Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Master em economia comportamental

Sobre o curso

O curso fornecerá uma sólida base teórica em Economia Comportamental, capacitando os participantes a utilizarem os conceitos e principais ferramentas neste campo de pesquisa em empresas, agências de publicidade, bancos, consultoria, entre outros.

O objetivo deste curso é também subsidiar futuros gestores, consultores e analistas nas tendências subjacentes às decisões psicológicas feitas por clientes, colaboradores, concorrentes, e eles mesmos, com ênfase em como incorporar esses insights sobre negócios, marketing, liderança e estratégias.

Master em economia comportamental

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 420h

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre o curso

Psicologia, Marketing, Neurociência e ciências sociais

A Economia Comportamental, ao promover uma aproximação frutífera da Economia com outros campos do conhecimento, como a Psicologia, Marketing, Neurociência e outras ciências sociais, traz o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área elementos fundamentais sobre como fazemos escolhas e vieses frequentes apresentados pela grande maioria dos indivíduos e instituições. Mostrará aplicações práticas para áreas de marketing, negócios e finanças com base em diversos estudos empíricos conduzidos nos últimos anos. Seus estudos têm incentivado fortemente a cultura de testar e aprender nas instituições, usando fundamentalmente como ferramenta a metodologia experimental.

 

No programa você vai conhecer como as pessoas pensam e como é possível alterar o contexto decisório para provocar impacto nas decisões. O curso fornece as ferramentas necessárias para identificar oportunidades de intervenção, desenhá-las e testa-las de forma rigorosa para obter evidência que permita melhorar a tomada de decisão e criar valor para consumidores e organizações.

1º Pós-Graduação em Economia Comportamental do Brasil

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: a ser definida
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Master em Economia Comportamental
Áreas temáticas

O curso de Master em Economia Comportamental está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Analistas seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender a empresas de médio e grande porte.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua liderança.
  • Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio.

Pré-requisito

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Master em Economia Comportamental as seguintes qualificações:

  • Liderar e desenhar projetos com foco nos fundamentos e principais ferramentas da economia comportamental e ciências comportamentais; 
  • Analisar as diferenças entre abordagens comportamentais e como estas podem contribuir na definição de estratégias mais efetivas nas empresas e organizações;
  • Investigar o comportamento de consumidores por uma nova perspectiva e identificar os principais vieses que agem quando fazemos escolhas. 
  • Avaliar de forma crítica os principais pressupostos e metodologias desse campo de pesquisa.
  • Compreender o benefício de testar, medir, errar, re-testar, errar, re-testar na definição de produtos e estratégias nas organizações.

O que você irá aprender

As disciplinas do curso são apoiadas por aulas por web conferência em tempo real, conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica no respectivo tema, textos e indicações bibliográficas atuais. Dinâmicas, cases e análises críticas são partes integrantes das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado participativo.

 

O curso conta uma disciplina integradora cujo objetivo é a disponibilização de um canal de comunicação com a coordenação do curso. Por esta disciplina é realizada a aula inaugural e apresentações de convidados da coordenação do curso.

Comunicação e Consumo

O eixo temático é centrado no individuo, com foco na comunicação, no marketing e no consumidor, apresentando os modelos que permitem entender e antecipar as decisões. As disciplinas que o integram aprofundam na psicologia por trás das escolhas e a respectiva dependência do contexto. São estudadas as técnicas de arquitetura de opções que permitem criar “nudges” moldando as decisões dos indivíduos e com base nas neurociências, é discutido o processo biológico que é ativado nas escolhas individuais.

Esta disciplina se concentra em investigar o comportamento de consumidores e de shoppers investigando os principais vieses e gatilhos que afetam o momento da decisão. Também analisará de forma crítica o papel do hábito, crença e cultura no processo de tomada de decisão do consumidor e do shopper. Serão estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramentas da Economia Comportamental para criar estratégias de mudança de comportamento.

Conhecer os principais conceitos de marketing através do olhar da economia comportamental e sua influência no desenvolvimento de estratégias, planejamento, posicionamento e execução no ambiente de negócios e consumo.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado grande destaque no mundo todo e já é considerado uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Esse módulo visa capacitar os profissionais para desenhar, testar e implementar nudges nos mais diversos setores. Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos.

Esta disciplina estuda o processo de escolha em psicologia e economia. Entender quando e por que as pessoas se desviam do modelo econômico padrão. São discutidas as heurísticas, enviesamentos e é apresentada a Teoria da Perspectiva. O módulo analisará o processo de consumo do indivíduo e os mecanismos conscientes e inconscientes que influenciam no processo de consumir, poupar e se endividar. Abordará ainda alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes, o viés do presente, autocontrole, impaciência no consumo e o valor relativo que as pessoas atribuem a retornos em diferentes pontos no tempo.

Comportamento Coletivo e Bem-Estar

Este eixo temático visa apresentar e discutir as forças sutis que conduzem as escolhas das pessoas, quando decidem em forma coletiva. As disciplinas que o integram, apresentam os principais fundamentos teóricos das ciências comportamentais e como eles podem ser usados para construir soluções de problemas habituais. Serão discutidos os vieses presentes no processo decisório em organizações complexas, a natureza comportamental da liderança, e influenciadores na sua relação com o bem-estar individual.

Esta disciplina visa identificar os principais vieses cognitivos e falácias que originam erros em processos decisórios de negócios relativos ao pensamento em grupo e comportamento organizacional. Investiga elementos do contexto que potencializam estes erros. Além de examinar o papel e influência da liderança e as chaves para criar lideranças transformadoras na gestão de pessoas. Também serão estudados instrumentos para avaliar e selecionar as alternativas mais viáveis e eficientes para a melhoria de processos decisórios individuais e coletivos.

Abordagem contemporânea da visão de bem-estar subjetivo e felicidade com base nos estudos na Economia Comportamental. Compreender as estratégias para criação de experimentos que testem produtos e intervenções mais eficazes com foco no aumento do bem-estar individual e global. Análise crítica e desenho de ações práticas para maximização da felicidade individual.

Fornece um olhar para compreender a influência da interação com o outro sobre as decisões, a disciplina visa se aprofundar nos conceitos referentes ao fator humano na tomada de decisão individual. Na disciplina são estudados os principais vieses nos processos de seleção de pessoal e desenhos de planos de remuneração nas organizações. Também serão abordados aspectos relacionados ao impacto dos outros nas nossas decisões de consumo e a origem do altruísmo, cooperação, reciprocidade e egoísmo. Discutirá comportamentos como norma social, reciprocidade e prova social.

Um dos maiores desafios do contexto atual é colher pistas e sinais sobre o futuro para tomar decisões em um cenário dinâmico e repleto de incerteza. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? É importante investigar e entender o impacto das tendências, identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências e comportamentos, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar. Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros.

Pesquisa Experimental

O curso inclui disciplinas de metodologias quantitativas e experimentais que tem o propósito de desenvolver as competências para criar e avaliar intervenções. O propósito é fornecer as ferramentas práticas para que os estudantes possam criar e avaliar ações provando evidencia causal com rigor científico.

Esta disciplina visa fornecer os conceitos básicos e principais ferramentas da economia comportamental e, por esta perspectiva, as diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão.

Visão geral das diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para observar o comportamento humano sob condições controladas com foco na metodologia experimental e diferentes tipos de experimentos. Esta disciplina irá mostrar como e por que os experimentos são utilizados na área e como desenhar seus próprios experimentos permitindo o desenvolvimento de habilidades para avaliar criticamente projetos experimentais e resultados. Abordará também modelos integrativos e discutirá a necessidade de uma mudança de cultura das empresas e organizações, já bastante consolidada internacionalmente, que valoriza a ideia de criar, testar, aprender, “re-testar” e só depois implementar.

Esta disciplina dará uma visão ampla das diferentes áreas de pesquisa da economia comportamental, seus principais estudos e fontes de informação. Também abrangerá conceitos básicos de análise de dados para interpretar resultados dos seus estudos de forma simplificada.

Integração e aplicação de metodologias de análise de dados a nível individual e geral para aprofundamento da interpretação dos dados em ciências comportamentais.

Trabalho de conclusão de curso*

Os estudantes devem optar por uma das modalidades de Projeto de Conclusão Aplicado:

  1. pesquisa original: deve realizar uma pesquisa aplicada em ciências comportamentais; ou
  2. replicação de uma pesquisa online: deve escolher uma pesquisa dentre as propostas.

 

  1. Pesquisa Original:

Este projeto de pesquisa original pode envolver uma pesquisa online ou uma pesquisa no campo, que deverá passar pela aprovação dos professores. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento.

  1. Replicação de uma pesquisa online:

O propósito do trabalho é verificar o poder da generalização das conclusões do trabalho original podendo variar o sujeito de estudo mas, mantendo a metodologia experimental. É esperado que o estudante discuta e integre contribuições de outros autores no campo.

Ao término, o Projeto de Conclusão Aplicado, deve ser submetido pelos integrantes do grupo, presencialmente, à uma banca de avaliação.

Na carga horária da disciplina está contemplado o tempo mínimo necessário ao trabalho e as orientações pelos respectivos professores.

Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os alunos brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

420h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Compreender o processo de tomada de decisão é um elemento essencial para geração de valor para consumidores, colaboradores e organizações."

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 698,00

1x R$ 698,00

matrícula

1x R$ 19.145,00

1x R$ 698,00

matrícula

11x R$ 1.683,49

+

1x R$ 1.691,63

1x R$ 698,00

matrícula

17x R$ 1.154,79

+

1x R$ 1.175,52

1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 890,87

+

1x R$ 925,16

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 733,75

+

1x R$ 755,88

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 627,83

+

1x R$ 691,26

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)