Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão approaches de valor para a área, a fim de planejar um projeto de conclusão de curso com foco em pesquisas e estratégias inovadoras e mais customer centric, baseadas não apenas na inteligência de dados e na aplicação dos recentes avanços tecnológicos, mas em análises de tendências, modelos de co-inovação e no design thinking de serviços. Em suma, na junção de estratégias e experiências high touch e high tech, 3.0, 4.0 e as novas fronteiras e paradigmas do 5.0, que deverão ser tematizadas, discutidas e aplicadas ao longo do curso.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O varejo vive um processo de automação, de transformação digital, de inovação e de investimento em inteligência de dados e uma gestão muito mais estratégica com foco nos seus clientes e shoppers.
Com a expansão dos canais digitais e sua constante evolução, a indústria e o varejo precisam investir em estratégias e práticas omnichannel e ter como foco estabelecer conexões mais eficientes entre estes novos e múltiplos canais. Há uma urgência na ampliação da sinergia e sintonia fina entre marcas e varejo no sentido de realizar uma transformação conjunta e colaborativa. Empresas e varejo precisam se equipar com inteligência e tecnologia de dados, processos de big data e social CRM, para gerar diferencial competitivo, inovar de forma consistente, se reinventar e se adaptar ao mindset e as novas jornadas digitalizadas de compra de seus shoppers e clientes, cada vez mais multiconectados e empoderados.
Com a rápida transformação digital em curso, a automação, a evolução contínua das plataformas online e da conectividade móvel de seus shoppers, é inadiável o investimento em profissionais com novos skils e competências, capazes de acompanhar e melhor performar usando a inteligência analítica de dados, criando e gerenciando novos canais e formatos e oferecendo serviços mais personalizados e uma melhor experiência de compra aos seus clientes.
Hoje os empreendedores e gestores do varejo, os profissionais de logística, canais, vendas, trade e shopper marketing precisam entender a nova economia digital e de redes, acompanhar e prever as tendências que irão afetar seu segmento e os hábitos e atitudes de seus clientes.
O varejo físico e as tradicionais estratégias e ações de trade e shopper marketing foram seriamente impactadas. As lojas e canais estão se reinventando para se adaptar a essa nova era. Este novo momento força os profissionais do setor a se atualizar e repensar seus novos desafios e atender as demandas sempre renovadas de seus públicos. Os conceitos e práticas evoluem segundo uma lógica incremental constante e uma inclinação mais inovadora e disruptiva, forçando a criação de propostas de valor mais sustentadas e relevantes, foco em estratégias de vendas de maior performance, baseadas em experiências e em ações de storyselling mais engajadoras.
O varejo integrado e omnichannel força as empresas a integrarem melhor seus canais, investir mais em serviços logísticos mais alinhadas aos novos tempos e as interações dos sistemas digitais permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações. A loja física se transforma em um ponto de contato da marca mais criativo, interativo e digital,se equipa com tecnologia e repensa seus serviços, experiências, formatos e espaços, buscando manter sua relevância e sendo um polo atraente e interativo para seus clientes, visitantes e shoppers.
Em um varejo 5.0, mais tecnológico, experiencial e omnichannel, o design e a ambientação, o merchandising multissensorial e as ativações de marca, o papel do trade e do shopper marketing adquirem um maior status e importância. Cabem a elas estabelecer as estratégias de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota go to market e alavancar a disponibilização de melhores produtos, serviços, mais experiência e comunicação para satisfazer as demandas e expectativas de shoppers cada vez mais ferramentados, exigentes, em busca de maior conveniência e rapidez nos processos.
Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.
Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Master em Gestão da Experiência do Consumidor está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.
Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação do curso e dos estudantes da turma e discussão sobre os novos desafios e as novas competências e skills dos gestores do Varejo 4.0.
Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.
As tecnologias digitais mudaram a maneira como as redes de varejo conectam-se com os clientes e lhes oferecem valor. A transformação digital está mudando os modelos e processos de negócio, com o uso de plataformas, IoT, mídias sociais, reconhecimento facial, ChatBot, Inteligência artificial, Big Data e sistemas preditivos baseados em Business Intelligence (BI). Os dados são gerados em quantidades sem precedentes, a toda hora, dentro e fora da empresa. A disciplina objetiva discutir como converter os dados em ativos estratégicos e utilizar as ferramentas analíticas de big data para que o varejo desenhe um cenário previsto de consumo para as suas redes, direcione melhor os esforços de vendas, crie uma visão 360 graus de seus clientes, melhore sua operação (loja, estoques, logística e distribuição) e gere valor na forma de novos insights sobre os consumidores e o mercado. Palavras-chave: big data, transformação digital, análise multivariada, modelos preditivos, análise prescritiva, inteligência contínua, consumer analytics, machine learning
A medida em que a aceleração digital acarreta fortes mudanças no comportamento social e de consumo, se fazem necessárias transformações significativas em modelos de negócios e estruturas de varejo, que partem do amadurecimento da visão deste cenário por parte dos profissionais que os conduzem. Mais do que competências técnicas quanto aos princípios do varejo omnichannel, esta disciplina guiará gestores a adotar ferramentas voltadas para um novo mindset digital, que visa agilidade no recalculo de rotas, usando o varejo como plataforma para o aumento da competitividade, rentabilidade, construção de experiência e de relacionamento. O programa explora o desenvolvimento e a aplicação humanizada da inteligência analítica e estratégica de mercado – do macro ao microambiente – buscando resultados concretos aplicados ao varejo que abandona a era industrial, deixando de ser analógico e intuitivo, para imergir na era da digitalização. Palavras-chave: big data, CRM, pesquisa de mercado, consumer centricity, visão estratégica, capacidade analítica, inteligência de dados, mindset digital, lab mindset, humanização, criatividade, colaboração, adaptabilidade, persuasão.
O curso visa identificar, acompanhar e aprofundar as análises, highlights e insights sobre as mudanças recentes, as novas pautas e tendências emergentes que vêm impactando e modificando hábitos, valores, práticas e experiências de compra e consumo dos novos consumidores. A disciplina quer discutir a importância de acompanhar, mapear e analisar o comportamento de novos segmentos e públicos de shoppers, e as intersecções dos drivers e gatilhos de mudança socioeconômicas, as variáveis demográficas e atitudinais e o impacto das novas tecnologias sobre os estilos de vida e o comportamento de consumo destes novos shoppers. A disciplina, seus conteúdos e análises visam ajudar os estrategistas e consultores do segmento a acompanhar, prever e mapear as novas pautas, mudanças e práticas de compra e consumo e entender o mindset dos shoppers da nova era. A disciplina busca, também, estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sóciodemográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo, analisando em profundidade o pipeline de compra e as novas jornadas do consumidor mobile. Discussões que ajudam varejistas e indústria a pensar ações inovativas e shopper centric: mais assertivas, aderentes e customizadas, e que atendam as demandas e expectativas dos seus shoppers e clientes.
A disciplina destaca o atual contexto do setor varejista, a competitividade entre as organizações, disponibilidade de novos recursos tecnológicos e a contínua e rápida mudança do comportamento dos clientes. Outro foco é ajudar a estreitar o relacionamento positivo com o cliente, conhecer sua jornada de relacionamento, expectativas e necessidades, condição essencial para o engajamento do cliente em relação às empresas e respectiva valorização das marcas. Também visa oferecer aos profissionais da área de negócios o aprimoramento de seus conhecimentos sobre gestão de marketing e de relacionamento com clientes, abordando os mais modernos conceitos de (social) CRM, apresentando ferramentas e estratégias que preparam a empresa para se tornar competitiva; desenvolver habilidades para gerenciar o marketing de relacionamento nas diversidades do setor Varejista, destacando-se os conceitos de: Jornada do Cliente (OmniChannel e Multicanalidade); Coalizão e CMR (Customer Manager Relationship); Integração do Planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM); Harmonização da experiência do cliente: loja X comércio eletrônico. A disciplina quer discutir os novos sistemas de gestão automatizada, que ajudam a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes, campanhas de marketing harmonizadas (loja física e comércio eletrônico) e, ao final, apresentar as principais tecnologias para a integração dos múltiplos canais de relacionamento e vendas. Apresentar cases/exemplos de como as empresas tem se destacado no setor varejista.
A disciplina quer mostrar e discutir os avanços que a oferta crescente de novos serviços e soluções processos e controles executados automaticamente trazem ao varejo e como eles têm impactado as operações e a gestão do novo varejo. Iremos analisar os conceitos de planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), Integração das aplicações da empresa (EAI), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e o processamento de pagamentos e transações online e colaboração nas empresas. A disciplina também visa apresentar e discutir as tecnologias emergentes aplicadas aos negócios contemporâneos, estudando a aplicação de uma série de processos operacionais onde a própria gestão automatizada ajuda a promover a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes. Entender os conceitos fundamentais da Tecnologia da Informação que constituem o suporte para a adequada escolha das ferramentas e plataformas digitais que ajudam as empresas a atingirem os seus objetivos estratégicos. Compreender a integração entre os processos de negócios e os sistemas de informação a fim de estar preparado para escolher as melhores metodologias e tecnologias para alavancar os negócios da empresa. Conhecer o estado da arte das tecnologias que podem ajudar as empresas a implantarem a transformação digital necessária para a sua sobrevivência em um ambiente crescentemente competitivo. Aplicar o conhecimento adquirido em um pequeno projeto de implantação de um sistema de informação com o intuito de resolver um problema concreto e/ou a fim de melhorar um processo de negócio.
Esta disciplina visa discutir a transformação ominichannel no varejo, abordando a relevância dos novos serviços os novos canais e conteúdos digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes shoppers/clientes. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente e garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. Clientes 5.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências através de novos canais sociais, mídias e ferramentas digitais. Construir, integrar e gerenciar estes novos canais digitais é uma obrigação das empresas/marcas do varejo que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como foco, mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes.
A disciplina visa discutir o impacto das novas tendências e tecnologias e a importância de testar e aplicar novos modelos e práticas inovadoras e criativas para o setor. A disciplina objetiva discutir a transformação digital e a busca de novos serviços e conteúdos e ações que agreguem e facilitem a experiência de compra ominichannel, discutir os temas da responsabilidade sócio-ambiental e pensar novos modelos e propostas de valor mais sustentáveis, abordar as novas economias de rede e colaborativas e os modelos peer to peer da economia do compartilhamento. O foco da disciplina é motivar os novos empreendedores, gestores e profissionais do varejo em investir em um mindset mais criativo, se baseando nas metodologias dos modelos open source, da co-criação, nas abordagens do design thinking e do design de serviços e outras metodologias que ajudam a área a criar e planejar novos modelos e formatos de loja, incrementar o experiência dos seus shoppers, entregar melhores resultados e melhor atender surpreender sua clientela, gerando maior diferencial competitivo
O objetivo da disciplina é apresentar como os espaços de varejo se desenvolveram nos últimos anos, resultado de uma profissionalização do setor terciário devido à grande concorrência e necessidade de atender as demandas especificas do novo comportamento de consumo. Os pontos de venda se tornaram tão focados, que a identidade arquitetônica e visual, metragem quadrada, os produtos, serviços, localização, perfil do consumidor, preço e distribuição influenciam diretamente no resultado de como será trabalhado o design e sua experiência. O conteúdo programático irá destacar as características dos espaços nas lojas físicas que estão passando por uma grande transformação, pois a presença da tecnologia digital agrega novas demandas, necessidades e expectativas que ainda estão sendo formuladas, testadas e aprovadas. Abordaremos questões de definição estratégica dos tipos de espaços comerciais, a influência da tecnologia digital, a importância da identidade visual tangibilizada na arquitetura, o uso do visual merchandising como recurso que agrega qualidades sensoriais e diferenciais à marca
Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing para o sucesso no varejo 4.0. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. O intuito é entender as principais atividades da área de Trade, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento nas empresas no Brasil. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to Market e na gestão de conflitos entre canais. A disciplina também aborda o planejamento de trade marketing, planos de canais e clientes e o calendário promocional, os indicadores de execução e desempenho e ações de merchandising.
A disciplina visa mostrar a importância das estratégias do shopper marketing para esta nova era do varejo digital. A disciplina e aulas irão mostrar novas abordagens estratégicas e táticas da aplicação dos conceitos de shopper insights e gerenciamento de categorias a desenvolvimento de marcas no ambiente do varejo físico e virtual. Com foco em identificar os critérios de sucesso na jornada de compra e desenvolver soluções que melhorem a experiência no ponto de venda, vamos avaliar a importância de shopper insights e data analytics no processo estratégico, entender as diferenças que cada canal possui no comportamento dos shoppers e aprender conceitos, ações e ferramentas que podem criar impacto no dia a dia das jornadas dos shoppers, apresentando iniciativas e cases nacionais e internacionais voltadas ao universo de segmentos importantes do varejo: o varejo alimentar, moda & estilo, beleza e farma, eletro e suas vertentes virtuais.
As operações eficazes do varejo 4.0 exigem a integração entre canais e tecnologias, e os sistemas devem fornecer dados de inventário em um formato padrão. As entradas devem apresentar visibilidade de ponta a ponta em lojas, nos seus centros de distribuição e junto a seus fornecedores e fabricantes, visando sempre reduzir custos ao varejista e garantir melhor experiência de compra aos clientes. A disciplina tem também como meta discutir os novos canais e formatos e a gestão integrada e estratégica do novo varejo 4.0, as novas tecnologias aplicadas ao varejo online e as estratégias digitais. Discutir os desafios de um varejo multicanal e híbrido na questão de identificação de públicos e clusters, localização comercial e análise de pontos e mix de produtos e gerenciamento de categorias nos canais. Discutir a gestão multicanal as ferramentas e práticas para construir e fortalecer modelos mais omnichannel e integrados. Uma vez que mais clientes e shoppers têm acesso e estão mais bem informados sobre variáveis de valor, preços e características da categoria e produtos e serviços oferecidos é essencial a empresa ser capaz de oferecer melhores informações e conteúdos sobre os produtos e serviços e manter o bom cumprimento das suas promessas no que diz respeito à cadeia de abastecimento e valor e no seu atendimento e relacionamento com estes clientes nos canais digitais. O varejo 4.0 não pode apenas querer. Integrar sua loja virtual à venda física e ao marketplace, mas saber integrar a posição e a missão da marca neste ambiente omnichannel.
As vendas no varejo pela internet crescem a níveis surpreendentes, sempre acima da média das vendas no varejo tradicional. Esse fenômeno mundial insere, a cada dia, mais empresas em um revolucionário canal de negócios. Para atuar nesse contexto, as organizações buscam profissionais com visão estratégica e capacidade de adaptação aos novos desafios e oportunidades proporcionadas pelo ambiente digital, que agreguem valor às estruturas existentes e inovem constantemente. Para empreendedores, é uma oportunidade de planejar o desenvolvimento dos negócios sobre bases de conhecimentos mais sólidos. Os gestores do varejo precisam integrar a inteligência usada na gestão do inventário para eliminar custos, acelerar ciclos de itens e manter a monitoração constante de informações com alta fidelidade. Através de uma coleta e uma análise mais fina dos dados, os gestores do e-commerce poderão alinhar seu estoque com as demandas dos web-shoppers, e criando ações e diferenciais para ganhar vantagem competitiva. Ajudar na formação de profissionais gestores e empreendedores é a proposta desta disciplina, que tem como meta oferecer oportunidades de aprendizado para atuação em novos canais e formatos varejo, por meio de lições teóricas e práticas, baseadas no conhecimento dos professores e em suas experiências no dia a dia à frente de grandes empresas atuantes nesse mercado. A disciplina ainda poderá contar com profissionais convidados, que trarão depoimentos para enriquecer a experiência de aprendizado.
O foco desta disciplina objetiva capacitar a gestão estratégica e discutir os novos papéis do capital humano no varejo 4.0. A disciplina quer fornecer e desenvolver as habilidades e competências na gestão de equipes de gestão, atendimento e vendas nos diversos canais varejistas. Discutir novas práticas de gestão de pessoas que visa qualificar os profissionais do setor para a gestão e direção de equipes comerciais.
Esta disciplina visa garantir maior vantagem competitiva para as empresas do setor varejista e em suas carreiras por meio das atividades de negociação e vendas. Um dos objetivos centrais é oferecer aos estudantes uma visão sistêmica e atualizada sobre os processos, conceitos e práticas ligados a essas atividades.
O objetivo da disciplina é apresentar como a digitalização se tornou parte fundamental da vida do consumidor e, a partir da sua perspectiva, definir as estratégias e, consequentemente, as ações digitais adequadas à realidade do varejo físico e online. Da conversão ao atendimento, das entregas às trocas, do marketplace aos shoppings, analisaremos como todas as áreas internas (marketing, tecnologia, operações, financeiro) precisam estar integradas e são responsáveis pelas vendas e presença digital da empresa. Em uma visão cadenciada e apoiada no funil de vendas utilizado nas estratégias de growth hacking, detalharemos os objetivos fundamentais de cada fase, responsabilidades, ferramentas e as boas práticas nacionais e internacionais que apoiarão as decisões dos gestores sobre os caminhos mais acertados rumo à omnicanalidade e ao melhor aproveitamento dos canais digitais.
As interações dos sistemas digitais com os funcionários e equipamentos permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações, reduzindo custos. Este ambiente de convivência chamado de Sistemas Físico Cibernéticos (Cyber Physical Systems) deu origem à indústria 4.0 e, por consequência, à logística 4.0. Na logística do varejo, são adotadas boas práticas no Ponto de Venda (PdV), voltadas para a gestão de fornecedores, controle do inventário da loja, sistemas de recebimento de mercadorias, definição de janelas de entregas, organização de prateleiras (planograma), sistemas de reposição automática (Vendor Managed Inventory), gestão da demanda, dentre outras, que associadas às tecnologias existentes e emergentes ampliam o valor do produto e/ou serviço para o cliente. Assim, esta disciplina tem como objetivo abordar a gestão da cadeia de suprimentos, tendo como foco as práticas logísticas do varejo, alinhadas aos conceitos da logística 4.0, indicando suas vantagens e pontos de atenção.
O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes a elaborar estratégias e ações consistentes que transformem marcas em vantagens competitivas, garantindo que tenham um impacto positivo para o público diretamente interessado e para a sociedade como um todo. Na disciplina discutiremos as tendências para a construção e a gestão de marcas do varejo num contexto omnichannel, onde não há separação entre físico e virtual, e os clientes demandam que as marcas coloquem seus propósitos em ação. Analisaremos casos de marcas nacionais e internacionais, em todos os segmentos de varejo. Aplicaremos ferramentas para construir e sustentar marcas de varejo no ambiente hipercompetitivo. E compreenderemos as oportunidades estratégicas e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo no contexto atual.
O enfoque da disciplina tomará como base os principais métodos de estabelecimento de preços em função da disponibilidade da renda do consumidor, bem como ações dos concorrentes, definindo qual deles poderá levar ao melhor rendimento para o negócio e consequentemente, continuidade e crescimento do mesmo. Serão tratados diversos aspectos e conceitos que levarão a formação de preços efetiva, gerando diferencial e competitividade à empresa, através de análises de resultados. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços dos produtos e serviços.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
1x R$ 16.816,74
11x R$ 1.478,76
1x R$ 1.485,88
17x R$ 1.014,35
1x R$ 1.032,63
23x R$ 782,53
1x R$ 812,64