O Mercado Demanda Novas Competências. Você está atualizado?
Home Desenvolvimento

O Mercado Demanda Novas Competências. Você está atualizado?

Nós temos observado uma série de mudanças no mercado que têm sido cada vez mais rápidas e profundas. Até podemos falar sobre as mudanças no modelo econômico…

das eras pré-industrial, industrial e de conhecimento, mas é só voltarmos alguns anos que podemos observar grandes rupturas em mercados, como a mídia impressa, a mobilidade urbana, o entretenimento e os serviços financeiros.

Essas mudanças são capazes de modificar toda a estrutura de um setor, fazendo com que oligopólios sejam destruídos e pequenas empresas cresçam exponencialmente do dia para a noite. Nesse sentido, as competências que o mercado demanda dos profissionais também são modificadas para que as empresas sobrevivam às mudanças.

Nesse contexto, a “rápida adaptação ao ambiente da empresa” de profissionais cede lugar à capacidade de se adaptar rapidamente e ser flexível frente às mudanças de mercado. Isso significa que novas funções devem ser rapidamente absorvidas para que o profissional e a empresa sejam capazes de reagir frente a inovações.

A competência de “identificar oportunidades” é uma velha conhecida de gerentes e recursos humanos, sendo desejada em profissionais há anos. Porém, a capacidade de criar oportunidades é igualmente relevante, em que o profissional deve ser capaz de olhar em volta, explorar um novo mercado, público ou nicho e criar estratégias para que a oportunidade seja concretizada.

Para explorar as oportunidades criadas, a “pró-atividade” ganhou complexidade e se transformou no comportamento empreendedor. Nele, o profissional deve ser capaz de criar estratégias e táticas para concretizar projetos, tanto para o lançamento de novas empresas (empreendedorismo), como para o lançamento de produtos e serviços dentro de empresas (intraempreendedorismo).

As competências acima precisam de uma habilidade: gestão da criatividade. Nesse sentido, ela é útil tanto para incentivar e organizar novas ideias como para gerenciar equipes que utilizam a criatividade para gerar soluções. Lembrando que a visão de “criatividade” adotada não é apenas para criar produtos e serviços até então desconhecidos, mas sim para criar soluções para todos os tipos de problemas.

As necessidades emergentes do mercado parecem muitas e complexas? Um fenômeno tem sido observado nas últimas gerações, que permite uma centelha de otimismo: a extensão da expectativa da vida profissional. Isso significa que profissionais têm desenvolvido carreiras complementares, o que incentiva a transição de carreiras ao longo da vida em diferentes áreas. Isso é realidade, por exemplo, em profissionais formais que possuem e-commerce, profissionais maduros que optam pelo empreendedorismo e profissionais que transitam entre carreiras e utilizam as competências construídas como propulsoras.

A soma de mudanças rápidas e profundas, de necessidades emergentes do mercado e a extensão da vida profissional permitem uma gama de possibilidades para profissionais contemporâneos. Como há diversos possíveis caminhos a serem seguidos, a capacitação de novas competências é a base para toda e qualquer investida. E, nesse sentido, instituições de ensino confiáveis e com experiência em atender às demandas de mercado fazem toda a diferença.

 

Caio Bianchi é professor na Pós-Graduação da ESPM, doutorando em inovação internacional (PMDGI/ESPM) e pesquisador especialista sobre gestão da criatividade, inovação, empreendedorismo e negócios internacionais.

Translate