Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Prime MBA em Big Data aplicado ao Marketing e Negócio

Sobre o curso

Desenvolver gestores e profissionais de marketing com foco em visão estratégica e conhecimento técnico que permite planejar ações relevantes e inovadoras baseada em decisões estruturadas.

A grade curricular consolida conhecimentos de Marketing estratégico, Negócios, Tecnologia, Big Data e Inteligência Artificial em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

Prime MBA em Big Data aplicado ao Marketing e Negócio

Dias da semana: Às sextas-feiras e aos sábados

Período: Noturno

Horário: Sexta-feira das 19h às 22h20 e sábados das 8h às 17h

Carga horária: 400h

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Objetivo do curso

Atualmente, a aplicação do Big Data e da inteligência artificial abrange diversas áreas ligadas à interação humana e envolve inclusive as áreas de marketing e negócios. Os profissionais de marketing e lideranças de mercado precisam entender a capacidade de ter uma visão abrangente e em tempo real da jornada do comprador. Isto ocorre porque, como consumidores, nossas ações podem ser rastreadas, registradas e agregadas a um grau sem precedentes. Aplicações abertas permitem integrações com o clique de um botão, conectando dados e dispositivos. Plataformas de comunicação sofisticadas e conteúdo contextual tornam realmente possível entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. Trabalhar com dados de registros de vendas, de redes sociais, de geolocalização, de modelos comportamentais de previsão, consumer insights, torna-se cada mais comum nas empresas de qualquer porte. Modelos tradicionais de previsão tendem a se tornar lentos se considerarmos grandes volumes de dados.

 

Desta forma, o conceito de Big Data surge como nova grande força nas organizações. A pergunta que se busca responder é como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégicas a tomada de decisão das empresas? Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade definem as dimensões básicas do Big Data. Para trabalhar nestas dimensões há a necessidade de organizarmos as informações para podermos efetivamente analisá-las de forma razoável e factível. Conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados, é tarefa dos novos gestores.

 

O Marketing e o Mercado atravessam mudanças onde as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos das áreas precisam ser adaptados ao novo contexto digital dominado por tecnologias e métodos ligados às áreas de tecnologia e ciência de dados, entre elas o cada vez mais dominante campo de estudos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Incorporar os avanços desta revolução às estratégias de marketing e gestão para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade. E como forma de atender à nova demanda, o curso PRIME MBA EM BIG DATA APLICADO AO MARKETING E NEGÓCIO oferece visão estratégica sobre essas novas técnicas desenvolvidas com as principais técnicas de manipulação e análise do conceito de Big Data para sua aplicação em negócios, através de trilhas de aprendizagem compostas por:

 

1) Aulas com sponsors (gestores de alto nível de marcas relevantes): Alice Oliveira (CMO DELL) e Renato Winnig (Global Brand Manager NATURA);

 

2) Aulas com professores de instituições internacionais renomadas: Diego Costa (Nova Lisboa – Marketing Insights), Cristella Bairrada (Universidade de Coimbra – Branding) e Greice Garbaccio (Sorbonne Université – ESG);

 

3)  Aulas com professores da ESPM com sólida formação acadêmica e atuação no mercado como empresários, executivos ou consultores;

 

4) Projetos experienciais semestrais onde os alunos consolidam o aprendizado com método learning by doing aplicados à realidade de suas empresas e com mentorias, sendo o projeto final apresentado em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores;

 

5) Imersão nacional com viagem à sede da ESPM em outra cidade, onde terão aulas com professores da unidade e visitas técnicas a empresas da região.

Para quem se destina

Dirigido a gestores, empreendedores e profissionais das áreas de gestão, marketing, tecnologia, negócios, comunicação, operações entre outras, que desejam se aprimorar para conduzir estratégia e ações relacionadas a transformação digital, marketing e ciência de dados aplicada a negócios. Aprimora o conhecimento de líderes de equipes de Marketing, Inteligência de Negócio e Tecnologia, analistas, coordenadores e líderes de projetos, bem como profissionais em fase de crescimento, ou reconhecimento profissional. 

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

O que você irá aprender

As disciplinas do curso são apoiadas por aulas conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica através de dinâmicas, cases e análises críticas são parte integrante das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado participativo. A seguir, são apresentadas as disciplinas que compõem o curso:

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Entendimento das áreas de Tecnologia da Informação e Marketing nas corporações. Apresenta o conceito de sistemas integrados de gestão ERP – Enterprise Resource Planning, Supply Chain, Canais, Segurança da Informação, entre outros.

Na primeira visão de mercado por sponsor, a CMO da DELL, Alice Oliveira, vai trazer a sua visão sobre o marketing 5.0 e a harmonização entre tecnologia e humanização nas estratégias de negócios, apresentando melhores práticas e cases relevantes para a compreensão do marketing na era digital.

Nesta disciplina com professora internacional, a Prof. Cristella Bairrada, da Universidade de Coimbra, vai falar sobre fundamentos de branding para a construção e gestão de marcas de valor.

A disciplina auxilia os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking,  Business Model Generation e storytelling. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas pratique os conceitos, se tornando um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes. Permite a construção da experiência do usuário em um projeto de design digital, através da criação de personas, definição de cenários para priorização de requisitos, construção de protótipos de baixa-média fidelidade e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

Aborda cultura empreendedora e a capacidade de transformar ideias em realidade permitindo a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades. Discute as possibilidades de empreendedorismo como carreira, para concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora. Explorar a mentalidade empreendedora dentro das organizações fundamental para todas as empresas, independente do porte, segmento ou tempo de mercado. Reflete sobre os fatores de sucesso de novos empreendimentos dentro de empresas já existentes. Apresentar um panorama do empreendedorismo no Brasil, incluindo as opções de funding, os programas e aceleradoras existentes e exemplos de projetos em andamento. 

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais esta transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios relacionadas ao movimento de transformação digital a fim de promover os insights para compreender as mudanças culturais e o mindset nas organizações digitais, com objetivo de entender a mudança constante do ambiente empresarial mais dinâmico e digital.

A disciplina visa permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, os impactos na sociedade, nas pessoas, no ambiente de negócios. Apresentar o que é tendência nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, machine learning, data science, blockchain, IoT, Edge Computing. Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação. Explorar análise de dados e programas de inteligência que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações com Visual Analytics e Automated Machine Learning (AutoML).

Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre o tema CRM (Customer Relationship Management), levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes. Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais e analíticas de CRM. Mercado; Plataformas de CRM. Visa compreender os canais de marketing, quais são as decisões que as empresas enfrentam no desenvolvimento, administração, avaliação e modificação de seus canais, quais tendências estão ocorrendo na dinâmica dos canais e como as empresas podem criar vantagens através do desenvolvimento de estratégias

Na segunda visão de mercado por sponsor, teremos a participação de um líder da área de Big Data e Inteligência Artificial que irá compartilhar sua visão e a aplicação destes conceitos em cases de mercado

Nesta disciplina com professor internacional, o Prof. Diego Costa, da NOVA IMS de Lisboa, vai falar sobre marketing insights, apresentando as principais tendências de marketing e comportamento de consumo no pós pandemia.

A disciplina auxilia os alunos a entender conceitos e aplicações típicas envolvendo Big Data no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir o paradigma de decisão que projetos envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing. Trazer uma visão sobre as principais formas atuais dos tipos e técnicas de Big Data, apresentando exemplos de algumas técnicas de integração com sistemas e as arquiteturas utilizadas na implementação Big Data. A disciplina aplica um estudo de caso prático essencial para análises em uma empresa.

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna. Aborda o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia. Apresenta o conceito de ciclo de vida dos dados aplicando o mesmo na gestão de projetos. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares e contextos ágeis.

Entender as novas dinâmicas, técnicas e estratégias de marketing, no que diz respeito a criação, lançamento de manutenção de produtos digitais. Capacitar o aluno a desenvolver estratégias de negócios direcionada a crescimento exponencial.

Discutir as principais diferenças e similaridades do marketing tradicional e do crescimento exponencial.

Nesta etapa os alunos terão uma imersão de três dias (quinta, sexta e sábado) em uma das unidades da ESPM fora de Porto Alegre para os alunos desta unidade (Florianópolis, São Paulo ou Rio de Janeiro) ou fora de Florianópolis para os alunos desta unidade (Porto Alegre, São Paulo ou Rio de Janeiro). Esta imersão será composta por aulas com professores expoentes da unidade e visitas técnicas a empresas emblemáticas da região.

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

400h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Intercâmbio - Módulos internacionais

Católica Porto Business School

Porto - Portugal

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

Intercâmbio - Módulos internacionais

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Intercâmbio - Módulos internacionais

The Manhattan Institute of Management

Nova York - EUA

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 900,00

+

1x R$ 34.325,00

Matrícula

R$ 900,00

+

11x R$ 3.018,33

+

1x R$ 3.032,84

Matrícula

R$ 900,00

+

17x R$ 2.070,41

+

1x R$ 2.107,74

Matrícula

R$ 900,00

+

23x R$ 1.597,24

+

1x R$ 1.658,65

Matrícula

R$ 900,00

+

29x R$ 1.315,54

+

1x R$ 1.355,15

Matrícula

R$ 900,00

+

35x R$ 1.125,63

+

1x R$ 1.239,51

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Portador de necessidades especiais

Encaminhe um e-mail para [email protected] indicando os recursos que necessita para participar do curso. Nossa equipe de suporte retornará seu contato.

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Onde o curso acontecerá?

ESPM Florianópolis

Rodovia José Carlos Daux, 4.150 – Saco Grande, Florianópolis – SC

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Prime MBA em Big Data aplicado ao Marketing e Negócio

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me