Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Prime MBA em Estratégia, ESG e Inovação

Sobre o curso

Este programa visa preparar profissionais, gestores e empreendedores para os desafios da gestão em um ambiente de negócios cada vez mais volátil e em transformação.

O curso aborda modelos estratégicos e ferramentas de gestão, desenvolvendo e analisando estratégias, elaborando o conceito e a aplicabilidade do ESG (Environmental, Social and Governance), considerando aspectos ambientais, sociais e de governança na gestão e nos caminhos dos negócios existentes e dos novos modelos de negócios, considerando práticas de gestão da inovação cada vez mais adaptadas a versatilidade do mercado.

Prime MBA em Estratégia, ESG e Inovação

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h50

Carga horária: 400h

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Objetivo do curso

O Prime MBA em Estratégia , ESG e Inovação apresenta conteúdos relevantes e contemporâneos de Gestão e Estratégia, abordando aspéctos como ESG  e Gestão de Inovação , através de trilhas de aprendizagem compostas por:

 

1) Aulas com sponsors (gestores de alto nível de marcas relevantes): Alice Oliveira (CMO DELL) e Renato Winnig (Global Brand Manager NATURA);

 

2) Aulas com professores de instituições internacionais renomadas: Diego Costa (Nova Lisboa – Marketing Insights), Cristella Bairrada (Universidade de Coimbra – Branding) e Greice Garbaccio (Sorbonne Université – ESG);

 

3)  Aulas com professores da ESPM com sólida formação acadêmica e atuação no mercado como empresários, executivos ou consultores;

 

4) Projetos experienciais semestrais onde os alunos consolidam o aprendizado com método learning by doing aplicados à realidade de suas empresas e com mentorias, sendo o projeto final apresentado em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores;

 

5) Imersão nacional com viagem à sede da ESPM em outra cidade, onde terão aulas com professores da unidade e visitas técnicas a empresas da região.

Para quem se destina

Empresários, Executivos ou profissionais que atuem nas mais diversas áreas de conhecimento que desejam aprimorar ou ampliar conhecimentos sobre gestão em um contexto cada vez mais caracterizado por mudanças, para empreenderem, gerenciarem e/ou implementarem projetos inovadores aderentes as novas dinâmicas do mercado.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

O que você irá aprender

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e compreensão da relação da empresa com os diferentes ambientes de negócios com que ela transaciona dentro de um contexto globalizado, incerto e complexo. São apresentados a construção de cenários futuros, teorias, métodos e ferramentas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e definição das melhores estratégias de competição e crescimento para o negócio.

Na primeira visão de mercado por sponsor, a CMO da DELL, Alice Oliveira, vai trazer a sua visão sobre o marketing 5.0 e a harmonização entre tecnologia e humanização nas estratégias de negócios, apresentando melhores práticas e cases relevantes para a compreensão do marketing na era digital.

Nesta disciplina com professora internacional, a Prof. Cristella Bairrada, da Universidade de Coimbra, vai falar sobre fundamentos de branding para a construção e gestão de marcas de valor.

O aluno irá desenvolver um projeto que visa aplicar os conceitos elaborados no semestre, onde as estratégias de marketing e do negócio foram desenvolvidas. O projeto será desenvolvido visando o contexto real de uma empresa, com objetivo de que a estratégia seja implementada na realidade de mercado que se apresenta.

Durante a disciplina os alunos receberão mentorias para elaboração do projeto, com posterior Pitch para uma banca avaliadora composta por executivos e professores.

Introdução às finanças corporativas. Gestão financeira: liquidez, lucratividade e rentabilidade. Relatórios financeiros: balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa. Gestão de Custos: gastos fixos e variáveis, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Gestão de Preços.

Os métodos ágeis apresentam alternativas em relação aos métodos tradicionais de Gerenciamento de Projetos com relação aos conceitos de agilidade, mudança, planejamento, comunicação e aprendizagem. Esta disciplina trabalhará o manifesto ágil e abordará as características dos principais métodos ágeis utilizados no mercado.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos relacionados à gestão da inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de negócios. Prepara os profissionais para um cenário dinâmico onde a inovação e a criatividade caracterizam cada vez mais a competitividade das empresas e marcas líderes. Proporciona aos participantes elementos que fundamentem o conceito de empreendedorismo, desenvolvendo uma atitude inovadora na cultura empresarial e desenvolvendo o Mindset Empreendedor. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar projetos de inovação com base em técnicas criativas de pensamento divergente e convergente.

Na segunda visão de mercado por sponsor, o Global Head of Branding da Natura, Renato Winnig, fala sobre a construção de marcas com propósito e o branding estratégico a partir de causas e boas práticas de responsabilidade social e ambiental.

Nesta disciplina com professora internacional, a Profa. Greice Garbaccio da Universidade de Sorbonne na França, vai falar ESG (Environmental, Social and Governance), apresentando as principais tendências e práticas de gestão aplicadas nesse conceito.

O aluno irá desenvolver um projeto que visa aplicar os conceitos de ESG elaborados no semestre. O projeto será desenvolvido visando o contexto real de uma empresa, com objetivo de que as práticas de ESG sejam implementadas na realidade de mercado que se apresenta.

Durante a disciplina os alunos receberão monitorias para elaboração do projeto, com posterior Pitch para uma banca avaliadora composta por executivos de mercado e professores.

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

Nesta disciplina serão apresentadas as boas práticas de governança corporativa, com intuito de elevar o nível de profissionalização da gestão e dos negócios. Tanto para o ambiente interno da organização como para o ambiente externo, especialmente para o estabelecimento de uma relação profissional e de confiança junto às partes relacionadas e               interessadas. Através de casos práticos, serão realizados exercícios e simulações a fim de que se compreenda como os órgãos de governança – conselho, comitês, auditoria – podem servir para uma comunicação eficiente e que efetivamente contribuam para processos de tomada de decisões que visem a redução dos eventuais conflitos de interesses, bem como, a sustentabilidade do negócio, implicando necessariamente que temas como ESG e  Capitalismo consciente sejam considerados.

Objetiva melhorar a capacidade dos gestores para conduzir a equipe pelos caminhos da mudança, possibilitando o aprendizado contínuo, a partir das principais teorias sobre mudanças organizacionais e suas principais ferramentas. Visa discutir a importância da compreensão do real significado e impacto da mudança para cada elemento da equipe. A disciplina também busca desenvolver os conceitos e aplicabilidade de uma liderança transformadora, que acompanha e impulsiona o desenvolvimento da equipe no contexto apresentado.

Nesta etapa os alunos terão uma imersão de três dias (quinta, sexta e sábado) em uma das unidades da ESPM fora de Porto Alegre (Florianópolis, São Paulo ou Rio de Janeiro). Esta imersão será composta por aulas com professores expoentes da unidade e visitas técnicas a empresas emblemáticas da região.

Neste projeto, os alunos deverão elaborar em grupo, um Plano de Gestão para uma empresa escolhida. Para isso, contarão com mentorias de um professor especialista na área, e apresentarão o projeto em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

400h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Intercâmbio - Módulos internacionais

Católica Porto Business School

Porto - Portugal

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

Intercâmbio - Módulos internacionais

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Intercâmbio - Módulos internacionais

The Manhattan Institute of Management

Nova York - EUA

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 900,00

+

1x R$ 34.325,00

Matrícula

R$ 900,00

+

11x R$ 3.018,33

+

1x R$ 3.032,84

Matrícula

R$ 900,00

+

17x R$ 2.070,41

+

1x R$ 2.107,74

Matrícula

R$ 900,00

+

23x R$ 1.597,24

+

1x R$ 1.658,65

Matrícula

R$ 900,00

+

29x R$ 1.315,54

+

1x R$ 1.355,15

Matrícula

R$ 900,00

+

35x R$ 1.125,63

+

1x R$ 1.239,51

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Portador de necessidades especiais

Encaminhe um e-mail para [email protected] indicando os recursos que necessita para participar do curso. Nossa equipe de suporte retornará seu contato.

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Onde o curso acontecerá?

ESPM Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 350 – Santo Antônio, Porto Alegre – RS

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Prime MBA em Estratégia, ESG e Inovação

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me