O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo.
O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Condições especiais para matrículas antecipadas.
unidade
Preparar o estudante para a atuação na área de gestão estratégica em ciências do consumo, promovendo habilidades de negócios e análises que possam ser transferidas para o setor. O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo. Além de habilidades de negócios, os alunos desenvolvem competências em áreas como a organização, mapeamento, análise, pensamento crítico e comunicação.
Para a certificação, os alunos deverão explorar os desafios enfrentados na gestão de projetos em Ciências do Consumo.
Indicado para profissionais e empreendedores que necessitam de habilidades e ferramentas para a atuação nos setores de gestão e varejo, para os principais segmentos de consumo como: mercado de luxo, consumo popular, megaeventos, moda e beleza. O curso é voltado para os profissionais que precisam mapear e analisar os hábitos e práticas de consumo para a tomada de decisão.
Pré-requisitos
Para se candidatar ao programa de MBA em Estratégias e Ciências do Consumo, o candidato deve ter diploma de graduação e habilidade para leitura na língua inglesa.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Os principais conceitos de marketing dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo dos negócios. A análise ambiental (tendências, consumidor/comprador e concorrência) para a partir dela serem desenvolvidas estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Apresentação direcionada aos estudantes entrantes para integração e apresentação do funcionamento da unidade, proposta pedagógica e metodológica, além dos setores e sistemas disponibilizados. O seminário tem a participação de professores e coordenadores.
A liderança a partir da inteligência emocional para desenvolver ambientes seguros onde os colaboradores se sentem confortáveis para assumir riscos calculados, sugerir ideias e expressar opiniões. A capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções e as das pessoas ao redor. O desenvolvimento de conexão emocional saudável orientada para os resultados.
A perspectiva dos modelos de negócio e do ambiente empresarial, para aperfeiçoar o nível de compreensão dos estudantes quanto ao contexto em que se situam as empresas e as relações transacionais. Análise dos aspectos internacionais e nacionais para a construção de cenários e modelos de negócio, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna da empresa em termos de potencialidades e fragilidades.
O ambiente de marketing no contexto digital para o desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios. Orientação para as práticas no desenvolvimento e implantação de ações voltadas para os resultados.
As principais correntes teóricas sociais e a importância do “olhar antropológico” e dos valores socioculturais que permeiam as práticas e representações do consumo na contemporaneidade.
Aplicação do conceito de tendências/trends e das ferramentas de identificação e análise para a formulação de consumer insights. Ferramentas de pesquisa: etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo e co-criação. Tipologias com base em drives e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.
Os processos e o comportamento dos consumidores online e as tomadas de decisão de compra. O planejamento, implementação e medição da estratégia de marketing e comunicação, em plataformas digitais, para alcançar os objetivos de negócios.
A jornada do consumidor. Técnicas de inbound marketing que variam da criação de conteúdo à promoção social, conversão e criação de leads. Qualificação, tráfego, vendas e retenção – o funil de conversão. O processo de nutrição na jornada de compra.
A evolução e as diferenças entre os modelos de gestão de canais. A gestão omnichannel e os desafios oferecidos pela nova maneira de comprar e vender. Os modos de interação no desenvolvimento de estratégias entre varejistas e consumidores na contemporaneidade. O entendimento dos conceitos de shopper e buyer. A transformação do ponto de venda em ponto de experiência.
Ampliar a visão estratégica sobre os aspectos que influenciam no processo de tomada de decisão de compra no PDV. Os projetos ambientais, de design e sociais para o planejamento da etapa de purchase. Desenvolver um olhar aprimorado para a busca de shopper insights com base na jornada do consumidor. A experiências do consumidor.
A neurociência aplicada aos métodos de pesquisa de mercado para permitir uma investigação direta, implícita e científica sobre as reais intenções de consumo. Introdução de conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, que permitem um maior aprofundamento no estudo do comportamento do consumidor. O processo de tomada de compra e consumo.
O Código de Defesa do Consumidor. Os direitos previstos na lei e as práticas comerciais relacionadas ao direito e à defesa do consumidor. As relações consumeristas, práticas abusivas, hipóteses cabíveis de dano moral, prazo de garantia, fato e vício dos produtos e serviços.
Os principais recursos de captura e análise de dados em larga escala como: Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL. As técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.
Os valores simbólicos e morais que norteiam o consumo de produtos e marcas premium. Exposição das especificidades e diferenças das práticas de consumo das elites brasileiras e estrangeiras (EUA, UE, Ásia). A apropriam de conceitos como uniqueness, exclusividade e personalité para a aproximação de marcas e consumidores.
Os valores simbólicos, morais e éticos das camadas populares no que tange ao consumo de bens e serviços. O conceito da chamada “nova classe média” e suas controvérsias. As singularidades das práticas de consumo das camadas populares brasileiras, tendo em vista, a relação entre produtos, espaços e pessoas.
Duas disciplinas de 24h ou três disciplinas de 16h.*
*O participante escolherá dentre as disciplinas regulares oferecidas por qualquer dos programas de Pós-Graduação “Lato Sensu” da ESPM. Nosso objetivo é facultar ao aluno a escolha de duas disciplinas que atendam seu interesse específico, customizando seu programa. As eletivas podem ser escolhidas independentemente da turma, dia ou horário.
Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação, com o objetivo de construir um projeto, na área do consumo. Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
Matrícula
R$ 1.819,00
+
1x R$ 30.639,00
Matrícula
R$ 1.819,00
+
11x R$ 2.694,21
+
1x R$ 2.707,11
Matrícula
R$ 1.819,00
+
17x R$ 1.848,08
+
1x R$ 1.881,37
Matrícula
R$ 1.819,00
+
23x R$ 1.425,72
+
1x R$ 1.480,54
Matrícula
R$ 1.819,00
+
29x R$ 1.174,27
+
1x R$ 1.209,64
Matrícula
R$ 1.819,00
+
35x R$ 1.004,76
+
1x R$ 1.106,19
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.
Tel.: (11) 5085-6652
E-mail: [email protected]
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line
A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
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