidem diretamente na vantagem competitiva de diferentes setores em termos de atuação no cenário global. A disciplina também discute e avalia as estratégias de marketing no contexto global, tradando dos temas: estratégia de internacionalização, ambiente cultural dos mercados globais, comportamento do consumidor em âmbito internacional, desenvolvimento de estratégias de marketing globais, estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing, estratégias de gestão de marcas globais.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as idéias a eles relacionadas. A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

A disciplina visa capacitar o estudante a identificar diferença entre a economia clássica, neoclássica e a economia comportamental, compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações. Analisar o comportamento econômico, observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão. Ao final da disciplina o aluno deverá identificar principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores, diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas as etapas da tomada de decisão. Aprenderá a identificar heurísticas, vieses e nudges que poderão influenciar os processos de escolhas dos agentes econômicos.

As ciências cognitivas entende que a construção do conhecimento e a produção de sentido, os processos de significação, ressignificação e o processo dialógico são temas complexos que demandam discussões sobre diversas linhas de investigação, como a psicologia cognitiva, neurociências, linguística e inteligência artificial (em especial, as redes neurais), dando origem a este campo altamente interdisciplinar. Essa discussão se inicia a partir da filosofia clássica, chegando à atualidade com fundamentos mais complexos e variados, como o modelo de pensamento computacional, o socialmente construído e a cognição corporificada. A partir daí, pode-se também discutir e compreender os conceitos de percepção, consciência, cultura e self, aplicados aos comportamentos e práticas de consumo, assim como a construção de elementos simbólicos presentes nas marcas

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? Shoppology é a ciência que estuda os 10 hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar este conhecimento em planos de ação de sucesso. O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação Insights que devem direcionar as estratégias de marketing tanto da indústria como do varejo. O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, está disciplina auxiliará

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing. Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microsegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo, as estratégias de marca para atrair, interagir e melhor com estes usuários e consumidores neste novo ambiente multiplataforma

Como teoria dos signos e linguagens por excelência, a disciplina é a um só tempo corpo teórico e aparato metodológico que, aplicados ao universo do varejo, da ambientação e design de espaços, e as análises da semiótica a sobre comunicação, o branding e o consumo, demarcam uma perspectiva privilegiada para a compreensão dos fenômenos típicos desses campos na contemporaneidade. O curso visa investigar o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam sensações físicas a partir de seus limiares de percepção e sentido nas suas experiências de compra e consumo. A natureza sígnica da comunicação, a essência simbólica das marcas e concepção mediadora do consumo ganham complexidade, profundidade e rigor metodológico quando observadas pelo prisma da semiótica, sobretudo quando em interface transdisciplinar com princípios da sociologia, da antropologia, da psicologia e da filosofia.

Pesquisa e análise estratégica aplicada

Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor são essenciais para que os alunos/ profissionais consigam aplicar de forma mais assertiva estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a este tema. Por isso, através de base teórica combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada explanando os principais conceitos e definições fundamentais para realização destes tipos de estudo, abordando deste as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como aprofundar as principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca. A disciplina visa entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para tomada de decisão estratégica e tática. O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights

Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos e técnicas neurociêntíficos podem ser utilizados para investigação de práticas e comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicados no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas e os métodos neurométricos que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através do imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais que envolvem mensuração de comportamentos implícitos. O curso também visa discutir os avanços dos conhecimentos e tecnologias neurocientíficas que estão que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas e uma discussão sobre os princípios éticos que envolvem o tema.

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, marcas e identidades de grupos; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental. Identificação dos drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

A disciplina tem como propósito expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de pesquisa e design thinking para gerar soluções assertivas, inovadoras e aderentes às necessidades dos usuários e consumidores com base nas técnicas de investigação e análise de dados para criar serviços inovadores. Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico com atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real. A disciplina discutirá conceitos e ferramentas como: experiência do consumidor e user experience, design centrado no usuário, técnicas de pesquisa quanti e qualitativa, shadowing, entrevistas semiestruturadas, cliente oculto, um dia na vida, caderno de sensibilização, sessão generativa, teste de usabilidade, card sorting, análise, síntese e insights, diagrama de afinidades, personas e jornada do consumidor.

Ideação: brainstorming, cocriação, crazy-eight, matriz de priorização, prototipagem rápida e testes de validação da solução, com foco em técnicas na área de UX user xperience. Ao final, após apresentação do processo, diagnóstico da pesquisa e da ideia prototipada, faz-se o plano de lançamento usando metodologias ágeis. A disciplina também aborda as teçnicas de UX Research, os métodos e aplicações em contextos variados e discute as variações de técnicas frente a cada tipo de desafio e momento de projeto.

Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de Big Data, Mobile, AR, Assistentes de Voz e Internet of Things; introdução ao framework de CRM. Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; a satisfação, confiança e comprometimento (advocacia). Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value. Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização

A área de customer analytics compreende um novo campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data. Através da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características, behavioral targeting, padrões e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de customer analytics tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo. A disciplina busca apresentar aos alunos conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social analytics com ênfase nas interfaces com o consumo. O curso visa discutir: ciências de dados e sociometria, análise de redes e plataformas digitais, métodos digitais mistos quanti e quali, mineração de dados online e social media insights, monitoramento e social listening, inteligência artificial, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagens.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, aspecto mercadológico sobre o qual se necessitam informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido. O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
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Processo seletivo on-line

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista online.*
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Entrevista on-line

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.
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Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Nesse curso, você vai poder explorar novas áreas do conhecimento, entender um pouco mais sobre as mudanças do comportamento do consumidor e aplicar as diversas ciências do consumo."
Sergio Lage Teixeira de Carvalho
Coordenador do curso
Professores do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

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matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

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Válido até o dia: 12/07/2021

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Matrícula

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Matrícula

R$ 1.300,00

+

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+

1x R$ 2.829,16

Matrícula

R$ 1.300,00

+

23x R$ 2.144,00

+

1x R$ 2.226,46

Matrícula

R$ 1.300,00

+

29x R$ 1.765,88

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1x R$ 1.818,77

Matrícula

R$ 1.300,00

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35x R$ 1.510,95

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1x R$ 1.663,85

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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