Pós-graduação ESPM

Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

Em parceria com KANTAR

AULA INAUGURAL: 24/04/2025

Sobre o curso

O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em áreas de CMI (Consumer & Market Insights), pesquisa, inteligência de mercado e data marketing. Os egressos serão especialistas no uso de métodos e técnicas de pesquisa, aptos a diagnosticar e prever mudanças no comportamento de consumo e propor soluções com base em dados. Com uma formação que abrange métodos quantitativos e qualitativos, os profissionais estarão preparados para trabalhar com coleta e análise de dados, gerando recomendações estratégicas que contribuem para a melhoria contínua dos negócios e das estratégias de marketing.

Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

Início das aulas: 24/04/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 430h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 715,19

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Domine as técnicas de pesquisa de mercado e transforme dados em insights estratégicos para decisões inovadoras.

O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights da ESPM prepara profissionais para atuarem na área de pesquisa e inteligência de mercado, capacitando-os a identificar tendências e compreender o comportamento de consumidores e mercados. Neste programa, os alunos desenvolverão uma visão estratégica centrada no cliente (customer centric), aprimorando habilidades para transformar dados em insights acionáveis que orientam decisões e ações de marketing.

 

O curso é uma formação única para profissionais que atuam em institutos de pesquisa, agências, consultorias e grandes empresas.

Acompanhando as transformações constantes nas economias, nos negócios e no comportamento de consumidores, este Master capacita profissionais a utilizar dados para diagnosticar cenários e identificar oportunidades. Ao longo do programa, estudantes e professores exploram novas abordagens e técnicas, incluindo social listening, netnografia e análise de redes sociais, utilizando essas ferramentas para obter insights em tempo real.

 

O curso também abrange métodos como neurociência, semiótica, antropologia cultural e design thinking, proporcionando uma visão holística do comportamento e consumo.

 

O diferencial deste curso é integrar técnicas avançadas de pesquisa, como big data e ferramentas de analytics, e métodos qualitativos, capacitando os profissionais a entenderem o mercado e o consumidor de forma mais ampla. O objetivo é formar especialistas prontos para enfrentar os desafios da era VUCA e construir estratégias de valor sustentável em um mercado cada vez mais dinâmico.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

6 Master Pesquisa de Mercado CI
Áreas temáticas

O curso Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é destinado a profissionais de inteligência estratégica, pesquisa de mercado, análise e planejamento de marketing, bem como a analistas de tendências e foresight estratégico, design e UX research. É ideal para profissionais que atuam em branding, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produtos e estratégias customer centric. Também atende empresas e agências de comunicação que buscam capacitar suas equipes na área de pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de CMI, relacionamento com o cliente e gerenciamento de marcas encontrarão neste curso uma oportunidade de atualização e aprimoramento.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.