Pós-graduação ESPM

Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

Sobre o curso

Com o objetivo de aprimorar a leitura de um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, o programa é baseado em uma metodologia que cobra dos participantes a elaboração e aplicação de ações estratégicas para o meio digital que se articule com a estratégia empresarial. Em um ambiente colaborativo, os participantes planejarão ações e um projeto de conclusão de curso.

Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial

Início das aulas: 30/04/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 405h

35X R$ 679,02

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/04/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta do curso: Análise da concorrência no marketing digital

11.ABR
Online, das 20h às 21h30

Sobre o curso

Ações estratégicas com foco em gestão de resultados no ambiente digital

O programa apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, que prepara o profissional no desenvolvimento de pilares fundamentais como: a formulação de negócios e de comunicação com foco no meio digital; a elaboração de ações táticas integradas e no monitoramento dos seus resultados; o uso de métodos e ferramentas de BI, Inteligência Artificial e Machine Learning para o aumento da vantagem competitiva do negócio; e o desenvolvimento profissional do gestor. Os objetos de aprendizagem abordam a visão estratégica, as táticas correspondentes, as ferramentas de gestão e metodologias para otimização dos resultados em diferentes mercados.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

3 Master Negocios Digitais BI IA
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Analista seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.

  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender empresas de médio e grande porte.

  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua liderança.

  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.

  • Os profissionais de comunicação social que trabalham em diferentes campos, como publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, produção audiovisual e design gráfico.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Atuar como analista ou coordenador da área digital em empresas de qualquer porte ou como consultor em negócios digitais ou profissionais de setores tradicionais.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Master em Gestão de Mídias Digitais, Business Intelligence e Inteligência Artificial as seguintes qualificações:

  • Elaborar ações estratégicas com foco em gestão de resultados no ambiente digital.
  • Tomar decisões por meio de métodos analíticos que promovam a competitividade das empresas.
  • Formar, desenvolver e liderar equipes de alta performance.
  • Saber gerir demandas conflitantes.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Conhecer a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do projeto final. Conhecer o contexto e os números do mercado digital tanto no Brasil como no exterior.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Núcleo de gestão e estratégia

Conhecer o ambiente de negócios, o processo de análise da concorrência e as principais estratégias empresariais. Proporcionar uma visão abrangente dos componentes do planejamento estratégico e o papel do marketing nesse processo. Refletir sobre os impactos do contexto digital na formulação e execução das estratégias organizacionais.

Conhecer os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da inter-relação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Contempla os fundamentos da leitura e interpretação dos principais demonstrativos financeiros. Enfoca o uso do custo na tomada de decisão e os fundamentos de planejamento financeiro.

Promover a compreensão do papel da liderança na gestão de pessoas alinhado à estratégia de negócios, para obtenção de resultados efetivos. Desenvolver as competências para liderar, comunicar, negociar e gerir conflitos, dentro da dinâmica organizacional.  Compreender a importância de identificar competências e desempenho, comunicar, reconhecer e dar feedback, para o desenvolvimento das pessoas, bem como para a formação de equipes de alto desempenho.

Proporcionar aos participantes dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Conhecer a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation. Busca-se fazer com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos e torne-se capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.

Núcleo de BI e Inteligência Artificial

Conhecer os conceitos e a abrangência da inteligência em diversos aspectos do negócio. Discutir a vanguarda das ferramentas e os principais recursos atuais de captura, armazenamento (Data Engineering) e análise (Data Science) de dados em larga escala. Conhecer as diversas aplicações de inteligência na gestão empresarial moderna, para a solução de problemas mercadológicos.

Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais. Planejar projetos de Consumer Insights com o objetivo de gerar inspiração e inovação.

Proporcionar uma visão geral de Digital Analytics e o contexto de aplicação. Promover a compreensão do processo de definição de KPIs para projetos digitais. Conhecer as principais técnicas e ferramentas para a otimização de resultados de projetos digitais e de campanhas de mídia.

Proporcionar uma visão dos principais fundamentos de IA, tais como, resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática, Machine Learning e Deep Learning. Conhecer casos em que a AI produziu resultados relevantes para empresas de diferentes portes e mercados e incentivar os estudantes a pensarem em problemas de negócios a partir da perspectiva de IA.

Conhecer os métodos para a construção dos modelos de aprendizado com foco em Marketing e negócios. Descobrir como o Machine Learning pode contribuir na geração de conteúdos e anúncios personalizados que gerem engajamento, na otimização de sistemas de recomendação, na melhor distribuição do budget de campanhas e na criação de targets mais bem definidos.

Núcleo de gestão digital

Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao participante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Discutir o impacto da tecnologia nos negócios e na entrega de valor para os clientes, considerando aspectos comportamentais catalisados pelo ambiente digital, assim como a utilização de ferramentas digitais especificamente para gestão de marca e monetização. Propiciar uma visão realista e estratégica sobre o papel da tecnologia da informação nas empresas e do uso de plataformas digitais para gestão de marca e monetização na construção de utilidade de marca e/ou geração de receita.

Conhecer e planejar o estágio da autenticidade, onde os produtos e serviços emergem da alma real da marca e se conectam naturalmente em bases sustentáveis ​​de longo prazo com clientes e outras partes interessadas. Discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes.

Conhecer as etapas de planejamento, ativação e análises de resultados. Conhecer as principais plataformas para a aplicação das ações táticas. As técnicas para o desenvolvimento de persona de marca e de atuação com influenciadores. Capacitar no desenvolvimento da estratégia e aplicação de ferramentas para a compra de mídia e de monitoramento da concorrência.

Compreender o modelo tradicional de compra de mídia e o de compra de mídia programática, suas diferenças e vantagens e o ecossistema de Martech. Promover o conhecimento estratégico e uso aplicado de Ad Servers, Ad Networks, Ad Exchanges, DSP, Data Providers, DMPs e rede de afiliados. Conhecer o processo de segmentação do público-alvo, estratégia de creative optimization, remarketing e mensuração de campanhas.

Proporcionar uma visão estratégica e integrada da busca paga e orgânica. Compreender as táticas para a melhoria dos resultados na busca orgânica por meio da aplicação da otimização técnica, produção de conteúdo e de relacionamento com as editorias. Conhecer o Google Ads, estratégias para estruturação, segmentação e implementação de campanhas. Capacitar para a aplicação das estratégias de otimização de resultados.

Conclusão de curso

Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de planejamento de comunicação digital e de inteligência de negócios, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto conta com o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca presencial para avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de