O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em áreas de CMI (Consumer & Market Insights), pesquisa, inteligência de mercado e data marketing. Os egressos serão especialistas no uso de métodos e técnicas de pesquisa, aptos a diagnosticar e prever mudanças no comportamento de consumo e propor soluções com base em dados. Com uma formação que abrange métodos quantitativos e qualitativos, os profissionais estarão preparados para trabalhar com coleta e análise de dados, gerando recomendações estratégicas que contribuem para a melhoria contínua dos negócios e das estratégias de marketing.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights da ESPM prepara profissionais para atuarem na área de pesquisa e inteligência de mercado, capacitando-os a identificar tendências e compreender o comportamento de consumidores e mercados. Neste programa, os alunos desenvolverão uma visão estratégica centrada no cliente (customer centric), aprimorando habilidades para transformar dados em insights acionáveis que orientam decisões e ações de marketing.
O curso é uma formação única para profissionais que atuam em institutos de pesquisa, agências, consultorias e grandes empresas.
Acompanhando as transformações constantes nas economias, nos negócios e no comportamento de consumidores, este Master capacita profissionais a utilizar dados para diagnosticar cenários e identificar oportunidades. Ao longo do programa, estudantes e professores exploram novas abordagens e técnicas, incluindo social listening, netnografia e análise de redes sociais, utilizando essas ferramentas para obter insights em tempo real.
O curso também abrange métodos como neurociência, semiótica, antropologia cultural e design thinking, proporcionando uma visão holística do comportamento e consumo.
O diferencial deste curso é integrar técnicas avançadas de pesquisa, como big data e ferramentas de analytics, e métodos qualitativos, capacitando os profissionais a entenderem o mercado e o consumidor de forma mais ampla. O objetivo é formar especialistas prontos para enfrentar os desafios da era VUCA e construir estratégias de valor sustentável em um mercado cada vez mais dinâmico.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Este curso é destinado a profissionais de inteligência estratégica, pesquisa de mercado, análise e planejamento de marketing, bem como a analistas de tendências e foresight estratégico, design e UX research. É ideal para profissionais que atuam em branding, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produtos e estratégias customer centric. Também atende empresas e agências de comunicação que buscam capacitar suas equipes na área de pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de CMI, relacionamento com o cliente e gerenciamento de marcas encontrarão neste curso uma oportunidade de atualização e aprimoramento.
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.