Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente dinâmico que alternará encontros virtuais e presenciais, estudantes e professores discutirão do ponto de vista teórico e prático como o neuromarketing poderá transformar a maneira como vemos os processos de influência e tomada de decisão do consumidor, não só por uma compreensão diferenciada baseada na biologia do comportamento, mas também pelo emprego de novas tecnologias de investigação.
Os encontros presenciais para o curso Master em Neurociência do Consumidor acontecem exclusivamente na unidade
ESPM Tech – São Paulo.
Enquanto uma disciplina que surgiu da economia, o marketing nasceu entendendo o processo de tomada de decisão do consumidor pelo olhar clássico da economia, ou seja, as escolhas seriam conduzidas através de um processo racional e consciente.
Muitos anos se passaram, e o entendimento do processo de tomada de decisão se ampliou. Hoje sabemos que as escolhas e decisões não são baseadas somente em um processo racional e consciente. Mesmo na área econômica, trabalhos como de Daniel Kanehman, nobel de Economia em 2002, e Richard Thaler, nobel de economia em 2017, descrevem como os comportamentos impulsivos, emocionais e não-conscientes dirigem boa parte de nossas decisões.
Quando olhamos a capacidade de processamento de informação cerebral, percebemos que somente 5% de toda informação a que estamos expostos são acessados pelo componente consciente do comportamento. 95% destas informações são processadas pelos aspectos não-conscientes, não verbais e implícitos de nossa mente, principalmente quando falamos das respostas emocionais que controlam aspectos automáticos e intuitivos de nosso comportamento.
Nos últimos anos, os avanços de tecnologias neurocientíficas têm trazido grandes oportunidades de entendimento sobre o comportamento humano mais profundo. Neste contexto, áreas interdisciplinares surgiram para aplicar os conhecimentos das ciências do cérebro em novas áreas do conhecimento. A proposta deste Master é formar profissionais que consigam unir os conhecimentos sobre o cérebro e a biologia do comportamento para suas aplicações nos contextos do marketing e consumo, ampliando a forma de compreensão do mercado através de conhecimentos e ferramentas de investigação de última geração que possam trazer um caráter mais objetivo e científico sobre o comportamento do consumidor.
Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.
Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na Unidade ESPM de São Paulo.
O curso de Master em Neurociência do Consumidor está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.
Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:
Parceira do curso Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, a Forebrain – empresa pioneira de neuromarketing no Brasil, atua com sua expertise em inovação e inteligência para agregar às disciplinas seus mais de 10 anos de experiência de mercado. A empresa disponibiliza seus equipamentos e tecnologias de neurociência em sua sede em São Paulo, proporcionando para as aulas uma capacidade de pesquisa de alto nível e desenvolvendo academicamente os estudantes com práticas reais e concretas. Fazem também parte do corpo de professores doutores, pesquisadores e profissionais com ampla experiência na área de neuromarketing.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM no desenvolvimento de profissionais alinhados as necessidades dos diferentes agentes que integram o mercado.
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto da Neurociência do Consumidor e o que os estudantes encontrarão no curso.
Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.
O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.
Os estudos de neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica de comportamentos que são base para compreensão do consumo. Neste módulo os estudantes poderão compreender que comportamentos complexos como motivação, atenção, memorização, empatia, linguagem e comunicação interagem para criar o repertório de experiências que afetam a tomada de decisão, além de permitir processos de interação e regulação social.
Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada das influências que afetam a tomada de decisão de consumo. Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing.
O mundo contemporâneo detém desafios que afetam diretamente a construção de estratégias de marketing. A revolução digital aliada a uma profunda mudança de valores experienciais e de transformação colocam o consumidor no centro das decisões e participação na construção de produtos, serviços e experiências. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de construir uma visão crítica em relação ao marketing do século XXI, tendo oportunidade de aprofundar a compreensão de temas como marketing centrado no cliente, a revolução digital e os novos valores econômicos.
Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.
Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética. Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.
Vivemos a Economia de Transformação, onde cada vez mais, marcas que representam um propósito claro ganham valor no mercado. A imagem corporativa de uma empresa, e a maneira como ela é percebida por seus públicos tanto internos quanto externos, se torna hoje um diferencial importante em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Nesse contexto, as estratégias de comunicação interna e externa passam a operar de forma coordenada, assumindo um papel cada vez mais estratégico no posicionamento das marcas para os seus colaboradores e consumidores, fazendo com que esses relacionamentos sejam fortalecidos. Consumo consciente, liderança, empatia, comunicação, reputação de marca e cultura são conceitos que se misturam neste curso, olhando a relação das marcas com as pessoas de uma forma holística. Fazendo uma reflexão importante a respeito do momento que vivemos e da valorização do Propósito como estratégia de negócios, o curso pretende trazer o conhecimento da Neurociência Organizacional e do Neuromarketing como forma de oferecer aos estudantes um novo olhar sobre o comportamento humano, potencializando suas ações de comunicação tanto internas, quanto externas e garantindo um alinhamento na visão dessas estratégias como forma de potencializar seus resultados.
Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca. Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas. Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.
As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto. Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.
Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual. Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes. Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.
As inúmeras possibilidades de construção de produtos e serviços digitais exigem dos profissionais de marketing um conhecimento profundo sobre o comportamento humano em ambientes virtuais. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de construção de produtos e serviços digitais além de discutirem sobre as bases neurais e comportamentais envolvidas nas interações virtuais. Serão ainda discutidos cases e ferramentas neurocientíficas empregadas no estudo de marketing digital.
Cinema, TV, literatura, música, videogames, a indústria do entretenimento desenvolve serviços e produtos para cativar o interesse de audiências em atividades de lazer e recreação. O cérebro é o palco onde o conteúdo cria repertórios que envolvem os fãs em universos imaginários que movimentam bilhões em recursos e investimentos. Neste módulo serão exploradas as bases da indústria do entretenimento e como as neurociências podem ser utilizadas para construção de narrativas, formatos e conteúdos de alto engajamento e viralização.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.
Observação: Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade da ESPM em São Paulo.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade ESPM de São Paulo.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
01/11/2024, 06/12/2024, 14/03/2025, 11/04/2025, 16/05/2025, 27/06/2025, 25/07/2025, 22/08/2025, 26/09/2025, 24/10/2025, 28/11/2025, 13/03/2026
Local: ESPM Tech São Paulo
Das 9h às 18h
A carga horária do encontro presencial integra o total de horas do curso e é atividade curricular.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
O Master em Neurociência do Consumidor da ESPM realiza módulos presenciais que consolidam a aprendizagem teórica das aulas online com a aplicação prática da teoria. Utilizando os equipamentos da Forebrain, os alunos participam de simulações práticas conduzidas nas instalações da empresa parceira do curso. Esses encontros são essenciais para experiências impactantes e criação de redes de contatos. Recentemente, os alunos puderam explorar Técnicas de Investigação em Neurociência do Consumidor no laboratório da Forebrain e Neurociência na Indústria do Entretenimento na ESPM-SP. Confira fotos dos melhores momentos:
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
1x R$ 31.312,98
11x R$ 2.753,47
1x R$ 2.766,73
17x R$ 1.888,73
1x R$ 1.922,81
23x R$ 1.457,08
1x R$ 1.513,16
29x R$ 1.200,10
1x R$ 1.236,28
35x R$ 1.026,86
1x R$ 1.130,60
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.