Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Dias de aula:
Horário:
Formação em:
Duração:
Inscrições até:
Sobre
O curso de Pós-graduação em Jornalismo e Comunicação de Moda e Beleza da ESPM em parceria com a revista Glamour traz uma grade de disciplinas com conteúdos estruturantes sobre cultura de moda, comportamento, comunicação e mercado, ao mesmo tempo em que oferece ferramentas práticas para atuação em jornalismo, storytelling, branding, plataformas digitais e produção de conteúdo
multimídia.
O programa é direcionado para jornalistas, comunicadores, publicitários, profissionais da moda e criadores que desejam se aprofundar nesse ecossistema com visão crítica, criativa e estratégica.Mais do que uma especialização técnica, este curso propõe uma imersão nos códigos simbólicos da moda e em seus múltiplos desdobramentos como linguagem. É uma formação para quem deseja ocupar espaços de influência, seja na imprensa, nas marcas ou nas plataformas dos meios digitais, com consistência ética, repertório cultural e capacidade de provocar reflexão, tendo como foco também as habilidades técnicas.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ. A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência nas áreas de marketing de moda e beleza, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo. Os benefícios oferecidos pela Glamour são: Convites do Leader in Class; Acesso ao conteúdo da Glamour Digital: 1 ano de cortesia ao app Globo Mais; Encontro anual com a Redação; benefícios em eventos exclusivos; Publicação dos projetos finais (TCC) na Glamour Digital.
O surgimento de novas mídias e de novas formas de comunicação com o consumidor faz com que profissionais precisem estar sempre atualizados.
Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado.
Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
perfil
Estudantes e profissionais que desejam obter habilidades na área de jornalismo de moda e beleza para atuarem no mercado editorial
Para aqueles que desejam atuar com a produção de conteúdos de marcas de moda e beleza, obtendo uma visão atual e estratégica do segmento de comunicação.
Para profissionais que têm como objetivo atuarem com produção de conteúdo de moda e beleza tendo como expertise estratégia e técnicas jornalísticas.
Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
A disciplina apresenta os principais marcos históricos e transformações socioculturais da moda, evidenciando como os trajes refletem valores, comportamentos e estruturas sociais ao longo do tempo. Propõe uma leitura crítica da moda como fenômeno histórico e linguagem simbólica. Analisa rupturas, permanências e os ciclos que moldam a estética e o consumo. O foco está na compreensão da moda como documento cultural.
Com uma visão da história atual do jornalismo de moda e beleza, essa disciplina apresenta como surgiu o jornalismo especializado para o público feminino e como as marcas fizeram parte desta construção interdisciplinar. O aluno mergulha no contexto da sociedade de consumo para compreender melhor como se revela a relação do jornalismo de moda e beleza com o indivíduo que surge a partir das novas dinâmicas sociais.
Aborda a moda como linguagem e expressão cultural, conectando seus códigos à sociedade de consumo contemporânea. Explora os sistemas de significação e o papel da mídia na construção de desejos e identidades. O aluno compreende a moda como manifestação simbólica e campo de comunicação. Traz contribuições da antropologia, sociologia, da semiótica e dos estudos do consumo. A disciplina oferece base teórica para pensar moda criticamente.
A disciplina investiga os movimentos socioculturais que influenciam os desejos, hábitos e padrões de consumo na moda e como as marcas adotam esse padrão em suas coleções. Apresenta métodos de observação e análise de tendências com base em comportamento, valores e estilo de vida. Estimula o olhar investigativo sobre micro e macro-tendências. Aborda também os ciclos de inovação e difusão. Aponta caminhos para interpretação estratégica de sinais culturais em coleções de moda, desfiles e linguagens de marcas.
Introduz técnicas e critérios para identificar, organizar e propor pautas jornalísticas no universo da moda. Discute a relevância da curadoria editorial diante do excesso de informações. O aluno desenvolve a habilidade de pensar pautas originais, alinhadas ao veiculo, contexto, tempo e público-alvo. É a partir desta disciplina que o aluno começa a ter noção do que é exigido numa matéria jornalística
Apresenta fundamentos e técnicas de redação jornalística aplicadas ao contexto da moda, com foco em clareza, objetividade e estilo. Aborda os diferentes formatos: notas, matérias, críticas, reportagens e editoriais. Estimula o desenvolvimento de uma voz autoral e criativa. Trabalha com reescrita, edição e adequação ao veículo. Explora exemplos reais e exercícios práticos em sala.
A disciplina aborda o processo criativo na moda a partir da construção visual e simbólica de imagens. Analisa conceitos como moodboard, storytelling visual e linguagem estética. O aluno compreende como se dá a criação de narrativas imagéticas para campanhas, editoriais e conteúdos digitais. Estimula o repertório estético e o olhar crítico.
Apresenta as particularidades da cobertura de moda em mídias impressas como revistas, jornais e suplementos especializados. Analisa gêneros textuais, estrutura editorial, periodicidade e linguagem. Discute o papel da crítica, da curadoria e do editorial de moda no impresso. Estimula o olhar analítico e refinamento da escrita. Trabalha com exemplos de revistas e sites nacionais e internacionais.
Explora os formatos e estratégias de produção de conteúdo jornalístico em ambientes digitais como sites, blogs, newsletters e redes sociais. Apresenta as linguagens específicas de cada plataforma. Discute algoritmos, engajamento e estética digital. Estimula o domínio de ferramentas como Canvas, plataformas de CMS e SEO básico. O foco é preparar o aluno para atuar em ambientes digitais com repertório e técnica.
Apresenta os fundamentos da semiótica como ferramenta de leitura crítica de desfiles de moda e coleções. O aluno aprende a interpretar os signos visuais, simbologias, arquétipos e narrativas construídas nas apresentações. Discute linguagem de passarela, cenografia, trilha, styling e casting. Estimula a decodificação de sentidos nas coleções para construir uma matéria jornalística.
Capacita o aluno a realizar coberturas jornalísticas de eventos de moda com agilidade, consistência e apuração. Explora formatos como live reports, resenhas, entrevistas e bastidores. Trabalha a preparação pré-evento, credenciamento, contato com fontes e follow-up. Simula experiências práticas de cobertura. Aborda também a cobertura para redes sociais e plataformas em tempo real.
Uma disciplina para o aluno colocar em prática a habilidade da escrita jornalística. A disciplina foca na produção de matérias jornalísticas. O aluno desenvolve todas as etapas: apuração, entrevista, redação, edição e título. Estimula a construção de narrativas autorais com embasamento e fluidez. Apresenta critérios de noticiabilidade, construção do lead e estrutura de texto.
Apresenta as estratégias de RP aplicadas à moda, com foco em relacionamento com a imprensa, influência e construção de imagem pública. O aluno compreende o papel da assessoria em lançamentos, eventos e campanhas. Discute o press release, o mailing, os press kits e o follow-up com jornalistas. Trabalha com estudos de caso reais. Estimula a visão integrada entre conteúdo e reputação de marca de moda.
Apresenta os fundamentos do conteúdo de marca (branded content) aplicado ao setor de moda, integrando storytelling, posicionamento e valor simbólico. O aluno aprende a produzir conteúdos relevantes que traduzam a identidade da marca. Discute ética, linguagem e formatos (vídeo, texto, campanha). Explora cases nacionais e internacionais. Estimula o equilíbrio entre criatividade e estratégia.
Elaboração de um projeto final, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O aluno terá que apresentar em grupo uma proposta de uma revista digital no Instagram. Todos os alunos deverão ter uma postagem com matérias próprias e ter a construção coerente de um veiculo na plataforma digital. O trabalho terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
Aulas on-line, ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessar as aulas gravadas, quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ).
A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais na carreira.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
são da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Um megaevento que acontece uma vez por ano e reúne estudantes de todos os cursos. Durante um sábado inteiro, todos aproveitam para interagir, se conectar e acompanhar uma programação pensada especialmente para o público.
Local: Campus Álvaro Alvim

Uma série de encontros temáticos por mês, presenciais e on-line, recheados de discussões atuais e dinâmicas. Feitos para trocar ideias e estabelecer laços profissionais, os Happenings acontecem em horários que não atrapalham as aulas.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
“Um curso inovador na área de comunicação que oferece todas as habilidades e visão estratégica para quem deseja fazer a diferença na área de jornalismo de moda e beleza ou com produção de conteúdo. Com professores altamente qualificados, o aluno se forma tendo a competência de atuar com liderança no mercado.”
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2025 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato