Doutorado em Administração: Ênfase em Gestão Internacional

8 semestres

Home Doutorado

Doutorado em Administração: Ênfase em Gestão Internacional

Coordenador

Mario Henrique Ogasavara

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Gestão Internacional é um recorte da área de Administração, que se preocupa com as organizações que conduzem negócios em mais de um país. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise de mercados internacionais, centralização, descentralização e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e Desenvolvimento), transferência de conhecimentos entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Seus principais aspectos constituintes podem ser organizados nos estudos da Estratégia da Empresa, às suas decisões de Marketing, e às atividades de Inovação no âmbito internacional. Esta área articula-se, portanto em duas linhas complementares: Marketing em Gestão Internacional e Estratégia e Inovação em Gestão Internacional.

Linhas de pesquisa

Marketing em Gestão Internacional

Envolvem os estudos e pesquisas relacionados à dimensão internacional da gestão do marketing em importantes setores como agronegócios, franquias e varejo, o comportamento do consumidor em diferentes países e culturas, neuromarketing, marketing digital, marketing e difusão de novos produtos em ambiente global, a construção da marca país e seu reflexo nas
ações de marketing.

Coordenação: Thelma Valéria Rocha Rodrigues
 

Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

Envolvem os estudos e pesquisas que compreendem as estratégias e o processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, redes estratégicas, o papel e a estratégia das subsidiárias os fatores de competitividade das empresas multinacionais, e o processo de internacionalização em diversos setores como infraestrutura, bancário, farmacêutico e educação. Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre os sistemas nacionais de inovação, difusão de inovação pelos mercados, gestão da inovação tecnológica, inovação colaborativa, inovação sustentável, inovação em subsidiárias de empresas multinacionais.

Coordenação: Frederico Araújo Turolla

Seleção

Serão oferecidas 12 (doze) vagas para o doutorado, que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação listados a seguir:

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

PROVAS DE INGLÊS

PROVA ORAL

TESTE ANPAD

Pré-Projeto de Pesquisa

A extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) páginas (espaçamento 1.5 linhas), e para o candidato ao Mestrado seja entre 4 (mínimo) e 6 (máximo) páginas. Para ambos, a estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:

• Título / Resumo e palavras-chave do projeto

• Problema / Objetivos da pesquisa

• Justificativa e contribuição da pesquisa

• Base teórica para formulação do problema de pesquisa

• Abordagem metodológica

• Proposta de coleta de dados

• Cronograma proposto

• Bibliografia inicial no padrão ABNT ou APA

Consultar o Roteiro para elaboração do pré-projeto de pesquisa AQUI

Investimento


  • Matrícula
  • Parcelas

Bolsas

Conheça os tipos de bolsas aceitas no curso

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

São Paulo

Presencial

Doutorado

Aulas: Tarde e noite (segunda/terça-feira)