Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

MBA em Negócios e Marketing do Vinho

Em parceria com CIAS INNOVATION

Sobre o curso

O objetivo do curso é qualificar profissionais para atuarem na gestão e marketing dos negócios no setor de vinhos, com visão estratégica e domínio de ferramentas contemporâneas. Visando também fomentar o crescimento e desenvolvimento de empresas no segmento.

MBA em Negócios e Marketing do Vinho

Início das aulas: 14/04/2023

Dias da semana: Às sextas-feiras e sábados

Período: Noturno e integral

Horário: Sextas-feiras das 19h30 às 22h50 e sábados das 8h às 17h

Carga horária: 400h

R$ 900,00

1x Matrícula

35X R$ 1.204,44

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 21/04/2023

Sobre o curso

Vivências práticas e degustações de produtos de diferentes países e regiões

O MBA em Negócios e Marketing do Vinho é uma formação de pós-graduação, que capacita profissionais do mercado da bebida para atuarem nos mais altos níveis gerenciais e diretivos. A formação proporciona vivências práticas e degustações de produtos de diferentes países e regiões.

Toda a didática do curso integra técnicas de avaliação sensorial e comportamento do consumidor, baseados em modernas pesquisas, cases internacionais, estratégias eficazes e insights mercadológicos

HYFLEX

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização.
Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking. Ou participe virtualmente de onde estiver para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

* Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex

Para quem se destina

Profissionais que atuam ou almejam atuar em empresas da cadeia de negócios do vinho (diretores, gerentes, representantes comerciais e sommeliers de importadoras, lojas especializadas, supermercados, varejo, restaurantes, bares e hotéis) e buscam conhecimento sobre negócios através da imersão nos mais avançados conceitos de estratégias, gestão e marketing.

logo-cias-innovation-bgwhite

Centro Italiano di Analisi Sensoriale (CIAS Innovation)

O CIAS Innovation é um centro com mais de 20 anos de experiência. Com sede na Itália, possui foco nas pesquisas na área de análise sensorial e da ciência do consumo. A filosofia de inovação e qualidade levou a empresa a aprofundar projetos também no campo da neurociência, a fim de fornecer pesquisas mais completas ​​e resultados mais precisos. O CIAS propõe um método único para medir objetivamente as informações sensoriais, atenção, emoções e a carga cognitiva entre os consumidores e os produtos.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

O que você irá aprender

Desenvolve conhecimentos avançados sobre sistemas de gestão, baseados no conceito de cadeia de valor e suas interações com as políticas e estrutura organizacional. Aprofunda o conhecimento sobre técnicas de gestão direcionadas ao incremento da vantagem competitiva empresarial. Visa ampliar o conhecimento e habilidade no que tange à seleção e aplicação das estratégias de competição e crescimento para garantir, às empresas vinculadas a vinho, vantagens competitivas e sustentáveis por meio da criação do posicionamento estratégico de negócio; definição de estratégias, mix de produtos, público e mercados alvos.

Nas aulas práticas de avaliação sensorial, o aluno aprenderá sobre os principais caminhos para entender e avaliar vinhos. Desenvolve a compreensão da metodologia de degustação através da abordagem (approach) sensorial. As melhores técnicas para compreensão dos pontos fortes e fracos de cada bebida. O participante também é direcionado ao entendimento das características conclusivas dos vinhos, como nível de qualidade, potencial de guarda e estado de consumo.

Conhecer as principais aplicações das ferramentas de comunicação para sustentar as iniciativas estratégicas da empresa, com foco principal em 3 aspectos: papel estratégico da comunicação no composto de marketing; desenvolvimento do posicionamento da empresa e sua relação com demais elementos do mix de marketing; estuda, ainda, conceitos básicos de Branding, como valor, identidade e arquitetura da Marca.

O Brasil passa pelo melhor momento da história para a comercialização de vinhos. Apresenta, também, crescimento constante na qualidade dos produtos elaborados. Nas aulas sobre o Mercado do vinho no Brasil, será abordado o cenário comercial dos produtos locais e importados; a produção nacional, além das indicações geográficas e outros locais que vêm se destacando pela qualidade.

Visa conhecer as características do Marketing Digital e criar condições para a compreensão e gerenciamento do processo de comunicação digital, Marketing Viral, WEB marketing e Mobile Marketing.

Na aula prática sobre Terroir e vinhos do Velho Mundo, o aluno tem oportunidade de entender melhor as principais regiões vinícolas dos países europeus. Pontos fortes e fracos dos vinhos e suas principais características são abordados, além do posicionamento dos produtores, importadores e distribuidores.

Nos encontros sobre Terroir e vinhos do Novo Mundo, são abordados produtos das principais regiões não-Europeias; oportunidades de importação e exportação e comportamento do consumo em cada local. Abrange, principalmente, bebidas e mercados da América, assim como África do Sul, Oceania e outros.

Apresenta os fundamentos de finanças em relação à formação de preço no varejo; conceitos e métodos de avaliação de margem bruta e margem líquida; discorre sobre possíveis políticas financeiras de gestão de estoque no varejo, formas de promoção e estratégias de preço para manutenção do fluxo de caixa positivo.

Sendo o consumidor o alvo final de toda e qualquer ação de marketing, bem como parte central dos enfoques, estratégias e mudanças, este módulo apresenta e discute conceitos e teorias, que fundamentam decisões mercadológicas do ponto de vista psicológico, social, cultural e comportamental do consumidor. Aborda, também, os conceitos mais modernos e cases na área de Neurociência Aplicada e Consumer Behaviour.

Esta disciplina esclarece a lógica de e-commerce e e-business. Apresenta e aprofunda modelos de transações digitais, integração com clientes e fornecedores, além de aspectos de segurança transacional no comércio eletrônico. Trata, ainda, sobre novas oportunidades e tendências dos canais digitais.

Ensina uma visão ampla sobre processos e influências nos preços das bebidas, passando por compreensão das técnicas de elaboração tradicionais e modernas. Aborda sobre os estilos e perfis dos vinhos convencionais e de menor intervenção, além dos conceitos: orgânico, biodinâmico, natural e outros.

Trata as oportunidades e desafios para os vinhos importados no Brasil. Aborda sobre os acordos comerciais dos blocos econômicos aos quais o brasil faz parte, destacando os benefícios e desafios nas relações comerciais com esses mercados. Aborda as questões tarifárias e alfandegárias ligadas a importação e exportação de vinhos.

Estuda as estratégias dos vários modelos de canais de distribuição. Estabelece estratégias para a seleção, gerenciamento e controle de canais de distribuição e vendas. Reconhece a importância dos canais no mercado atual e desenvolve conceitos atuais de logística, facilitando o acesso do mercado aos produtos da empresa.

Propicia o entendimento dos negócios que relacionem vinho e alimentos. Aprende conceitos de harmonização com alimentos. Compreende as melhores oportunidades, por meio de estudos de casos e boas práticas, desenvolvidos pelos mais diversos canais de distribuição (lojas especializadas, restaurantes, bares, eventos privados) e consumidores.

Neste módulo, os alunos são desafiados a desenvolver um plano completo de negócios e/ou marketing, utilizando ferramentas contemporâneas de gestão. O plano deve contemplar alinhamento estratégico e seus desdobramentos em ações estratégicas, com base em análises consistente dos ambientes interno e externo.

*Viagem opcional não-incluída no investimento do programa.

Para promover a troca de informações e maior aprendizado, o programa prevê uma viagem internacional à Itália, acompanhada por professores do MBA para visitação em vinícolas locais, estudo de cases e novidades no setor. Todas as atividades acontecem em empresas italianas de reconhecimento internacional, referências no segmento; e universidades parceiras do CIAS Innovation. A imersão possui certificado internacional adicional emitido aos participantes que completarem o programa. O certificado é emitido pelo CIAS Innovation.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

400h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 900,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 450,00

Válido até o dia: 31/01/2023

11x

R$ 3.229,64

+1x R$ 3.245,11

mensalidade

35x

R$ 1.204,44

+1x R$ 1.326,01

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 900,00

+

1x R$ 36.728,00

Matrícula

R$ 900,00

+

11x R$ 3.229,64

+

1x R$ 3.245,11

Matrícula

R$ 900,00

+

17x R$ 2.215,36

+

1x R$ 2.255,19

Matrícula

R$ 900,00

+

23x R$ 1.709,06

+

1x R$ 1.774,74

Matrícula

R$ 900,00

+

29x R$ 1.407,64

+

1x R$ 1.449,95

Matrícula

R$ 900,00

+

35x R$ 1.204,44

+

1x R$ 1.326,01

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Onde o curso acontecerá?

ESPM Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 268 – Santo Antônio, Porto Alegre – RS

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

MBA em Negócios e Marketing do Vinho

Início das aulas: 14/04/2023

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me

LIFELONG LEARNING: O INESPERADO ACONTECE, ESCOLHA ESTAR PREPARADO!

Um encontro exclusivo para gerar insights valiosos e transformar a sua jornada profissional.