Pós-graduação ESPM

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

AULA INAUGURAL: 28/04/2025

Sobre o curso

A economia comportamental explora a diferença entre o que os consumidores dizem e como realmente se comportam – uma questão fundamental que o Master em Economia Comportamento: Decisão  Consumo se propõe a resolver. Com uma base sólida em insights comportamentais, você se tornará apto a promover mudanças que impactam positivamente o comportamento dos consumidores.

 

Ao final, você terá as ferramentas e o conhecimento necessários para influenciar decisões de maneira ética e eficaz, ampliando o engajamento e a retenção de clientes.

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Início das aulas: 28/04/2025

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 420h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 702,07

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Transforme a compreensão do consumidor com dados da economia comportamental para decisões mais precisas e resultados estratégicos.

No cenário atual, os consumidores buscam simplificar escolhas e frequentemente seguem padrões de decisão que confirmam suas crenças, mesmo que inconscientemente. Aprofunde-se na economia comportamental e entenda o que realmente influencia as escolhas de consumo – desde decisões simples até as mais complexas.

 

O Master em Economia Comportamental revela os mecanismos por trás de todos os vieses e atalhos mentais que impactam o comportamento dos consumidores, oferecendo ferramentas para interpretar suas motivações e preferências. Aprenda a identificar e usar essas dinâmicas para criar estratégias mais eficazes, testando e aprimorando soluções que geram valor para consumidores e organizações.

1º Pós-Graduação em Economia Comportamental do Brasil

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

MASTER EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL- DECISÃO E CONSUMO EAD
Áreas temáticas

O curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para profissionais que desejam especializar-se em economia comportamental para entender melhor o comportamento de consumo. É especialmente relevante para analistas, coordenadores e líderes de marketing, publicidade e pesquisa de mercado que buscam fortalecer suas estratégias com insights de comportamento do consumidor. Analistas de dados, estrategistas, empresários e gestores também encontrarão valor no curso ao aplicarem princípios da economia comportamental para melhorar a tomada de decisão, prever tendências e otimizar estratégias de mercado. Além disso, consultores, profissionais autônomos e líderes de diversos setores interessados em expandir suas competências para posições de maior responsabilidade também serão beneficiados.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Inglês instrumental (leitura) é necessário devido à bibliografia do curso.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo as seguintes qualificações:

  • Desenvolver uma sólida compreensão dos vieses cognitivos e atalhos mentais que impactam o comportamento dos consumidores.
  • Criar insights comportamentais que possam orientar a formulação de estratégias mais eficazes nas empresas e organizações.
  • Liderar e Desenvolver projetos que apliquem as principais ferramentas da economia comportamental e ciências comportamentais.
  • Examinar de maneira crítica as abordagens e metodologias da economia comportamental e determinar quando e como aplicá-las em situações específicas.
  • Comparar abordagens comportamentais e entender como cada uma delas pode contribuir para a formulação de estratégias mais eficazes em empresas e organizações.
  • Desenvolver a capacidade de conceber, conduzir, mensurar e analisar experimentos, aderindo a padrões éticos e rigor científico.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.   

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.   

Consumo, Comunicação e Nudges

O tema central desse eixo gira em torno do consumidor, abrangendo áreas da comunicação, marketing e o estudo do comportamento do consumidor. Nele, exploramos modelos psicológicos e processos biológicos que proporcionam uma compreensão mais aprofundada e capacidade de antecipação das decisões. As disciplinas integrantes se aprofundam na psicologia subjacente às escolhas e na influência do contexto sobre elas. Assim, investigamos técnicas de arquitetura de escolhas que capacitam os participantes a desenvolver nudges, moldando estrategicamente as decisões individuais de maneira eficaz.

Esta disciplina se concentra em explorar o comportamento de consumidores e shoppers, com um foco dedicado à investigação dos principais vieses e acionadores que desempenham um papel significativo no momento das decisões. Além disso, ela adota uma abordagem crítica e profunda para analisar o impacto dos hábitos, das crenças e da cultura no processo de tomada de decisão, tanto do consumidor quanto do shopper. Dessa forma, ela capacita os estudantes a desenvolverem a habilidade de gerar insights comportamentais relevantes relacionados a esses aspectos.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

Nesta disciplina, você aprenderá como insights podem ser aplicados de maneira eficaz para influenciar o comportamento de shoppers e consumidores. Você explorará as aplicações práticas dessa disciplina nas estratégias de marketing de persuasão e nas interações nos pontos de venda (PDV). Ao final do curso, você terá as habilidades e o conhecimento necessários para projetar e implementar experimentos de campo destinados a testar estratégias para produtos e serviços. Serão estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramentas da Economia Comportamental e criar estratégias de mudança de comportamento.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado destaque globalmente e se estabelecido como uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Este módulo tem como objetivo capacitar profissionais a habilmente conceber, testar e implementar nudges em uma variedade de setores. Um nudge é qualquer elemento na arquitetura de escolha que, de forma previsível, influencia o comportamento das pessoas sem impor restrições às opções disponíveis ou modificar substancialmente seus incentivos econômicos.

O design comportamental é uma estrutura para mudar intencional e sistematicamente o comportamento humano por meio de modificações persuasivas do mundo físico e digital. Essa categoria concentra-se na maneira como o design pode moldar ou ser utilizado para influenciar o comportamento humano e as decisões comportamentais. Essas abordagens baseiam-se amplamente em teorias de mudança comportamental, que desdobram fatores pessoais, comportamentais e ambientais como impulsionadores da alteração do comportamento.

Como as pessoas fazem escolhas sobre o uso de seu dinheiro ao longo do tempo? Este módulo investigará o intricado processo de consumo individual, explorando os mecanismos conscientes e subconscientes que moldam as decisões relacionadas a gastar, economizar e contrair dívidas. Além disso, abordará alternativas aos modelos convencionais de escolha intertemporal, examinando conceitos como o viés do presente, o autocontrole, a impaciência no consumo e a valoração relativa que as pessoas atribuem a retornos em diferentes momentos no futuro.

Vieses, Comportamento de Manada e Cenários Mercadológicos

O objetivo central deste eixo temático é aprofundar a compreensão das escolhas em ambientes complexos e incertos. Ele se concentra na análise minuciosa das influências sutis que moldam as decisões coletivas das pessoas. Nele, exploramos como os vieses e mecanismos cognitivos, afetam as decisões em cenários mercadológicos dinâmicos, gerando padrões de comportamento que podem tanto impulsionar quanto prejudicar o desempenho das organizações.