Pós-graduação ESPM

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Em parceria com Italian Institute for the Future

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

Sobre o curso

O Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros tem como objetivo principal contribuir para a formação estratégica de líderes do amanhã, que saibam se antecipar às mudanças e, com isso, saibam colocar seu negócio, organização, área ou marca em uma posição privilegiada para explorar as melhores oportunidades disponíveis no mercado.

Essa formação se dará a partir de sólidas ferramentas, disciplinas e abordagens que orbitam em áreas como futures literacy, teorias da mudança, complexidade, execução de projetos em foresight, criatividade, plano de marketing, construção de cenários, storytelling e diversas outras perspectivas que contribuem para a construção de cenários voltados à área de atuação e interesse dos estudantes.

 

Em um ambiente de colaboração constante, professores e estudantes compartilharão conhecimentos para serem utilizados imediatamente nas empresas e para desenvolverem o Projeto de Conclusão Aplicado (Relatório Corporativo de Foresight Estratégico), baseado em uma situação real cujas etapas de planejamento serão desenvolvidas com base nos conteúdos vistos em todas as matérias.

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Início das aulas: 30/04/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 420h

35X R$ 612,98

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/04/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre o curso

Antecipar cenários futuros requer um preparado robusto e prático

Segundo a UNESCO, a literacia de futuros é um dos skills fundamentais do século XXI, uma vez que esta habilidade fortalece a imaginação e aumenta a capacidade de preparar, recuperar e inventar à medida que a mudança se desenrola. Se o futuro fosse perfeitamente conhecido, todas as ações das empresas e dos agentes seriam as melhores possíveis, pois não haveria incertezas. Entretanto, vivemos em um mundo marcado por elevadas inseguranças e em constante transformação, onde vários futuros são possíveis – e os grandes líderes precisam estar preparados para criar, planejar e executar distintas estratégias para lidar com os futuros possíveis.

Uma gestão corporativa antecipadora de futuros permite às empresas e aos seus lideres obterem um poderoso trunfo competitivo, pois lhes capacita não só a se posicionarem estrategica e antecipadamente às mudanças e aos eventos disruptivos, mas também a identificarem oportunidades inovativas – e esse é o objetivo deste curso: formar líderes que consigam se destacar por se antecipar e se preparar para as mudanças com agilidade e criatividade.

Porém, antecipar cenários futuros requer um preparado robusto e prático, reunindo ferramentas modernas e adequadas aos desafios do mundo corporativo contemporâneo. Inspirado nos melhores programas de Foresight dos EUA e Europa, o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM é o primeiro curso do Brasil orientado a oferecer um sólido e dinâmico treinamento aos tomadores de decisões.

O curso é baseado em cases reais, com imersão de laboratórios de futuros, onde os estudantes aprenderão construir cenários, antecipar tendências, gerenciar riscos, explorar megatendências, identificar incertezas, além de tratar das implicações e desdobramentos de várias questões emergentes globais para o ambiente de negócios. Ainda, os estudantes contarão com um conjunto de disciplinas de apoio que lhes trarão maior sofiscicação cognitiva, criatividade e práticas narrativas.

O diferencial deste Master oferecido pela ESPM é que nosso curso se completa com um treinamento em comunicação onde os estudantes explorarão como o plano de marketing e o posicionamento das marcas devem contemplar o longo prazo para se valorizarem e acompanharem o foresight. Assim, os estudantes sairão deste Master integrando a lógica de pensar futuros com a elaboração de um plano integrado de comunicação corporativa.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

12.Master em Foresight Estrategico
Áreas temáticas

O curso de Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • O curso é direcionado aos profissionais de níveis pleno e seniores interessados em se especializar e crescer profissionalmente nas áreas estratégicas, tais como planejamento, inteligência de mercado, tendências, construção de cenários futuros e áreas que demandam geração de insights e criatividade para resolução de problemas;
  • Profissionais interessados em se diferenciar no mercado com novas expertises corporativas como a criação, implantação e mensuração de resultados de ações estratégicas envolvendo relacionamento com os mais diversos stakeholders;
  • Profissionais que estejam interessados em aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho.
  • Profissionais responsáveis por áreas estratégicas, gestão, publicidade, marketing institucional e mercadológico, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações estratégicas;
  • Profissionais interessados em se diferenciar em suas áreas de atuação com insights, antecipando problemas e propondo vários caminhos para resolução com criatividade;
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios e que desejam antecipar tendências e se posicionar adequadamente no mercado;
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com públicos.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

O estudante egresso do Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros será capaz de:

 

  • Preparar-se tanto para as adversidades e gestão de crises potenciais como efetuar plano de ação para superar grandes desafios com construção de soluções criativas e monitoramento contínuo das metas estabelecidas no plano de ação;
  • Identificar sinais e antecipar tendências e megatendências, estabelecendo conexões com as áreas de interesse (sejam elas a sua própria área de atuação, sejam elas a de stakeholders interessados).
  • Analisar problemas corporativos de modo complexo e criativo, estabelecendo estratégias multidimensionais, levando em consideração as implicações sociais, econômicos, políticos, ambientais, tecnológicos, éticos e legais de cada estratégia da empresa.
  • Hierarquizar as mudanças fundamentais potenciais que podem afetar o ambiente de negócios permanentemente, e, assim, criar estratégias de ação com antecedência;
  • Criar um conjunto de cenários de futuros alternativos identificando os drivers e as incertezas que impulsionam e/ou bloqueiam mudanças, combinando, para isso, diferentes técnicas para visualizar uma gama mais ampla de futuros possíveis.
  • Construir plano estratégico robusto para viabilizar/evitar eventuais cenários (futuros preferíveis/indesejados).
  • Desenvolver e implementar blocos de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo necessárias para viabilizar cenários futuros desejáveis, com apoio de Plano de Marketing e Storytelling.
  • Oferecer consultoria prática sobre construção de cenários, bem como liderar planejamento estratégicos corporativos em grandes empresas.

 

Logo Italian Institute For the Future

Em parceria com Italian Institute for the Future

Parceiro do curso Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM, o Italian Institute for the Future® (IIFF) é um dos principais Think Tanks em divulgação científica com sólida expertise em cases europeus no âmbito de Foresight e Futures Studies. Os alunos e as alunas desse Master recebem como benefício desta parceria aulas em português ministradas por professores do IIFF® com sólida experiência internacional prática. Os estudantes estão convidados a apresentar (remota ou presencialmente) seus trabalhos no Instituto, bem como submetê-los à Revista Futures & Foresight (Revista científica do Instituto Italiano), com visibilidade e impacto internacional.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.  

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentação do Curso Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Fundamentos e Futures Literacy

Esta disciplina, a primeira do curso, pretende expor e envolver os estudantes na teoria e na prática do pensamento futuro. Embora o foco seja introduzir estudos do futuro, o objetivo é permitir que os estudantes vejam e experimentem uma variedade de diferentes perspectivas e percepções do futuro e suas paisagens futuras plausíveis e examinem criticamente isso por meio do aprendizado pela ação e explorem e questionem criativamente o que, como e por que dos futuros. A intenção do curso é tornar visível para os estudantes as ideias de/sobre o futuro que as pessoas e as sociedades têm e, com sorte, explorar, criar e experimentar alternativas e futuros aspirados usando ferramentas e metodologias básicas de futuros. O curso visa desafiar os estudantes a olhar mais longe, ver além do horizonte, identificar questões e tendências emergentes e imaginar futuros alternativos e preferidos dentro de um contexto de aprendizagem pela ação.

Este curso é destinado a pesquisadores e praticantes de foresight estratégico, gestores e profissionais envolvidos em tomada de decisão e elaboração de planos de longo prazo. Nele, os estudantes irão aprender dez diferentes abordagens teóricas que tentam explicar por que sociedades mudam e, por conseguinte, por que o futuro acontece. No mundo atual, mudanças tecnológicas parecem protagonizar visões de futuro, mas igualmente importantes são os impactos da natureza, dos conflitos e inovações sociais, da economia, política e das diferentes visões acerca do progresso e desenvolvimento. Ao final deste curso, os participantes irão conhecer explicações teóricas sobre mudanças sociais de larga escala, discutir e comparar as diferentes premissas associadas a elas e aplicar diferentes teorias na elaboração e execução de projetos de prospectiva.

Nessa disciplina os estudantes explorarão como aspectos culturais impactam cenários futuros, assim como desenvolvimentos diversos (tais como tecnológicos, sociais, políticos, etc.) impactam as pessoas e seus costumes. Aprenderemos métodos que nos ajudam a consultar comunidades e pessoas-chave para melhor compreender suas expectativas, medos e vontades relativas a futuros emergentes.

Visões de futuros: construção de cenários

O objetivo deste curso é trazer a lente brasileira para a análise de tendências e consumer insights em futuros emergentes, isto é, dentro de um horizonte temporal de até cinco anos. Vamos compreender tanto o conceito de tendência (procurando estabelecer clivagens entre tendências e modismos), como explorar algumas delas no contexto da sociedade brasileira.

Esse é um curso preparatório para a construção de cenários. É o momento em que os estudantes vão utilizar métodos de análise ambiental de tendências, DELPHI e entrevistas estratégicas e vão explorar métodos focados em explorar incertezas com complexidade no universo dos Estudos de futuros (Matriz Known-Unknowns e Wild cards).

Neste curso, os estudantes vão explorar as megatendências, isto é, aqueles processos capazes de produzir mudanças em nível global à longo prazo (até mais de uma geração), muitas vezes ligadas a fatores estruturais como demografia, meio ambiente, energia, inovação científica e tecnológica, sociedade e economia. As megatendências possuem uma influência significativa nos cenários futuros em termos de impactos, mesmo em setores que não parecem ser afetados diretamente. Esses impactos constituem oportunidades e ameaças para a sociedade. Qualquer estratégia corporativa, só será efetiva no longo prazo se conseguir lidar com as grandes mudanças geradas pelas diferentes megatrends estruturais. Cada megatendência é resultado da interação, combinação e influência mútua de dois ou mais drivers de mudanças e são movimentos já consolidados e de dificil ruptura.