Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Mestrado

Mestrado em Administração (Minter)

Aulas

Às sextas-feiras, sábados e domingos

Data de início

31/07/2020

Modalidade

Presencial

São Paulo - Álvaro Alvim

Período: Noturno

R$ 2.000,00

1x Matrícula

46X R$ 1.572,32

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

R$100,00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Selecione as preferências
do curso

Limpar

*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

site_bg_nw_0015_Layer-14-min-min
Sobre o curso

Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

O curso de mestrado concentra-se na área de administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

600h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

Para obtenção do título de mestre, o estudante necessita cumprir 40 créditos (600 horas/aula), sendo 24 créditos (360 horas/aula) em disciplinas, 02 créditos (30 horas/aula) em atividades complementares e 14 créditos (210 horas/aula) atribuídos ao trabalho da dissertação. As disciplinas são as seguintes:

Disciplinas

O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação. Ementa: As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo geral desta disciplina é auxiliar os alunos na construção de um estudo qualitativo em nível de mestrado. Ementa: Estudos qualitativos na pesquisa em Administração: método de estudo de caso qualitativo, grounded theory, pesquisa-ação, história oral. Técnicas de coleta e de tratamento dos materiais qualitativos. A validação dos resultados de pesquisas conduzidas com o suporte do método qualitativo. O desenvolvimento da análise de conteúdo e o software Atlasti.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa: A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que permitam auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de administração. Busca-se propiciar ao estudante uma visão introdutória das principais técnicas utilizadas, estimulando-o à adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-o para a busca e análise estruturada das informações.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área. Examina-se como as organizações identificam, desenvolvem e gerenciam produtos e marcas. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos. Ementa: Introdução ao marketing e ao marketing global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. Conceituação produto e marca. Pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional. Elementos de marca em diferentes mercados; efeito País de origem; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da estratégia e da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional .Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias críticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor com um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

A disciplina procura desenvolver a proficiência em análise econômica voltada à área de estratégia, principalmente em Negócios Internacionais, de forma a permitir tanto a leitura dos textos com conteúdo econômico quanto a elaboração de artigos com maior consciência e utilização das teorias econômicas subjacentes. Ementa Ciência Econômica; Economia da Estratégia; falhas de mercado; oferta e demanda; teoria dos custos; teoria dos jogos; fronteiras horizontais e verticais da organização; mercados e análise competitiva; investimentos diretos estrangeiros.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa: Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do mestrado e é a última a ser oferecida. Nesse momento, em geral os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são: Reforçar junto aos estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação; Auxiliar os estudantes a pensarem oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações; Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção; Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Os estudantes desse curso são elegíveis para se matricularem nas disciplinas oferecidas em São Paulo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ESPM), se assim desejarem.

 

Em Cuiabá, as disciplinas serão oferecidas na instituição receptora do MINTER, a FACIPAN (Avenida Dom Bosco nº 1.460, Bairro Centro, Cuiabá – MT, – CEP – 78.020-050).

 

*Algumas disciplinas poderão ser substituídas em caso de alterações no corpo docente do curso.

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
0

Avaliação da documentação e pré-projeto de pesquisa

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
0

PROVA ORAL

0

Teste ANPAD

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade.**

O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado entre 4 e 6 páginas para os candidatos ao Programa de Mestrado ou ao Programa de Doutorado (fonte: Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 linha) e conter os seguintes itens:

  • Capa com o Título provisório e Identificação do Candidato
  • Introdução: contextualização e introdução à temática contendo:
    • Problema de Pesquisa
    • Objetivos
    • Justificativa
  • Fundamentação Teórica
  • Metodologia
  • Cronograma Proposto
  • Referências
Mais detalhes sobre o pré-projeto de pesquisa podem ser consultados  AQUI

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

matrícula

22x

R$ 2.950,68

+1x R$ 3.073,04

mensalidade

46x

R$ 1.572,32

+1x R$ 1.839,28

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 2.000,00

+

1x R$ 62.153,00

Matrícula

R$ 2.000,00

+

22x R$ 2.950,68

+

1x R$ 3.073,04

Matrícula

R$ 2.000,00

+

34x R$ 2.022,93

+

1x R$ 2.200,38

Matrícula

R$ 2.000,00

+

46x R$ 1.572,32

+

1x R$ 1.839,28

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

 

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

 
  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seus contatos e falaremos com você

Onde o curso acontecerá?

ESPM Álvaro Alvim

Rua Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me