Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Mestrado

Mestrado em Comunicação e Consumo - Joinville

Aulas

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

12/03/2021

Modalidade

Presencial

Santa Catarina - Joinville

Período: Noturno

R$ 2.000,00

1x Matrícula

46X R$ 839,67

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

R$100,00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Selecione as preferências
do curso

Limpar

*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

Mestrado
Sobre o curso

Comunicação e Consumo

O Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Comunicação e Consumo é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, um dos mais qualificados do estado de São Paulo (único com nota 5) e com trajetória de credibilidade e respeitabilidade na área. Ofertado junto à Faculdade Ielusc, IES com mais de 20 anos de atuação e quase cem anos de história na educação da região nordeste de Santa Catarina, mantém o diferencial do PPGCOM-ESPM. Formar profissionais, pesquisadores e professores com domínio sólido das principais teorias e metodologias da comunicação e do consumo e capacitados a refletir sobre temáticas da contemporaneidade. O curso está organizado em duas linhas de pesquisa apresentadas abaixo:

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Instituição receptora do MINTER:

IELUSC - Instituto Superior e Centro educacional Luterano

450h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

Ao longo do curso você será apresentado às principais teorias, metodologias e temáticas das Ciências da Comunicação em sua interface com os Estudos do Consumo. Ao desenvolver sua dissertação, será orientado por pesquisadores experientes e atualizados, que lhe oferecerão suporte para abordar cientificamente temáticas de seu interesse.

Disciplinas

As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Teorias da mídia e suas principais ênfases. Os conceitos e contextos emergentes. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo. Profa. Eliza Bachega Casadei
Fundamentos da metodologia científica. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. O trabalho científico e a dissertação de mestrado em comunicação e consumo. Prof. João Carrascoza
Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. Os critérios de escrita e a elaboração do Relatório de Qualificação. Prof. Luiz Peres
Os marcos históricos da relação entre comunicação e consumo. A modernidade e as sociedades industriais. Principais conceitos e autores que analisam a comunicação e o consumo na modernidade. As tendências contemporâneas da relação comunicação e consumo. Principais conceitos e autores que analisam a comunicação e o consumo nas sociedades pós-industriais e midiatizadas. Profa. Gisela Castro
As principais teorias e conceitos dos estudos de recepção. A caracterização dos receptores e dos consumidores na realidade contemporânea. Os contextos macrossociais articulados à comunicação e o consumo, da modernidade à contemporaneidade. Profa. Márcia Tondato
As principais teorias e conceitos no campo da produção e de suas lógicas. A caracterização das estratégias midiáticas na realidade contemporânea. As lógicas de produção associadas à comunicação e ao consumo, da modernidade à contemporaneidade. Profa. Tânia Hoff
Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, tecnologias informacionais e comunicação. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica. Profa. Gabriela Almeida
As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo. Profa. Mônica Rebecca
O consumo de mídia, de conteúdos e formas midiáticas. As novas tecnologias de comunicação e informação. Culturas e sociedade tecnológica. Ambiências digitais e redes sociais e sus implicações na comunicação e no consumo. Profa. Egle Spinelli
Créditos exigidos em módulos: 18 (14 em obrigatórios e 4 em eletivos) = (CH 280) Créditos exigidos em atividades complementares: 8 = (CH 110) Créditos em Supervisão de Dissertação (último semestre letivo do Curso): 4 = (CH: 60) Total: 30 (CH: 450)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
0

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

0

PROVA ORAL

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas, que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. O processo seletivo consiste das seguintes etapas, classificatórias e eliminatórias:

  1. Avaliação da documentação, do pré-projeto de pesquisa e do currículo Lattes;
  2. Provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), com consulta a dicionário impresso;
  3. Prova oral, com avaliação de pré-projeto de pesquisa.

As provas de língua estrangeira e a prova oral serão realizadas na sede do IELUSC (cidade de Joinville).

Ofertado em formato modular, o curso acontece em dois finais de semana por mês, às quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h e 14h às 18h.

Obs. No último semestre não há módulos disciplinares: o aluno cursará supervisão de dissertação

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 2.000,00

matrícula

22x

R$ 1.529,80

+1x R$ 1.593,24

mensalidade

46x

R$ 839,67

+1x R$ 982,38

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 2.000,00

+

1x R$ 33.190,00

Matrícula

R$ 2.000,00

+

22x R$ 1.529,80

+

1x R$ 1.593,24

Matrícula

R$ 2.000,00

+

34x R$ 1.079,09

+

1x R$ 1.173,66

Matrícula

R$ 2.000,00

+

46x R$ 839,67

+

1x R$ 982,38

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

 

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

 

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seus contatos e falaremos com você

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me

APROVADOS NO MINTER EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO (ESPM/IELUSC) - 2021-1

1. lugar:  RAFAELA CAVINATO BULLA 
2. lugar: MARIANA GONÇALVES PEREIRA 
3. lugar: ANA PAULA DA SILVA 
4. lugar: ANNA CAROLINA VAVASSORI DEMARCHE 
5. lugar: GISELLE ROSA DA SILVA MARQUES DOMINGUES 
6. lugar: ANTONIO FERNANDO RODRIGUES PINTO 
7. lugar: KELLY APARECIDA BROLIANI DALBEN 
8. lugar: ADRIANO DOS SANTOS FELIZARDO 
9. lugar: EDIANI BEDA