Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
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Sobre
Nada de conteúdo superficial: aqui você aprende ao vivo, com especialistas de renome no mercado, e aplica o conhecimento em encontros presenciais intensivos, que consolidam o aprendizado com experiências práticas. Você vai sair sabendo exatamente como criar campanhas mais eficazes, desenvolver produtos desejáveis, liderar com influência e tomar decisões baseadas em dados neurocientíficos, não em achismos.
Primeira empresa brasileira especializada em neuromarketing, a Forebrain traz expertise prática e acesso a ferramentas avançadas de pesquisa neurocientífica, como EEG, eye tracking e testes implícitos, aplicadas em projetos reais de grandes marcas.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
perfil
Busca ampliar o repertório em consumo e neurociência para atuar com mais visão, dados e diferenciação em projetos de marketing, branding, pesquisa ou inovação em diversos setores.
Deseja aprofundar o conhecimento neurocientífico para criar campanhas, produtos e experiências com mais emoção, atenção e conversão, aplicando dados ao longo de toda a jornada do consumidor.
Pretende atuar com estudos de mercado, insights e testes aplicados, usando metodologias biométricas, neurométricas e comportamentais para entender e prever decisões de consumo com mais precisão.
Atuação na criação de campanhas, branding e conteúdo com base em insights neurocientíficos, aplicando técnicas que aumentam a atenção, emoção e memorização de marcas.
Aplicação de metodologias neurocientíficas (EEG, biometria, testes implícitos) em estudos de consumo, shopper e publicidade para gerar diagnósticos e estratégias com mais precisão.
Desenvolvimento de produtos, embalagens e jornadas sensoriais com base em como o cérebro processa estímulos, otimizando experiências físicas e digitais com foco no impacto neural.
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.
Os estudos da neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica sobre as atitudes humanas que são a base para compreensão do comportamento de consumo.
Neste módulo os estudantes poderão compreender os principais processos neurocientíficos que estão por trás de fenômenos comportamentais complexos tais como motivação, atenção, memorização, empatia e interação social.
Além disso, será possível compreender a relação entre esses processos, ampliando a visão do aluno em relação aos fatores emocionais, cognitivos e inconscientes que constroem nosso repertório comportamental, afetando a tomada de decisão em nosso dia a dia.
Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada dos fatores que afetam a tomada de decisão de consumo – tanto internos, do próprio indivíduo, quanto externos, a partir do contexto ambiental.
Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing.
Ainda, serão discutidos novos padrões de comportamento e formação da identidade dos consumidores, que trazem novos desafios aos modelos tradicionais de segmentação de mercado.
Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo.
Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.
Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética.
Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.
Este módulo explora as principais habilidades exigidas de profissionais que exercem papéis de liderança e influência, com base nos princípios da neurociência do comportamento.
Os estudantes serão capacitados com ferramentas científicas para aprimorar a tomada de decisão, comunicação, gestão de conflitos e o desenvolvimento de equipes.
Além disso, práticas de autoconhecimento e autogestão serão abordadas para promover o entendimento das características individuais de liderança, mesmo entre aqueles que não ocupam formalmente cargos de gestão.
O módulo também discutirá as boas práticas de liderança contemporânea, alinhadas às exigências do mercado atual.
Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca.
Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas.
Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.
As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto.
Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.
Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual.
Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes.
Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.
Qual o impacto do mundo digital no cérebro e no comportamento do consumidor?
A era digital revolucionou a forma como consumimos informação e interagimos com marcas.
Neste módulo, vamos explorar os mecanismos que influenciam o comportamento humano no contexto digital.
Ao entender como o cérebro responde a estímulos digitais, será possível refletir sobre nossa conexão com as redes sociais, como o consumidor explora o ambiente virtual e criar estratégias de marketing mais eficazes para esse cenário em constante evolução.
Serão discutidos desde os efeitos na atenção até as bases neurais das interações sociais, além de apresentar ferramentas práticas e cases reais para desenvolver produtos, serviços e posicionamentos alinhados ao comportamento do consumidor no mundo digital.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
Datas das aulas presenciais:
2025: 01/11, 06/12
2026: 14/03/2026, * 10/04/2026, 16/05/2026, 20/06/2026, 18/07/2026, 22/08/2026, 26/09/2026, 31/10/2026
*Há um único encontro presencial que ocorre em uma sexta-feira em função da utilização de laboratório específico.
A carga horária do encontro presencial integra o total de horas do curso e é atividade curricular.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Datas das aulas presenciais:
2025: 01/11, 06/12
2026: 14/03/2026, *10/04/2026, 16/05/2026, 20/06/2026, 18/07/2026, 22/08/2026, 26/09/2026, 31/10/2026
*Há um único encontro presencial que ocorre em uma sexta-feira em função da utilização de laboratório específico.
A carga horária do encontro presencial integra o total de horas do curso e é atividade curricular.
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
O Master em Neurociência do Consumidor da ESPM realiza módulos presenciais que consolidam a aprendizagem teórica das aulas online com a aplicação prática da teoria. Utilizando os equipamentos da Forebrain, os alunos participam de simulações práticas conduzidas nas instalações da empresa parceira do curso. Esses encontros são essenciais para experiências impactantes e criação de redes de contatos. Recentemente, os alunos puderam explorar Técnicas de Investigação em Neurociência do Consumidor no laboratório da Forebrain e Neurociência na Indústria do Entretenimento na ESPM-SP. Confira fotos dos melhores momentos:
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
“Este curso foi criado para quem quer sair do piloto automático e dominar o que realmente move consumidores. Ciência aplicada, estratégia real e impacto mensurável. Aqui, o marketing é ciência e é estudado pelas lentes da neurobiologia.”
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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