Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

AULA INAUGURAL: 30/03/2023

Sobre o curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Preparar-se tanto para as adversidades e gestão de crises potenciais como efetuar plano de ação para superar grandes desafios com construção de soluções criativas e monitoramento contínuo das metas estabelecidas no plano de ação;
  • Identificar sinais e antecipar tendências e megatendências, estabelecendo conexões com as áreas de interesse (sejam elas a sua própria área de atuação, sejam elas a de stakeholders interessados).
  • Analisar problemas corporativos de modo complexo e criativo, estabelecendo estratégias multidimensionais, levando as implicações sociais, econômicos, políticos, ambientais, tecnológicos, éticos e legais de cada estratégia da empresa.
  • Hierarquizar as mudanças fundamentais potenciais que podem afetar o ambiente de negócios permanentemente, e assim criar estratégias de ação com antecedência;
  • Criar um conjunto de cenários de futuros alternativos identificando os drivers e as incertezas que impulsionam e/ou bloqueiam mudanças, combinando, para isso, diferentes técnicas para visualizar uma gama mais ampla de futuros possíveis.
  • Construir plano estratégico robusto para viabilizar/evitar eventuais cenários (futuros preferíveis/indesejados).
  • Desenvolver e implementar blocos de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo necessárias para viabilizar cenários futuros desejáveis.
  • Oferecer consultoria prática sobre construção de cenários, bem como liderar planejamento estratégicos corporativos em grandes empresas.

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Início das aulas: 04/04/2023

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 420h

35X R$ 583,79

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 30/03/2023

Sobre o curso

Antecipar cenários futuros requer um preparado robusto e prático

Segundo a UNESCO, a literacia de futuros é um dos skills fundamentais do século XXI, uma vez que esta habilidade fortalece a imaginação e aumenta a capacidade de preparar, recuperar e inventar à medida que a mudança se desenrola. Se o futuro fosse perfeitamente conhecido, todas as ações das empresas e dos agentes seriam as melhores possíveis, pois não haveria incertezas. Entretanto, vivemos em um mundo marcado por elevadas inseguranças e em constante transformação, onde vários futuros são possíveis – e os grandes líderes precisam estar preparados para criar, planejar e executar distintas estratégias para lidar com os futuros possíveis.

 

Uma gestão corporativa antecipadora de futuros permite às empresas e aos seus lideres obterem um poderoso trunfo competitivo, pois lhes capacita não só a se posicionarem estrategica e antecipadamente às mudanças e aos eventos disruptivos, mas também a identificarem oportunidades inovativas – e esse é o objetivo deste curso: formar líderes que consigam se destacar por se antecipar e se preparar para as mudanças com agilidade e criatividade.

 

Porém, antecipar cenários futuros requer um preparado robusto e prático, reunindo ferramentas modernas e adequadas aos desafios do mundo corporativo contemporâneo. Inspirado nos melhores programas de Foresight dos EUA e Europa, o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM é o primeiro curso do Brasil orientado a oferecer um sólido e dinâmico treinamento aos tomadores de decisões.

 

O curso é baseado em cases reais, com imersão de laboratórios de futuros, onde os estudantes aprenderão construir cenários, antecipar tendências, gerenciar riscos, explorar megatendências, identificar incertezas, além de tratar das implicações e desdobramentos de várias questões emergentes globais para o ambiente de negócios. Ainda, os estudantes contarão com um conjunto de disciplinas de apoio que lhes trarão maior sofiscicação cognitiva, criatividade e práticas narrativas.

 

O diferencial deste Master oferecido pela ESPM é que nosso curso se completa com um treinamento em comunicação onde os alunos explorarão como o plano de marketing e o posicionamento das marcas devem contemplar o longo prazo para se valorizarem e acompanharem o foresight. Assim, os estudantes sairão deste Master integrando a lógica de pensar futuros com a elaboração de um plano integrado de comunicação corporativa.

Rede temática

Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 17 de junho de 2023, das 10h às 16h30.
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Master em Self Service Analytics Aplicado ao Marketing as seguintes qualificações:

 

  • Capacidade para especificar os processos de tomada de decisão em toda a jornada analítica, desde a captura e preparação, até a parte de visualização de dados.
  • Arquitetar e organizar os dados e as informações internas e externas para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico.
  • Modelar problemas complexos relacionados aos processos de marketing.
  • Aplicar inteligência analítica e visão holística a respeito de processos e naturezas de informação para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico.

Para quem se destina

  • O curso é direcionado aos profissionais de níveis pleno e seniores interessados em se especializar e crescer profissionalmente nas áreas estratégicas, tais como planejamento, inteligência de mercado, tendências, construção de cenários futuros e áreas que demandam geração de insights e criatividade para resolução de problemas.
  • Profissionais interessados em se diferenciar no mercado com novas expertises corporativas como a criação, implantação e mensuração de resultados de ações estratégicas envolvendo relacionamento com os mais diversos stakeholders.
  • Profissionais que estejam interessados em aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho.
  • Profissionais responsáveis por áreas estratégicas, gestão, publicidade, marketing institucional e mercadológico, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações estratégicas;
  • Profissionais interessados em se diferenciar em suas áreas de atuação com insights, antecipando problemas e propondo vários caminhos para resolução com criatividade;
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios e que desejam antecipar tendências e se posicionar adequadamente no mercado;
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com públicos;

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

No data was found

O que você irá aprender

Disciplina Integradora

Apresentação do Curso Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros.
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional no mercado e acadêmica nos respectivos temas que apresentarão os conteúdos ao vivo por web conferência, gerando grande interação entre professores e estudantes com a discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes.

Fundamentos e Futures Literacy

Esta disciplina, a primeira do curso, pretende expor e envolver os alunos na teoria e na prática do pensamento futuro. Embora o foco seja introduzir estudos do futuro, o objetivo é permitir que os alunos vejam e experimentem uma variedade de diferentes perspectivas e percepções do futuro e suas paisagens futuras plausíveis e examinem criticamente isso por meio do aprendizado pela ação e explorem e questionem criativamente o que, como e por que dos futuros. A intenção do curso é tornar visível para os alunos as ideias de/sobre o futuro que as pessoas e as sociedades têm e, com sorte, explorar, criar e experimentar alternativas e futuros aspirados usando ferramentas e metodologias básicas de futuros. O curso visa desafiar os alunos a olhar mais longe, ver além do horizonte, identificar questões e tendências emergentes e imaginar futuros alternativos e preferidos dentro de um contexto de aprendizagem pela ação.

Este curso é destinado a pesquisadores e praticantes de foresight estratégico, gestores e profissionais envolvidos em tomada de decisão e elaboração de planos de longo prazo. Nele, os alunos irão aprender dez diferentes abordagens teóricas que tentam explicar por que sociedades mudam e, por conseguinte, por que o futuro acontece. No mundo atual, mudanças tecnológicas parecem protagonizar visões de futuro, mas igualmente importantes são os impactos da natureza, dos conflitos e inovações sociais, da economia, política e das diferentes visões acerca do progresso e desenvolvimento. Ao final deste curso, os participantes irão conhecer explicações teóricas sobre mudanças sociais de larga escala, discutir e comparar as diferentes premissas associadas a elas e aplicar diferentes teorias na elaboração e execução de projetos de prospectiva.

Nessa disciplina os alunos explorarão como aspectos culturais impactam cenários futuros, assim como desenvolvimentos diversos (tais como tecnológicos, sociais, políticos, etc.) impactam as pessoas e seus costumes. Aprenderemos métodos que nos ajudam a consultar comunidades e pessoas-chave para melhor compreender suas expectativas, medos e vontades relativas a futuros emergentes.

Planejamento estratégico com Foresight

Em um mundo em constantes mudanças, é preciso desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos explorados nos cenários. Neste curso, vamos explorar como o plano de marketing e o posicionamento das marcas devem contemplar o longo prazo para se valorizarem e acompanharem o foresight. A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante combinar a lógica de pensar futuros com a elaboração de um plano integrado de comunicação corporativa.

Partindo da ideia de que Foresight é uma abordagem sistêmica, interdisciplinar e holística para criar cenários futuros e construir roteiros futuros considerando as tendências emergentes em política, economia, tecnologia, sociedade, cultura e meio ambiente, esta disciplina focará nas questões envolvendo o macrocenário econômico, isto é, exploraremos as possíveis impactos dos macrocenários – tanto interno (como sustentabilidade, desmatamento acelerado, tendências econômicas) como externo (como geopolítica, conflitos militares e arranjos econômicos internacionais) – com os microcenários (empresa/setor/mercado em análise). A importância desta disciplina é estabelecer critérios de plausibilidade para a construção de cenários prováveis e plausíveis.

O foco desta disciplina explorar como um futuro desejável pode ser alcançado ou como um futuro indesejado pode ser evitado. Após terem sido treinados para a construção de cenários futuros, os alunos vão trabalhar com um plano de backcasting para construir estratégias corporativas de longo prazo com o objetivo de tornar o(s) cenários de futuro(s) trabalhados em disciplinas anteriores uma realidade no longo prazo. Backcasting é o oposto de previsão, onde um negócio estabelece metas futuras e trabalha em direção a elas, mantendo o status quo. Backcasting não envolve prever o futuro da empresa, mas trata de incentivar as partes interessadas a pensar de forma criativa e imaginar todos os cenários possíveis e estabelecer metas  de longo prazo.

Visões de Futuros: Construção de Cenários

O objetivo deste curso é trazer a lente brasileira para a análise de tendências e consumer insights em futuros emergentes, isto é, dentro de um horizonte temporal de até cinco anos. Vamos compreender tanto o conceito de tendência (procurando estabelecer clivagens entre tendências e modismos), como explorar algumas delas no contexto da sociedade brasileira.

Esse é um curso preparatório para a construção de cenários. É o momento em que os alunos vão utilizar métodos de análise ambiental de tendências, DELPHI e entrevistas estratégicas e vão explorar métodos focados em explorar incertezas com complexidade no universo dos Estudos de futuros (Matriz Known-Unknowns e Wild cards).

Neste curso, os alunos vão explorar as megatendências, isto é, aqueles processos capazes de produzir mudanças em nível global à longo prazo (até mais de uma geração), muitas vezes ligadas a fatores estruturais como demografia, meio ambiente, energia, inovação científica e tecnológica, sociedade e economia. As megatendências possuem uma influência significativa nos cenários futuros em termos de impactos, mesmo em setores que não parecem ser afetados diretamente. Esses impactos constituem oportunidades e ameaças para a sociedade. Qualquer estratégia corporativa, só será efetiva no longo prazo se conseguir lidar com as grandes mudanças geradas pelas diferentes megatrends estruturais. Cada megatendência é resultado da interação, combinação e influência mútua de dois ou mais drivers de mudanças e são movimentos já consolidados e de dificil ruptura.

O objetivo das duas disciplinas de foresight estratégico é desenvolver a “caixa de ferramentas dos futuristas”  com metodologias e ferramentas do campo de pesquisa em futures & foresight com o objetivo de ampliar as competências estratégicas dos alunos, nos âmbitos corporativos, educacionais e de governança. Na disciplina de Foresight I, os alunos serão treinados a aplicarem o framework 3 horizontes, Scenarios Planning,  e o metodo Manoa.

Iremos compartilhar estudos de caso de projetos globais em Foresight, identificando os principais desafios durante o processo de desenvolvimento e implementação, identificando o que deu certo e o que deu errado, e estruturaremos planos estratégicos alinhados a desafios atuais através de atividades colaborativas.

O objetivo das duas disciplinas de foresight estratégico é desenvolver a “caixa de ferramentas dos futuristas”  com metodologias e ferramentas do campo de pesquisa em futures & foresight com o objetivo de ampliar as competências estratégicas dos alunos, nos âmbitos corporativos, educacionais e de governança. Na disciplina de Foresight II, serão explorados os métodos CLA Causual Layered Analysys, A matriz 2X2 e a matriz known unknow conectada à visao de futuros e a versão do mètodo Futures Lab do Italian Institute for the Future.

Iremos entender o desenvolvimento de planos de Foresight de longo prazo aplicados a gestão pública e instituições internacionais, identificando as principais barreiras e potencialidades de maneira a podermos praticar foresight focados em contextos locais através de práticas colaborativas.

Criatividade & Storytelling: comunicação com alto impacto

Nesta disciplina, os alunos explorarão a teoria do pensamento sistêmico e suas ferramentas práticas para olhar, compreender e resolver questões antecipantes de futuros a partir de exercícios práticos sistêmicos, bem como para propor soluções inovadoras. Como ferramenta de aprendizagem, serão propostos seminários focados em casos reais.

A disciplina de design especulativo & futures thinking buscarà romper com as narrativas dominantes sobre o conceito de “futuro” mainstream e monolìtico para questionar os impactos e as implicaçoes das  tecnologias emergentes e megatendencias socioculturais, além de  disponibilizar instrumentos para mapear futuros alternativos de modo significativo e creativamente pragmatico.

Neste curso, os alunos irão aprender porque e como como descrever o futuro. Prognósticos e cenários de futuros são descrições provocativas e plausíveis de futuros possíveis. Essas “histórias do amanhã” não são frutos de mera imaginação, mas, sim, consequência direta de evidências quantitativas e qualitativas sobre mudanças no presente. Mas ao mesmo tempo em que são o resultado de um processo científico, essas descrições requerem criatividade e prosa engajadora para cumprir sua função. Ao final deste curso, os alunos irão explorar o que são prognósticos e cenários de futuros, irão aprender a abordagem dos Quatro Futuros Alternativos e aplicar na prática conceitos e técnicas para descrever o futuro de forma provocativa e engajadora.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Elaboração de um Relatório Corporativo de Foresight Estratégico com base no conteúdo estudado em todas as disciplinas do curso.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Dê o próximo passo na sua carreira

420h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 349,00

Válido até o dia: 19/02/2023

11x

R$ 1.565,40

+1x R$ 1.572,91

mensalidade

35x

R$ 583,79

+1x R$ 642,72

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 698,00

+

1x R$ 17.802,00

Matrícula

R$ 698,00

+

11x R$ 1.565,40

+

1x R$ 1.572,91

Matrícula

R$ 698,00

+

17x R$ 1.073,78

+

1x R$ 1.093,11

Matrícula

R$ 698,00

+

23x R$ 828,38

+

1x R$ 860,18

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 682,28

+

1x R$ 702,81

Matrícula

R$ 698,00

+

35x R$ 583,79

+

1x R$ 642,72

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Início das aulas: 04/04/2023

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me

LIFELONG LEARNING: O INESPERADO ACONTECE, ESCOLHA ESTAR PREPARADO!

Um encontro exclusivo para gerar insights valiosos e transformar a sua jornada profissional.