Pós-graduação ESPM

Master em Gestão Estratégica de UX Design

AULA INAUGURAL: 25/09/2024

Sobre o curso

Com o objetivo de aprimorar a aplicação estratégica do escopo de trabalho de UX Design no desenvolvimento e gestão de produtos digitais, o programa estimula e proporciona a elaboração e aplicação de ferramentas e metodologias em casos e situações reais. Em ambiente colaborativo, com orientação e mentoria, os estudantes consolidam seus conhecimentos através da concepção e desenvolvimento estratégico de um planejamento de UX completo ou estudo/ mapeamento de UX Research, realizado em projeto de conclusão de curso, cujo proposito poderá ser amadurecido ao longo do programa.

Master em Gestão Estratégica de UX Design

Início das aulas: 25/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 495h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 705,34

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/09/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Uma abordagem contemporânea e estratégica

O programa apresenta uma abordagem disruptiva, abrangente e estratégica de User Experience Design, repertório teórico, prático e metodológico, preparando profissionais em momento e oportunidade de ascensão a cargos de gestão e liderança em UX Design, UX Research, Design de Produto, Negócios Digitais (startups e scaleups), Gestão de Produtos e Experiência do Cliente, além de Marketing & Comunicação Digital. Os conteúdos e atividades focam o desenvolvimento de habilidades e instrumentalização de conhecimentos fundamentais para o trabalho de UX Design e UX Research – compreensão e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio, bem como a visão/tratamento LEAN da experiência do usuário/consumidor em plataformas e ambientes digitais. Abordamos a Transformação Ágil e Digital e sua Governança, ferramentas de pesquisa, desenvolvimento e gestão, assim como “data literacy” em apoio às decisões de UX e produto.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

4 Master Gestao estrategica UX
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão Estratégica de UX Design está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Designers de Produto, Profissionais de UX/UI design, UX Writers e UX Researchers
  • Analista seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender startups, empresas de médio e grande porte.
  • Empresas de design e comunicação, agências convencionais de publicidade e comunicação, bem como agências digitais que necessitam de uma capacitação diferencial para sua liderança.
  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.
  • Profissionais que desejam utilizar UX como conhecimento diferencial em suas carreiras.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Atuar ou ter como objetivo de carreira a atuação como líder, consultor, especialista ou coordenador em áreas de Design, Design de Produto, UX/UI Design, UX Research, CX ou gestão de produtos digitais em empresas e organizações de qualquer porte, incluindo startups, ou ainda como consultor independente em negócios digitais. O curso também oferece uma nova perspectiva para profissionais de setores e carreiras tradicionais que desejam um conhecimento diferencial e estratégico em projetos digitais.

Necessário inglês técnico/instrumental.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Master em Gestão Estratégica de UX Design as seguintes qualificações:

  • Pesquisar, analisar e mapear a experiência do usuário/consumidor em ambientes e dispositivos com interfaces digitais.
  • Desenvolver estratégias de produto e prototipação digital a partir do mapeamento da experiência do usuário/consumidor, assim como também, adequadas e pertinentes a cada modelo de negócio.
  • Promover boas práticas em usabilidade e experiência do usuário no ambiente organizacional e no desenvolvimento de projetos junto a equipes multidisciplinares,
  • Gerenciar equipes de design e experiência do usuário.
  • Selecionar e aperfeiçoar metodologias e métricas de sucesso em projetos centrados na experiência do usuário/consumidor.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto e os números do mercado digital, com foco em UX Design, tanto no Brasil como no exterior.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Núcleo de gestão - liderança em UX

Conhecer o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Apresentar e compreender os conceitos básicos e fundamentais de engenharia de software e testes, como gestão de Configuração e Mudança, Elicitação, Rastreabildade, Versionamento, Prototipação de Requisitos, Criação e Análise de Caso de Uso, Construção de Diagramas. A disciplina permitirá ao estudante a atuação em ambientes de TI, empresas e áreas dedicadas em médias e grandes corporações.

Saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios e produtos disruptivos, a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor, bem como cenário de empreendedorismo no Brasil. Ambiente Regulatório e sistemas de Patentes. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation.

Núcleo de Research - pesquisa em UX

Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.

Conhecer a metodologia LEAN, seus artefatos e fluxos iterativos incrementais. Proporcionar uma visão estratégica dos fluxos de ideação e prototipação em projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design e Service Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos. Como LEAN e metodologias afins podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas convencionais.

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais.

Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.

Núcleo de Estratégia de Produto - estratégia de UX

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX convergentes com o planejamento de marketing e comunicação. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD, além de tópicos estratégicos para a transformação digital como user onboarding e designops.

Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil (baseado no pensamento LEAN e no mínimo produto viável), e dos tópicos relevantes de um plano de marketing com foco em metodologias ágeis de gestão e produção. Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS.

Conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em Comunicação Digital. Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e wireframing. Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais. Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações).

Apresentar os conceitos de consistência e transparência de canais em planejamento de comunicação e marketing integrado, viabilizando o “diálogo cauda longa” em canais convencionais e digitais, fundamental para a maturidade da transformação digital. Como implementar o atendimento Omnichannel, através envolvendo estratégias de UXD.

Núcleo Tático Operacional - ciclo de produto em UX Design

Conhecer as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos auxiliares de interação em plataformas digitais. O que são micro momentos, como mapeá-los. O que são pontos de contato (touchpoints), como são projetadas e implementadas ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como pontos e apoio na jornada do usuário.

Princípios e técnicas de prototipação e implementação de estratégias de informação visual e interação. Especificação de telas e fluxos, consolidação da navegação e apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da atomização do design. Modelos Mentais e Conceituais no Design de Interação. Interfaces de voz, funções e conceito/construção de design system.

 

Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento.

UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Design System como tendência e ferramenta de fortalecimento das marcas. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital (SEO e SEM). Analisar as interfaces e estratégias de mídia digital de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Entender as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX. Entender a função do Design System como ferramenta tática de reforço da marca.

Apresentar as principais tendências em ferramentas e ambientes tecnológicos, com abordagem contemporânea, potencial disruptivo e em integração com ferramentas convencionais. Arquitetura SaaS como base para o Omnichannel e para a Transformação e Governança Digital. Compreender as conexões entre Data Science e UX. Refletir sobre a automação de plataformas e implementação de “bots” e A.I. Integração de SaaS e IoT (internet das coisas).

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Mentoria para a elaboração de um planejamento estratégico digital centrado na experiência do usuário, para um negócio, produto ou serviço, através da aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. A mentoria será desenvolvida em etapas nas semanas da disciplina final e, realizada através da facilitação de um professor orientador e, eventualmente, outros professores colaboradores. Ao final os estudantes deverão entregar um Relatório Executivo e apresentar o projeto para a banca examinadora como um “Pitch” de 20 minutos.

 

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado. 

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

495h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Uma abordagem disruptiva, abrangente e estratégica de User Experience, ‘ponta a ponta’, é a proposta do Master em Gestão Estratégica de UX Design. O curso aborda todo o processo de imersão, ideação, requisitos, posicionamento de produto, prototipação e usabilidade em projetos digitais e híbridos. Conteúdos e atividades focam habilidades e instrumentalização de conhecimentos fundamentais para o trabalho do profissional de UXD e Desk Research – compreensão e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio, bem como abordagem Lean em projetos.”

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

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matrícula

1x R$ 21.508,46

1x R$ 698,00

matrícula

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matrícula

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1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 1.000,85

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1x R$ 1.039,33

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 824,34

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1x R$ 848,96

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 705,34

+

1x R$ 776,46

*Todas as datas estão sujeitas a modificações