Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

MBA em estratégias e ciências do consumo

Sobre o curso

O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo.

MBA em estratégias e ciências do consumo

Início das aulas: 26/10/2021

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h às 21h40

R$ 1.819,00

1x Matrícula

35X R$ 925,92

+1x R$ 1.019,55

* Confira a tabela abaixo

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 30/10/2021

Limpar

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Aproveite!

Condições especiais para matrículas antecipadas.

Glória-Villa Aymoré

A futura casa da ESPM-Rio em 2022

Objetivo do curso

Gestão estratégica em ciências do consumo

Preparar o estudante para a atuação na área de gestão estratégica em ciências do consumo, promovendo habilidades de negócios e análises que possam ser transferidas para o setor. O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo. Além de habilidades de negócios, os alunos desenvolvem competências em áreas como a organização, mapeamento, análise, pensamento crítico e comunicação.

Para a certificação, os alunos deverão explorar os desafios enfrentados na gestão de projetos em Ciências do Consumo.

Para quem se destina

Indicado para profissionais e empreendedores que necessitam de habilidades e ferramentas para a atuação nos setores de gestão e varejo, para os principais segmentos de consumo como: mercado de luxo, consumo popular, megaeventos, moda e beleza. O curso é voltado para os profissionais que precisam mapear e analisar os hábitos e práticas de consumo para a tomada de decisão.

Pré-requisitos

Para se candidatar ao programa de MBA em Estratégias e Ciências do Consumo, o candidato deve ter diploma de graduação e habilidade para leitura na língua inglesa.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Programa destinado para profissionais que precisam entender melhor o comportamento do consumidor, como construir personas e mapear a jornada de tomada de decisão do consumidor.”
Marcelo Boschi
Coordenador do curso

O que você irá aprender

Gestão estratégica

Apresentação direcionada aos estudantes entrantes para integração e apresentação do funcionamento da unidade, proposta pedagógica e metodológica, além dos setores e sistemas disponibilizados. Os seminários têm a participação de professores e coordenadores.

Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercadoalvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

Entender os cenários de mudança e como este transformou a forma de liderar equipes. Ao compreender a inteligência emocional e suas características, os participantes conhecerão o papel do novo líder e as ferramentas necessárias para uma boa liderança. Os participantes deverão ser capazes de identificar os estilos de equipes, contribuindo para o autodesenvolvimento como líder de equipe e o desenvolvimento da própria equipe. Estimular a aplicação prática dos conceitos de acordo com as oportunidades identificadas no dia a dia.

Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual. Mundo Vuca e transformação digital. Organizações exponenciais e estratégias inovadoras. Propósito. Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições). Cadeia e rede de valor, BSC, Canvas e Cenários.

O ambiente de marketing no contexto digital para o desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios.  Orientação para as práticas no desenvolvimento e implantação de ações voltadas para os resultados.

Ciências aplicadas ao consumo

As principais correntes teóricas sociais e a importância do “olhar antropológico” e dos valores socioculturais que permeiam as práticas e representações do consumo na contemporaneidade.

Aplicação do conceito de tendências/trends e das ferramentas de identificação e análise para a formulação de consumer insights. Ferramentas de pesquisa: etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo e co-criação. Tipologias com base em drives e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

Os processos e o comportamento dos consumidores online e as tomadas de decisão de compra. O planejamento, implementação e medição da estratégia de marketing e comunicação, em plataformas digitais, para alcançar os objetivos de negócios.

A jornada do consumidor. Técnicas de inbound marketing que variam da criação de conteúdo à promoção social, conversão e criação de leads. Qualificação, tráfego, vendas e retenção – o funil de conversão. O processo de nutrição na jornada de compra.

A evolução e as diferenças entre os modelos de gestão de canais. A gestão omnichannel e os desafios oferecidos pela nova maneira de comprar e vender. Os modos de interação no desenvolvimento de estratégias entre varejistas e consumidores na contemporaneidade. O entendimento dos conceitos de shopper e buyer. A transformação do ponto de venda em ponto de experiência.

Ampliar a visão estratégica sobre os aspectos que influenciam no processo de tomada de decisão de compra no PDV. Os projetos ambientais, de design e sociais para o planejamento da etapa de purchase. Desenvolver um olhar aprimorado para a busca de shopper insights com base na jornada do consumidor. A experiências do consumidor.

A neurociência aplicada aos métodos de pesquisa de mercado para permitir uma investigação direta, implícita e científica sobre as reais intenções de consumo. Introdução de conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, que permitem um maior aprofundamento no estudo do comportamento do consumidor. O processo de tomada de compra e consumo.

O Código de Defesa do Consumidor. Os direitos previstos na lei e as práticas comerciais relacionadas ao direito e à defesa do consumidor. As relações consumeristas, práticas abusivas, hipóteses cabíveis de dano moral, prazo de garantia, fato e vício dos produtos e serviços.

Métodos e modelos de análise

Os principais recursos de captura e análise de dados em larga escala como: HadoopSpark e bancos de dados NoSQL. As técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.

O ambiente de Business Intelligence e Data Warehouse. As idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações, sob a perspectiva tradicional e de big data.
As aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-lo em informações úteis para a tomada de decisão.

Domínio conexo

Os valores simbólicos e morais que norteiam o consumo de produtos e marcas premium. Exposição das especificidades e diferenças das práticas de consumo das elites brasileiras e estrangeiras (EUA, UE, Ásia). A apropriam de conceitos como uniqueness, exclusividade e personalité para a aproximação de marcas e consumidores.

Os valores simbólicos, morais e éticos das camadas populares no que tange ao consumo de bens e serviços. O conceito da chamada “nova classe média” e suas controvérsias. As singularidades das práticas de consumo das camadas populares brasileiras, tendo em vista, a relação entre produtos, espaços e pessoas.

Duas disciplinas de 24h ou três disciplinas de 16h.*

*O participante escolherá dentre as disciplinas regulares oferecidas por qualquer dos programas de Pós-Graduação “Lato Sensu” da ESPM. Nosso objetivo é facultar ao aluno a escolha de duas disciplinas que atendam seu interesse específico, customizando seu programa.  As eletivas podem ser escolhidas independentemente da turma, dia ou horário.

Projeto final

Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação, com o objetivo de construir um projeto, na área do consumo. Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

408h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 1.819,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 1.819,00

11x

R$ 2.482,81

+1x R$ 2.494,78

mensalidade

35x

R$ 925,92

+1x R$ 1.019,55

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 1.819,00

+

1x R$ 28.235,00

Matrícula

R$ 1.819,00

+

11x R$ 2.482,81

+

1x R$ 2.494,78

Matrícula

R$ 1.819,00

+

17x R$ 1.703,08

+

1x R$ 1.733,69

Matrícula

R$ 1.819,00

+

23x R$ 1.313,85

+

1x R$ 1.364,49

Matrícula

R$ 1.819,00

+

29x R$ 1.082,14

+

1x R$ 1.114,56

Matrícula

R$ 1.819,00

+

35x R$ 925,92

+

1x R$ 1.019,55

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista online.*

Entrevista
online

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Aonde o curso acontecerá?

ESPM Glória-Villa Aymoré

Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

MBA em estratégias e ciências do consumo

Início das aulas: 26/10/2021

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me

Por que escolher fazer a sua Pós e MBA na ESPM agora?

Conheça os benefícios que só a ESPM tem: