Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

MBA

Master em Gestão do Audiovisual (AV)

Webconferências

Às terças e quintas-feiras

Data de início

29/04/2021

Modalidade

Aulas híbridas

Porto Alegre

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

R$ 650,00

1x Matrícula

R$ 650,00

1x Matrícula

50% DE DESCONTO PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Condições especiais para matrículas antecipadas

35X R$ 847,71

+1x R$ 933,35

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

R$100,00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Limpar

Uma boa notícia

A partir de agosto, retomaremos algumas aulas e atividades presenciais nas nossas unidades, e os alunos vão poder escolher entre participar remotamente, pela internet, ou presencialmente, nas salas de aula.

blended-audiovisual
Reproduzir vídeo
Sobre o curso

Contribuir com a formação em gestão do profissional audiovisual e interessados no setor.

Para quem se destina?

Profissionais do setor audiovisual e interessados em gestão do setor.

390h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

PÓS-GRADUAÇÃO HÍBRIDA

Modalidade do curso

Encontros Presenciais

Sábado, das 9h às 18h

Datas: 07/08/2021; 27/11/2021; 09/04/2022; 16/07/2022 e 24/09/2022

Porto Alegre

O que você irá aprender

Linguagem

Evoluções humanas e suas representações. Análise do pensamento da arte e os registros estéticos na história humana. Cronologia linear da história da arte da imagem em movimento e participação importante do público na definição do que é cinema. Confronto entre idades históricas, academias artísticas e a noção de mercado. Rupturas estéticas e interface com o mercado. Estética das novas mídias, fotografia, cinema, rádio e TV a partir da modernidade e das exigências do capitalismo. Origem histórica das representações humanas midiáticas. Embate cultural, estético e negocial do audiovisual. Estética das linguagens contemporâneas e das narrativas de marcas.

Estudo em profundidade do pensamento das atuais práticas de desenvolvimento de mundos e conteúdos de marca nas narrativas audiovisuais. Apropriação dos conceitos de criação, expansão e de desconstrução de mundos e de personagens, a fim de aperfeiçoar, maturar e inovar o desenvolvimento de projetos midiáticos.
Estudo teórico de criação, expansão e de desconstrução de mundos e personagens para diferentes plataformas midiáticas para dar o suporte necessário a prática de criação de diversos projetos audiovisuais orientados à marca.

Revisão das teorias narrativas lineares e apresentação de estudos sobre convergência transmídia, e análise de casos nacionais e internacionais nos campos da comunicação e da arte. Desconstrução e prototipagem de projetos, com todas as etapas de criação, realização e distribuição para diversas mídias, públicos, com objetivos variados e convergentes. Exploração das narrativas multi e não-lineares, inclusive com possibilidades de recursos analógicos como estrutura comunicacional transmídia. Arranjos regionais.

Gestão

Estudo do histórico da criação de órgãos públicos legisladores e reguladores do mercado audiovisual brasileiro.Entendimento das principais leis, portarias e decretos instituídos a partir dos anos 1960 até o presente. Análise dos ambientes de financiamento nacionais e internacionais para negócios na área do audiovisual e do cinema.Análise dos diferentes tipos e projetos de acervos audiovisuais. Os órgãos reguladores que afetam a indústria audiovisual e suas atribuições. As leis de incentivo à cultura e a sua aplicação à indústria audiovisual. Lei comunicação audiovisual de acesso condicionado (SeAC). O Fundo Setorial do Audiovisual.

Conceitos básicos de finanças. Análise de DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Planejamento tributário. Planejamento financeiro para projetos audiovisuais. Construção e acompanhamento de orçamento. Análise de cenários. Controladoria, compliance e governança.

Fundamentos sobre a produção executiva do audiovisual. Gerenciamento de recursos. Cronograma físico-financeiro. Ferramentas de gestão de produção. Funções: assistente de direção, o casting (eventualmente preparadores de elenco), o produtor de locação e sua pesquisa. Como pesquisar. A legislação e a regulamentação do setor do audiovisual aplicada ao projeto. A visão do Patrocinador. Direito Autoral e Trabalhista. Finalização e Pós-Produção. Prestação de Contas.

Compreensão e aplicação de estratégias de marketing experiencial e sensorial na proposta de valor das marcas e negócios do entretenimento. Definição e desenho da plataforma experiencial do consumidor e do ciclo de serviços desejado por meio da aplicação de ferramentas de gestão da interface e de integração dos diferentes pontos de contato. Neurociência aplicada ao consumo de experiência.

Ambiente mercadológico audiovisual

Panorama setorial de lançamento de produção audiovisual brasileira. Públicos de interesse. Estratégias de comunicação. Realização de orçamento de lançamento.
Pesquisas quantitativas e qualitativas: de roteiro (antes de filmar), do primeiro corte (antes de finalizar), “tracking” (antes de lançar). Parâmetros de lançamento de um filme, “awareness”, “first choice”, “recall” de trailer e cartaz. Festivais, feiras e mostras internacionais. Política de participação em festivais. Negociações com empresas internacionais de vendas e distribuição. Representação nos mercados estrangeiros.

A distribuição: elo entre a produção de filmes e sua exibição em salas de cinema. A questão da concentração das empresas de exibição e distribuição. Manutenção do filme em cartaz, VPF, regras da “dobra”, acordos de rateio de bilheteria e remanejamento de cópias. Distribuidoras nacionais e multinacionais. O papel das distribuidoras na produção cinematográfica: o caso brasileiro. Aquisição de direitos de filmes estrangeiros: tipos de negócios. Custos e rentabilidade das distribuidoras. As distribuidoras e os diferentes mercados (janelas) de exibição. O mercado de home video: sua evolução em 20 anos de existência, situação atual com relação ao mercado

 de exibição em salas. Conceitos básicos da exibição cinematográfica. Tecnologia da exibição: a exibição coletiva e a individual, tendências de mercado. VOD. Internet. Avaliação econômica da exibição: obtenção de margens brutas e líquidas de bilheteria, concessões e publicidade.

Estratégias competitivas. Modelos de negócios. Alianças e parcerias. Identificação da vocação de financiamento e fontes potenciais para cada tipo de projeto. Políticas nacionais, setoriais e privadas. Planejamento de venda.Selling points do Projeto. Técnicas de apresentação. Storytelling de vendas. Práticas de argumentação.Conceitos e técnicas de negociação de acordos de coprodução, distribuição e exibição com as majors e com asTVs. Deal making.

As etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a ideia original; desenvolvimento da história / tema em roteiro; a escolha do(a) roteirista; fases do desenvolvimento: argumento, tratamento, “first draft”, “rewrite” e“polishes”; estruturas típicas de cada tipo de roteiro e projeto; orçamento e viabilidade financeira; talentos-chave (diretor, atores, técnicos principais). Como preparar um plano de negócios. Razões para elaborar um Plano de Negócios. Concepção e planejamento do Negócio. Visão. Missão. Objetivos. Metas. Análise de mercado. A produção audiovisual enquanto modelo de negócios. O modelo dos estúdios de Hollywood (PFD Agreement) e das TVs. O modelo independente americano. Principais modelos Europeus. Participação da TV. Deal making. Coproduções internacionais. Pré-vendas no Brasil. Coprodução com Distribuidoras. As Funcines. Fontes de Financiamento no Brasil: Leis de Incentivo (Rouanet/Audiovisual/ICMS/ISS), Artigo 3º, Conversão da DívidaExterna, 3% das Programadoras de TV. Direitos autorais, propriedade intelectual. Viabilidade econômica do projeto. Captação de recursos. Comercialização e distribuição. Comunicação e lançamento.

Tendências na comunicação e as quebras de paradigmas do mercado av. O papel do gestor de comunicação audiovisual. Conceito de comunicação integrada e as suas aplicações na construção da imagem de um produto av. Conceito estratégico e posicionamento do produto av. Definição e gestão de públicos de interesse. Comportamento do consumidor/espectador orientado à comunicação. Diagnóstico, objetivos e estratégias de comunicação. Arquitetura de planos de comunicação – da implementação ao controle: base de dados e métricas para mensuração de resultados.

Interdisciplinar

Projeto transmídia, com foco no audiovisual. Modelos de projetos, formas de produção e execução. Experimentação de novas linguagens para além do audiovisual, complementares em suas narrativas para outros públicos. Aspectos técnicos da formatação de projetos e da linguagem de editais de fomento. Realização de protótipos transmídia.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
0

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
0

Processo seletivo on-line

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.
0

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**)

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

Gisele Jordão Costa
Coordenadora do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 650,00

matrícula

R$ 650,00

Condições especiais para matrículas antecipadas

11x

R$ 2.273,09

+1x R$ 2.284,02

mensalidade

35x

R$ 847,71

+1x R$ 933,35

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 650,00

+

1x R$ 25.850,00

Matrícula

R$ 650,00

+

11x R$ 2.273,09

+

1x R$ 2.284,02

Matrícula

R$ 650,00

+

17x R$ 1.559,22

+

1x R$ 1.587,27

Matrícula

R$ 650,00

+

23x R$ 1.202,87

+

1x R$ 1.249,22

Matrícula

R$ 650,00

+

29x R$ 990,73

+

1x R$ 1.020,48

Matrícula

R$ 650,00

+

35x R$ 847,71

+

1x R$ 933,35

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, de acordo com a Resolução nº 3/2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para mais informações, você também pode acessar: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso.

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seus contatos e falaremos com você

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.

 

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.

 

Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3×4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Blog ESPM | TRENDINGS

O Stricto Sensu da ESPM forma profissionais capazes de fazer a diferença, seja como pesquisadores e docentes , seja atuando diretamente nos negócios e no mercado

Conheça algumas das pesquisas desenvolvidas pelos nossos mestrandos e doutorandos:

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me