Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

MBA/Master

Master em Inteligência Artificial aplicada ao Marketing e Negócios

Aulas

Terças e quintas-feiras

Data de início

29/04/2021

Modalidade

Blended Learning

A Inteligência Artificial na vida de pessoas e empresas

Um termo domina cada vez mais as discussões em nosso dia a dia, sobre a digitalização de nossa sociedade: Inteligência Artificial (IA).

A IA não deve ser considerada “apenas mais uma tecnologia”, pois evoluirá muito rapidamente de uma tecnologia “interessante”, para uma tecnologia “obrigatória”, impactando a forma como as sociedades modernas respondem aos difíceis desafios que enfrentam, ingressando nos próximos anos em todas as áreas dos negócios e na vida de pessoas e empresas.

É bom você estar preparado para isso!

Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo - Tech

Período: Noturno

R$ 650,00

1x Matrícula

35X R$ 847,71

* Confira a tabela abaixo

R$100,00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Selecione as preferências
do curso

Limpar
cover-_0013_Layer 32-min
Sobre o curso

Transforme o seu negócio com Inteligência Artificial

A empresa do século XXI precisa “pensar” com dados, em todos os seus departamentos, e não apenas transferir a responsabilidade de adoção de novas ações e atividades relacionadas com Inteligência Artificial (IA) ao departamento de tecnologia. A transformação do negócio deve ser iniciada pelos gestores ou lideranças, envolvendo a atuação integrada das diversas áreas de forma abrangente, promovendo a formação de uma equipe multidisciplinar para conduzir as ações e atividades focadas na utilização de IA. Decisões dirigidas por dados e IA podem ajudar a alavancar o marketing e/ou os negócios de sua empresa, diferenciando-a da concorrência.

Construir as bases de aprendizado para o aluno atuar como um multiplicador de ações e atividades relacionadas com Inteligência Artificial (IA), em uma empresa dirigida por dados (a data-driven company). Este curso busca ainda contribuir para que mais pessoas entendam e reconheçam o potencial associado da IA no desenvolvimento organizacional, e na criação de real valor para os negócios.

Para quem se destina?

Este curso foi planejado para atender profissionais com atuação em MarketingComunicação ou Administração, que buscam um curso de pós-graduação para compreender a temática de Inteligência Artificial (IA) na prática, através de um conjunto de disciplinas com discussão e abordagens de assuntos para não técnicos.

capacitação multidisciplinar adquirida por esses profissionais (alunos), permitirá que eles gerenciem e/ou executem ações e atividades que envolvam IA e análise de dados nas empresas, com intuito de solucionar problemas atuais de negócios no mundo real.

perfil do público alvo deste curso pode incluir:

  • Gestores (executivos, diretores, líderes, gerentes) que queiram compreender como focar ações para uma empresa ser guiada por dados (a data-driven company), desde uma startup até empresas já estabelecidas no mercado, rompendo com os limites dos modelos de negócios tradicionais pré-existentes;

 

  • Coordenadores, Analistas, ou Consultores, atuantes nos mais diversos segmentos de negócios, que queiram conduzir projetos multidisciplinares com a utilização de análise de dados e Inteligência Artificial;

 

  • Empresas das mais variadas áreas de atuação, que necessitam capacitar suas equipes de marketing, comunicação ou administração com conhecimentos sobre análise de dados e Inteligência Artificial, e que buscam transformar a gestão dos negócios e a tomada de decisão, centrada e dirigida agora por dados.

 

Este curso também será particularmente útil mesmo para profissionais técnicos, quando estes desejarem adquirir uma visão das aplicações de Inteligência Artificial em marketing e negócios, sem debruçar esforços árduos em linhas de códigos de programação ou técnicas estatísticas avançadas.

Pré-requisito

Inglês instrumental como habilidade usada na leitura de materiais sugeridos pelas disciplinas do curso, que eventualmente estiverem redigidos na língua inglesa. Vontade para estudar e adquirir novos conhecimentos, e ter participação ativa nas atividades em grupo.

390h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Encontros Presenciais

Sábado, das 9h às 18h

Datas: 07/08/2021; 27/11/2021; 09/04/2022; 16/07/2022 e 24/09/2022

Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo - Tech

O que você irá aprender

O curso está estruturado com o total de doze disciplinas, distribuídas em quatro blocos de conteúdo / aprendizagem: Condutas, Abordagens, Aplicações e Projetos – contendo três disciplinas em cada bloco, cada disciplina identificada por uma sigla com três letras.

 

O aluno cursará apenas uma disciplina por vez, de forma rodiziada entre os quatro blocos de conteúdo / aprendizagem (Figura 1), absorvendo conhecimentos e conteúdos gradativos em cada um destes blocos, na dose certa, para construir o seu aprendizado de modo sequencial, e aproveitar com tranquilidade seus estudos.
 

O agrupamento das disciplinas por blocos de aprendizagem com focos distintos, busca facilitar e organizar o aprendizado dos alunos, refletindo na aplicabilidade contínua deste conhecimento que foi adquirido, transformado em ações e atividades relacionadas com Inteligência Artificial (IA) e análises de dados, conduzidas de imediato na empresa onde o aluno trabalha, ou mesmo aplicado em de sua carreira profissional.

 

Cada bloco de disciplinas cobrirá assuntos necessários para a capacitação multidisciplinar do aluno, sem focar o conteúdo de modo técnico, e evitando, por exemplo: o uso de codificação de algoritmos com linguagem de programação R ou Python, apelos matemáticos com demonstrações de técnicas estatísticas avançadas, etc., tópicos que são comumente identificados em outros cursos ofertados no mercado sobre esta temática, exclusivamente técnicos.

Disciplinas nos 4 blocos do curso

total de doze disciplinas do curso está distribuído em quatro blocos de conteúdo / aprendizagem, cada qual com três disciplinas cada.

Condutas

O bloco 1 do curso, Condutas nas atividades de Inteligência Artificial (IA), tem o propósito de gerar conhecimentos e reflexões no aluno para identificar: a) a importância da formação e da atuação colaborativa de equipe multidisciplinar; b) os aspectos éticos, legais e regulamentais; c) as boas práticas de governança de dados e segurança da informação, das ações e atividades de IA, e de análise de dados, desenvolvidas na organização. As três disciplinas do bloco 1 possuem as siglas CPO, ETR e GSI, e são descritas a seguir.

Lidar com múltiplas situações que tenham a participação das pessoas na empresa orientada por dados (data-driven company). Desafios e requisitos para a formação de equipe com competência multidisciplinar para conduzir na empresa, de modo colaborativo, o planejamento e execução de projetos de Inteligência Artificial (IA). Conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas que se comunicam efetivamente com o uso de dados. As relações de trabalho, a empregabilidade e a colaboração para mudanças organizacionais a partir da adoção de ações e atividades com o uso de IA.

Identificar e adotar as boas práticas e os princípios bases que regem a condução das atividades de Inteligência Artificial (IA) da sociedade global, considerando aspectos éticos, legais, regulamentais, sempre norteados pelo resguardo dos valores humanos. Tendências globais dos sistemas de regulação de IA. Compreender as bases legais, contextualizar os impactos, os riscos e os efeitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Orientar a respeito dos principais pontos do processo de adequação na estrutura empresarial, quanto ao acesso, tratamento e exploração de dados em conformidade com a LGPD.

Abordar a estrutura necessária (ambiente, plataformas, processos, pessoas, etc.) para as boas práticas de governança de dados e segurança da informação, em ações / atividades relacionadas com Inteligência Artificial (IA). Tratar do gerenciamento ativo e contínuo dos dados por meio do acompanhamento de seu ciclo de vida, do interesse e utilidade para o negócio. Compreender os fundamentos da segurança, confidencialidade e governança de dados e das informações, sob a ótica dos negócios e do envolvimento humano.

Abordagens

O bloco 2 do curso, Abordagens analíticas nas atividades de Inteligência Artificial (IA), tem o propósito de gerar conhecimentos e reflexões no aluno para identificar: a) os princípios da Ciência de Dados (Data Science) e Inteligência Artificial (IA) com a utilização de abordagens analíticas; b) como se comunicar contando estórias representadas por dados (data storytelling); c) o procedimento de criação de modelos analíticos com uso de abordagens supervisionadas e não supervisionadas, para o desenvolvimento de análise de dados, e ações e atividades de IA na organização. As três disciplinas do bloco 2 possuem as siglas DSN, AVD e DSS, e são descritas a seguir:

Compreender os princípios da Ciência de Dados (Data Science) e Inteligência Artificial (IA) com a utilização de abordagens analíticas de aprendizado de máquina não supervisionadas. A partir da criação de modelos analíticos, serão discutidos diferentes assuntos, conceitos, técnicas e abordagens, estabelecendo relações com a sua aplicabilidade ao marketing e/ou aos negócios. Abordagens de aprendizagem não supervisionados ajudam a encontrar padrões desconhecidos em conjuntos de dados que não dispõem da identificação de determinada característica (alvo) de interesse de um analista ou gestor.

Compreender abordagens analíticas descritivas usadas para a estruturação, tratamento e visualização gráfica de dados, com aplicabilidade ao marketing e/ou aos negócios. Empregar raciocínio analítico em abordagens e análises exploratórias de diversos conjuntos de dados. Identificar e utilizar conceitos de associação / correlação de variáveis e detecção de outliers. Aprender a se comunicar contando estórias representadas por dados (data storytelling), despertando interesse na audiência e facilitando o entendimento dos resultados que se busca demonstrar.

Conhecer e criar modelos analíticos com uso de abordagens supervisionadas de aprendizado de máquina, com aplicabilidade ao marketing e/ou aos negócios.  A disciplina dispensa conhecimento prévio do aluno sobre linguagem de programação / codificação de sistemas, ou estatística avançada, para compreender e praticar tais abordagens analíticas. O aprendizado com abordagem supervisionada requisita um conjunto de dados já previamente identificado com as características de interesse (preditoras e alvo), geralmente pré-adequadas pelo analista ou gestor.

Aplicações

O bloco 3 do curso, Aplicações em Inteligência Artificial (IA), tem o propósito de gerar conhecimentos e reflexões no aluno para identificar: a) o reconhecimento de comportamentos e atitudes, as preferências ou desejos dos clientes / consumidores; b) os tipos de aplicações usadas em tarefas que geralmente requisitariam inteligência humana; c) as aplicações / e uso de arquitetura de Redes Neurais Artificiais, nas ações e atividades de IA, e de análise de dados, desenvolvidas na organização. As três disciplinas do bloco 3 possuem as siglas CIN, TVI e REN, e são descritas a seguir:

Identificar e compreender melhor os consumidores (comportamentos / atitudes, experiência, preferências e necessidades / desejos), através do uso de dados e de ações / atividades de Inteligência Artificial (IA), a fim de aprimorar a interação com os mesmos, e os resultados do negócio. Compreender ferramentas de identificação e análise de tendências, pesquisas de satisfação do cliente, grupos de foco, monitoramento de mídias sociais, análise de mercado, dentre outras, com base em estudos comportamentais, permitindo melhor atendimento das necessidades de clientes / consumidores, e renovação nas trocas de negócios.

Compreender como as aplicações de Inteligência Artificial (IA) podem realizar tarefas que geralmente requisitariam inteligência humana, tais como: reconhecimento de texto, comandos de voz, e fala (compreensão de linguagem natural), percepção visual (visão computacional), e reconhecimento de padrões, com tomada de decisões. As aplicações de tais tecnologias podem ser utilizadas em diferentes funções de negócios em sua organização, buscando melhorar os resultados e a produtividade.  Entender como os pontos de contato com o cliente / consumidor poderão interagir com tais aplicações de IA quando em uso na empresa.

Compreender as aplicações / arquitetura de Redes Neurais em ações e atividades de Inteligência Artificial (IA). Entender os fundamentos de Deep Learning (ou, aprendizado profundo). Ser capaz de construir, treinar e utilizar redes neurais, por intermédio de exemplos / casos com aplicabilidade ao marketing e/ou negócios. As Redes Neurais Artificiais utilizam técnicas computacionais constituídas por modelos inspirados na estrutura neural do cérebro humano, sendo que tais modelos adquirem conhecimento através da experiência.

Projetos

O bloco 4 do curso, Metodologias de Projetos para atividades de Inteligência Artificial (IA), tem o propósito de gerar conhecimentos e reflexões no aluno para identificar: a) o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento ágil de projetos dentro das empresas; b) a estruturação de projetos com base nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation (BMG-Canvas); c) a metodologia de estruturação de projetos analíticos aplicados, focado obrigatoriamente para a solução de um problema real de uma empresa; em ações e atividades de IA, e de análise de dados, que possam ser desenvolvidas na organização. As três disciplinas do bloco 4 possuem as siglas MAG, DTM e PJA, e são descritas a seguir:

Apresentar os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos na gestão empresarial moderna. Proporcionar uma visão realista da função do gerente de projeto. Abordar o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento ágil de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia. Aplicar o Método Sprint para facilitar a busca por soluções a partir de um processo de design, prototipagem, para responder perguntas críticas de negócios e validar ideias de forma mais rápida com equipes.

Identificar e compreender a formulação de modelos de negócios dirigido por dados (data-driven business model) nas ações / atividades de Inteligência Artificial (IA). Conhecer a estruturação de projetos com base nas visões de Lean StartupDesign Thinking Business Model Generation (BMG-Canvas). Trabalhar o alinhamento entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e serviços inovadores, atendendo (ou superando) as necessidades e expectativas dos clientes / consumidores. Discutir a importância dos pensamentos convergentes e divergentes na criatividade e inovação das empresas.

Elaborar um projeto aplicado em grupo, contendo um ciclo analítico (Projeto Analítico, ou PA), focado obrigatoriamente para a solução de um problema real, com aplicabilidade no marketing e/ou negócios. Organizar uma sequência de etapas (metodologia) para a sistematização e estruturação do conteúdo do PA, com o uso de referenciais teóricos, conceitos, e conteúdos estudados ao longo dos quatro blocos de aprendizagem do curso (condutas, abordagens, aplicações e projetos). Transformar o PA no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com o monitoramento de um supervisor (orientador), que atuará como facilitador para a sua finalização e submissão para uma banca avaliadora.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
0

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
0

Processo seletivo on-line

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.*
0

Entrevista on-line

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.
0

Matrícula

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade.**

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

José Eduardo Ricciardi Favaretto
Coordenador do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 650,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 325,00

Válido até o dia: 30/06/2021

11x

R$ 2.273,09

+1x R$ 2.284,02

mensalidade

35x

R$ 847,71

+1x R$ 933,35

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 650,00

+

1x R$ 25.850,00

Matrícula

R$ 650,00

+

11x R$ 2.273,09

+

1x R$ 2.284,02

Matrícula

R$ 650,00

+

17x R$ 1.559,22

+

1x R$ 1.587,27

Matrícula

R$ 650,00

+

23x R$ 1.202,87

+

1x R$ 1.249,22

Matrícula

R$ 650,00

+

29x R$ 990,73

+

1x R$ 1.020,48

Matrícula

R$ 650,00

+

35x R$ 847,71

+

1x R$ 933,35

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

Estude na ESPM em parceria com a sua empresa

Apresente a proposta da ESPM para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais. Para mais informações, deixe seus dados que entraremos em contato.

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seus contatos e falaremos com você

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.

 

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.

 

Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3×4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me