Mestrado em Administração

4 semestres

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Mestrado em Administração

Coordenador

Mateus Canniatti Ponchio

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O curso de mestrado concentra-se na área de Administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios nos ambientes doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

O curso está organizado em duas linhas de pesquisas listadas abaixo.

Linhas de Pesquisa

Marketing

Envolve estudos e pesquisas orientados para construção do conhecimento relacionado à dimensão do marketing. Abrange estudos relacionados ao comportamento do consumidor, ações de marketing, neurociência, branding, e a gestão do marketing em importantes setores como agronegócios, franquias e varejo no mercado doméstico e internacional.

Coordenação: Profa. Dra. Thelma Rocha Rodrigues

Linhas de Pesquisa

Inovação & Estratégia em Gestão Internacional

Envolve estudos e pesquisas que compreendem a inovação e estratégia no processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, o papel e a estratégia das subsidiárias e o processo de internacionalização em diversos setores como infraestrutura, bancário, farmacêutico, educação. Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre gestão estratégica da inovação, inovação colaborativa, inovação em subsidiárias de empresas multinacionais.

Coordenação: Prof. Dr. Ilan Avrichir

O que você irá aprender

Para obtenção do título de mestre, o estudante necessita cumprir 40 créditos (600 horas/aula), sendo 24 créditos (360 horas/aula) em disciplinas, 02 créditos (30 horas/aula) em atividades complementares e 14 créditos (210 horas/aula) atribuídos ao trabalho da dissertação. As disciplinas são as seguintes:

Disciplinas

O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação. Ementa: As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo geral desta disciplina é auxiliar os alunos na construção de um estudo qualitativo em nível de mestrado. Ementa: Estudos qualitativos na pesquisa em Administração: método de estudo de caso qualitativo, grounded theory, pesquisa-ação, história oral. Técnicas de coleta e de tratamento dos materiais qualitativos. A validação dos resultados de pesquisas conduzidas com o suporte do método qualitativo. O desenvolvimento da análise de conteúdo e o software Atlasti.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa: A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que permitam auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de administração. Busca-se propiciar ao estudante uma visão introdutória das principais técnicas utilizadas, estimulando-o à adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-o para a busca e análise estruturada das informações.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área. Examina-se como as organizações identificam, desenvolvem e gerenciam produtos e marcas. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos. Ementa: Introdução ao marketing e ao marketing global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. Conceituação produto e marca. Pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional. Elementos de marca em diferentes mercados; efeito País de origem; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da estratégia e da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional .Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias críticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor com um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor - a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos - etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

A disciplina procura desenvolver a proficiência em análise econômica voltada à área de estratégia, principalmente em Negócios Internacionais, de forma a permitir tanto a leitura dos textos com conteúdo econômico quanto a elaboração de artigos com maior consciência e utilização das teorias econômicas subjacentes. Ementa Ciência Econômica; Economia da Estratégia; falhas de mercado; oferta e demanda; teoria dos custos; teoria dos jogos; fronteiras horizontais e verticais da organização; mercados e análise competitiva; investimentos diretos estrangeiros.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa: Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do mestrado e é a última a ser oferecida. Nesse momento, em geral os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são: Reforçar junto aos estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação; Auxiliar os estudantes a pensarem oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações; Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção; Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Os estudantes desse curso são elegíveis para se matricularem nas disciplinas oferecidas em São Paulo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ESPM), se assim desejarem.

Em Cuiabá, as disciplinas serão oferecidas na instituição receptora do MINTER, a FACIPAN (Avenida Dom Bosco nº 1.460, Bairro Centro, Cuiabá – MT, – CEP – 78.020-050).

*Algumas disciplinas poderão ser substituídas em caso de alterações no corpo docente do curso.

Processo Seletivo

Serão oferecidas no mínimo 14 (catorze) e no máximo 20 (vinte) vagas para o mestrado, que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação listados a seguir:

Consulte com a ESPM os preços

Pré-Projeto de Pesquisa

A extensão do pré-projeto para o candidato ao Mestrado é de 4 (mínimo) e 6 (máximo) páginas (usar espaçamento 1,5 entre linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:

• Título / Resumo e palavras-chave do projeto

• Problema / Objetivos da pesquisa

• Justificativa e contribuição da pesquisa

• Abordagem metodológica

• Proposta de coleta de dados

• Cronograma proposto

• Bibliografia inicial no padrão ABNT ou APA

 

Consulte AQUI os templates de elaboração de capa, roteiro e documentos comprobatórios

Bolsas

Conheça os tipos de bolsas aceitas no curso

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Até 30% do valor da mensalidade, mediante análise pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu de necessidade econômica do estudante. É necessário que o bolsista realize atividades de apoio ao programa como forma de contrapartida à bolsa recebida.

Evento

Lançamento do Mestrado em Administração (MINTER) da ESPM em Cuiabá

Pesquisa ESPM

Conheça mais de perto as pesquisas e ações desenvolvidas no PPGA/ESPM

Etiquetas :

Cuiabá

Presencial

Mestrado

Aulas: sextas, sábados e domingos

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