Mestrado em Comunicação e Consumo - Joinville - ESPM
Mestrado em Comunicação e Consumo - Joinville

4 semestres

Home Mestrado e Doutorado

Mestrado em Comunicação e Consumo – Joinville

Coordenadora

Rose de Melo Rocha

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Nova turma em março de 2021

Em breve, informações sobre processo seletivo

O Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Comunicação e Consumo  é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, um dos mais qualificados do estado de São Paulo (único com nota 5) e com trajetória de credibilidade e respeitabilidade na área.

Ofertado junto à Faculdade Ielusc, IES com mais de 20 anos de atuação e quase cem anos de história na educação da região nordeste de Santa Catarina, mantém o diferencial do PPGCOM-ESPM. Formar profissionais, pesquisadores e professores com domínio sólido das principais teorias e metodologias da comunicação e do consumo e capacitados a refletir sobre temáticas da contemporaneidade.

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa apresentadas abaixo:

Linhas de Pesquisa

Comunicação, consumo e contextos de recepção

Estudo dos marcos históricos e dos processos contemporâneos da recepção, bem como das novas práticas e perfis de receptores/usuários. Focalizando os grandes contextos econômicos, tecnológicos e socioculturais em que se configuram relações entre comunicação e consumo, investigamos os contextos e práticas de recepção que constituem e são constituídos por fenômenos da comunicação jornalística, corporativa, publicitária, audiovisual e outras expressões midiática

Linhas de Pesquisa

Comunicação, consumo e lógicas de produção

Estudo das lógicas e sistemas de produção que se evidenciam nos processos, formatos e objetos comunicacionais. Considerando a comunicação e o consumo como fenômenos socioculturais, investigamos as dinâmicas e estratégias de mercado, as inovações tecnológicas e a produção discursiva na comunicação audiovisual, jornalística, organizacional, pública, publicitária e nas demais linguagens em circulação.

Instituição receptora do MINTER:

IELUSC - Instituto Superior e Centro educacional Luterano

O que você irá aprender

Ao longo do curso você será apresentado às principais teorias, metodologias e temáticas das Ciências da Comunicação em sua interface com os Estudos do Consumo. Ao desenvolver sua dissertação, será orientado por pesquisadores experientes e atualizados, que lhe oferecerão suporte para abordar cientificamente temáticas de seu interesse.

Disciplinas

As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Teorias da mídia e suas principais ênfases. Os conceitos e contextos emergentes. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo.

Profa. Eliza Bachega Casadei

Fundamentos da metodologia científica. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. O trabalho científico e a dissertação de mestrado em comunicação e consumo.

Prof. João Carrascoza

Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. Os critérios de escrita e a elaboração do Relatório de Qualificação.

Prof. Luiz Peres

Os marcos históricos da relação entre comunicação e consumo. A modernidade e as sociedades industriais. Principais conceitos e autores que analisam a comunicação e o consumo na modernidade. As tendências contemporâneas da relação comunicação e consumo. Principais conceitos e autores que analisam a comunicação e o consumo nas sociedades pós-industriais e midiatizadas.

Profa. Gisela Castro

As principais teorias e conceitos dos estudos de recepção. A caracterização dos receptores e dos consumidores na realidade contemporânea. Os contextos macrossociais articulados à comunicação e o consumo, da modernidade à contemporaneidade.

Profa. Márcia Tondato

As principais teorias e conceitos no campo da produção e de suas lógicas. A caracterização das estratégias midiáticas na realidade contemporânea. As lógicas de produção associadas à comunicação e ao consumo, da modernidade à contemporaneidade.

Profa. Tânia Hoff

Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, tecnologias informacionais e comunicação. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

Profa. Gabriela Almeida

As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo.

Profa. Mônica Rebecca

O consumo de mídia, de conteúdos e formas midiáticas. As novas tecnologias de comunicação e informação. Culturas e sociedade tecnológica. Ambiências digitais e redes sociais e sus implicações na comunicação e no consumo.

Profa. Egle Spinelli

Créditos exigidos em módulos: 18 (14 em obrigatórios e 4 em eletivos) = (CH 280)
Créditos exigidos em atividades complementares: 8 = (CH 110)
Créditos em Supervisão de Dissertação (último semestre letivo do Curso): 4 = (CH: 60)
Total: 30 (CH: 450)

Processo Seletivo

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas, que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. O processo seletivo consiste das seguintes etapas, classificatórias e eliminatórias:

  1. Avaliação da documentação, do pré-projeto de pesquisa e do currículo Lattes;
  2. Provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), com consulta a dicionário impresso;
  3. Prova oral, com avaliação de pré-projeto de pesquisa.

As provas de língua estrangeira e a prova oral serão realizadas na sede do IELUSC (cidade de Joinville).

Ofertado em formato modular, o curso acontece em dois finais de semana por mês, às quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h e 14h às 18h.

Obs. No último semestre não há módulos disciplinares: o aluno cursará supervisão de dissertação

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

PROVA ORAL

Consulte com a ESPM os preços

Pesquisa ESPM

Conheça mais de perto as pesquisas e ações desenvolvidas no PPGCOM-ESPM

Etiquetas :

Joinville

Presencial

Mestrado

Aulas: quintas, sextas e sábados

Taxa de Inscrição: 150,00

Translate