Pós-graduação em Jornalismo e Comunicação de Moda e Beleza

Uma pós-graduação voltada para a formação de profissionais que desejam atuar no mercado editorial ou em marcas de moda e beleza na área de conteúdo, tendo como foco estratégia e técnicas jornalísticas.

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Formação em:

06/2027

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

30/04/2026
Início das aulas:
29/04/2026

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Pós-graduação em Jornalismo e Comunicação de Moda e Beleza

O curso de Pós-graduação em Jornalismo e Comunicação de Moda e Beleza da ESPM em parceria com a revista Glamour traz uma grade de disciplinas com conteúdos estruturantes sobre cultura de moda, comportamento, comunicação e mercado, ao mesmo tempo em que oferece ferramentas práticas para atuação em jornalismo, storytelling, branding, plataformas digitais e produção de conteúdo
multimídia.

O programa é direcionado para jornalistas, comunicadores, publicitários, profissionais da moda e criadores que desejam se aprofundar nesse ecossistema com visão crítica, criativa e estratégica.Mais do que uma especialização técnica, este curso propõe uma imersão nos códigos simbólicos da moda e em seus múltiplos desdobramentos como linguagem. É uma formação para quem deseja ocupar espaços de influência, seja na imprensa, nas marcas ou nas plataformas dos meios digitais, com consistência ética, repertório cultural e capacidade de provocar reflexão, tendo como foco também as habilidades técnicas.

glamour logo png 4461020

Em parceria com Glamour

Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ. A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência nas áreas de marketing de moda e beleza, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo. Os benefícios oferecidos pela Glamour são: Convites do Leader in Class; Acesso ao conteúdo da Glamour Digital: 1 ano de cortesia ao app Globo Mais; Encontro anual com a Redação; benefícios em eventos exclusivos; Publicação dos projetos finais (TCC) na Glamour Digital.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes Áreas Temáticas:

Comunicação e Novas Mídias

O surgimento de novas mídias e de novas formas de comunicação com o consumidor faz com que profissionais precisem estar sempre atualizados.

Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado.

Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Comunicação e Novas Mídias
0%
Marketing. Estratégia e Gestão
0%
Criatividade e Inovação em Negócios
0%

perfil

Esta formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se a Pós-Graduação é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.

A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor:

A disciplina apresenta os principais marcos históricos e transformações socioculturais da moda, evidenciando como os trajes refletem valores, comportamentos e estruturas sociais ao longo do tempo. Propõe uma leitura crítica da moda como fenômeno histórico e linguagem simbólica. Analisa rupturas, permanências e os ciclos que moldam a estética e o consumo. O foco está na compreensão da moda como documento cultural.

Com uma visão da história atual do jornalismo de moda e beleza, essa disciplina apresenta como surgiu o jornalismo especializado para o público feminino e como as marcas fizeram parte desta construção interdisciplinar. O aluno mergulha no contexto da sociedade de consumo para compreender melhor como se revela a relação do jornalismo de moda e beleza com o indivíduo que surge a partir das novas dinâmicas sociais.

Aborda a moda como linguagem e expressão cultural, conectando seus códigos à sociedade de consumo contemporânea. Explora os sistemas de significação e o papel da mídia na construção de desejos e identidades. O aluno compreende a moda como manifestação simbólica e campo de comunicação. Traz contribuições da antropologia, sociologia, da semiótica e dos estudos do consumo. A disciplina oferece base teórica para pensar moda criticamente.

A disciplina investiga os movimentos socioculturais que influenciam os desejos, hábitos e padrões de consumo na moda e como as marcas adotam esse padrão em suas coleções. Apresenta métodos de observação e análise de tendências com base em comportamento, valores e estilo de vida. Estimula o olhar investigativo sobre micro e macro-tendências. Aborda também os ciclos de inovação e difusão. Aponta caminhos para interpretação estratégica de sinais culturais em coleções de moda, desfiles e linguagens de marcas.

Introduz técnicas e critérios para identificar, organizar e propor pautas jornalísticas no universo da moda. Discute a relevância da curadoria editorial diante do excesso de informações. O aluno desenvolve a habilidade de pensar pautas originais, alinhadas ao veiculo, contexto, tempo e público-alvo. É a partir desta disciplina que o aluno começa a ter noção do que é exigido numa matéria jornalística

Apresenta fundamentos e técnicas de redação jornalística aplicadas ao contexto da moda, com foco em clareza, objetividade e estilo. Aborda os diferentes formatos: notas, matérias, críticas, reportagens e editoriais. Estimula o desenvolvimento de uma voz autoral e criativa. Trabalha com reescrita, edição e adequação ao veículo. Explora exemplos reais e exercícios práticos em sala.

A disciplina aborda o processo criativo na moda a partir da construção visual e simbólica de imagens. Analisa conceitos como moodboard, storytelling visual e linguagem estética. O aluno compreende como se dá a criação de narrativas imagéticas para campanhas, editoriais e conteúdos digitais. Estimula o repertório estético e o olhar crítico.

Apresenta as particularidades da cobertura de moda em mídias impressas como revistas, jornais e suplementos especializados. Analisa gêneros textuais, estrutura editorial, periodicidade e linguagem. Discute o papel da crítica, da curadoria e do editorial de moda no impresso. Estimula o olhar analítico e refinamento da escrita. Trabalha com exemplos de revistas e sites nacionais e internacionais.

Explora os formatos e estratégias de produção de conteúdo jornalístico em ambientes digitais como sites, blogs, newsletters e redes sociais. Apresenta as linguagens específicas de cada plataforma. Discute algoritmos, engajamento e estética digital. Estimula o domínio de ferramentas como Canvas, plataformas de CMS e SEO básico. O foco é preparar o aluno para atuar em ambientes digitais com repertório e técnica.

Apresenta os fundamentos da semiótica como ferramenta de leitura crítica de desfiles de moda e coleções. O aluno aprende a interpretar os signos visuais, simbologias, arquétipos e narrativas construídas nas apresentações. Discute linguagem de passarela, cenografia, trilha, styling e casting. Estimula a decodificação de sentidos nas coleções para construir uma matéria jornalística.

Capacita o aluno a realizar coberturas jornalísticas de eventos de moda com agilidade, consistência e apuração. Explora formatos como live reports, resenhas, entrevistas e bastidores. Trabalha a preparação pré-evento, credenciamento, contato com fontes e follow-up. Simula experiências práticas de cobertura. Aborda também a cobertura para redes sociais e plataformas em tempo real.

Uma disciplina para o aluno colocar em prática a habilidade da escrita jornalística. A disciplina foca na produção de matérias jornalísticas. O aluno desenvolve todas as etapas: apuração, entrevista, redação, edição e título. Estimula a construção de narrativas autorais com embasamento e fluidez. Apresenta critérios de noticiabilidade, construção do lead e estrutura de texto.

Apresenta as estratégias de RP aplicadas à moda, com foco em relacionamento com a imprensa, influência e construção de imagem pública. O aluno compreende o papel da assessoria em lançamentos, eventos e campanhas. Discute o press release, o mailing, os press kits e o follow-up com jornalistas. Trabalha com estudos de caso reais. Estimula a visão integrada entre conteúdo e reputação de marca de moda.

Apresenta os fundamentos do conteúdo de marca (branded content) aplicado ao setor de moda, integrando storytelling, posicionamento e valor simbólico. O aluno aprende a produzir conteúdos relevantes que traduzam a identidade da marca. Discute ética, linguagem e formatos (vídeo, texto, campanha). Explora cases nacionais e internacionais. Estimula o equilíbrio entre criatividade e estratégia.

Elaboração de um projeto final, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O aluno terá que apresentar em grupo uma proposta de uma revista digital no Instagram. Todos os alunos deverão ter uma postagem com matérias próprias e ter a construção coerente de um veiculo na plataforma digital. O trabalho terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Duração:

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line, ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessar as aulas gravadas, quando for mais conveniente.


O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ).

A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais na carreira.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

são da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM:

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

redetematica evento2

Rede temática

Um megaevento que acontece uma vez por ano e reúne estudantes de todos os cursos. Durante um sábado inteiro, todos aproveitam para interagir, se conectar e acompanhar uma programação pensada especialmente para o público.

Save the date

24 de outubro de 2026, das 10h às 16h

Local: Campus Álvaro Alvim

Happenings-2023-(5)

Happenings

Uma série de encontros temáticos por mês, presenciais e on-line, recheados de discussões atuais e dinâmicas. Feitos para trocar ideias e estabelecer laços profissionais, os Happenings acontecem em horários que não atrapalham as aulas.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

inovacao-pedagogica-nip

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Moda e Beleza

Este curso faz parte do HUB de Moda e Lifestyle

No Hub ESPM de Moda & Lifestyle, acreditamos que estilo vai além do visual, ele expressa identidade, cultura e inovação. Aqui, moda e lifestyle se convergem como narrativas que moldam tendências, comportamentos e negócios.

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Pesquisadora e Consultora na área de Branding e Consumo de Moda e Luxo

Coordenação do Curso

Professora Andreia Meneguete
Andréia Meneguete
Pesquisadora e consultora de comunicação e branding na área de moda e luxo

“Um curso inovador na área de comunicação que oferece todas as habilidades e visão estratégica para quem deseja fazer a diferença na área de jornalismo de moda e beleza ou com produção de conteúdo. Com professores altamente qualificados, o aluno se forma tendo a competência de atuar com liderança no mercado.”

investimento

Escolha a melhor opção para ter uma formação de excelência

Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

30/03/2026

Após essa data:

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

Em até:

+

OU 

R$ 21.103,00

À vista

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.

 

Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.

 

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

55 0800 607 3777

Nosso e-mail

[email protected]

Translate

According to your choice

Avise-me

Avise-me

Preencha o formulário para que a equipe

ESPM para Empresas entre em contato