Mestrado em Administração: Ênfase em Gestão Internacional

4 semestres

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Mestrado em Administração: Ênfase em Gestão Internacional

Coordenador

Mario Henrique Ogasavara

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Gestão Internacional é um recorte da área de Administração, que se preocupa com as organizações que conduzem negócios em mais de um país. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise de mercados internacionais, centralização, descentralização e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e Desenvolvimento), transferência de conhecimentos entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Seus principais aspectos constituintes podem ser organizados nos estudos da Estratégia da Empresa, às suas decisões de Marketing, e às atividades de Inovação no âmbito internacional. Esta área articula-se, portanto em duas linhas complementares: Marketing em Gestão Internacional e Estratégia e Inovação em Gestão Internacional.

Linhas de Pesquisa

Comportamento do Consumidor e Marketing

Esta linha de atuação investiga indivíduos, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. Inclui estudos sobre os diversos papéis que os atores possuem bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas.

Coordenação: Thelma Valéria Rocha Rodrigues
 

Linhas de Pesquisa

Gestão Internacional em Mercado

Envolve estudos e pesquisas que compreendem as estratégias e a inovação no processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, redes estratégicas, o papel e a estratégia das subsidiárias e o processo de internacionalização em diversos setores como infraestrutura, bancário, farmacêutico e educação.  Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre os sistemas nacionais de inovação, difusão de inovação pelos mercados.

Coordenação: Frederico Araújo Turolla
 

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 600 horas, composto das seguintes disciplinas:

Disciplinas Obrigatórias

Pesquisa qualitativa e quantitativa. Abordagens. Coleta e análise de dados. Validade e confiabilidade. Amostragem. Análise de variáveis qualitativas e quantitativas. Escalas: ordinal, classificação, intervalar e de razão. O método científico.

Créditos: 4
Carga-horária: 60

Fundamentos do estudo sobre o consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Variáveis sociais no estudo sobre o consumidor. O processo de decisão de compra. Responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor

Créditos: 4
Carga-horária: 60

Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em Administração. Epistemologia. Lógica Científica. A construção do argumento científico (TOPAI). Lógica Aristotélica. Metodologia. Coleta e análise de dados. A persuasão científica. Pesquisa Experimental.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplinas Optativas

Linha Comportamento do Consumidor

A noção de estilos de vida e suas apropriações mercadológicas geraram estudos longitudinais na França (CCA Styles de Vie) e EUA (VALS – Values, atitudes and lifestyles). O conceito de Vita Ativa – labor, trabalho e ação. Estilos de vida dos brasileiros. Consumo sob múltiplas perspectivas.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O consumo como parte integrante da cidadania e direito social que deve ser exercido pelos indivíduos. Conceito e evolução histórica da cidadania, em particular no Brasil. Consumo como interface entre cidadania e cadeia produtiva. Limites da cidadania exercida pelo consumo. O consumidor como coprodutor, sistemas de consulta e deliberação, sustentabilidade, cadeia reversa e consumo consciente. Direitos do consumidor, situados numa perspectiva de cidadania ampliada. Formas inovadoras de diálogo entre empresas e indivíduos coletivamente organizados.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Incialmente as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80 com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturais locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagem. Consumo, cultura e cultura de consumo. Traços culturais e comportamento do consumidor. Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo. Subculturas de consumidores. Aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo. Sociedade de consumo X sociedade de consumidores. A nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O consumidor, tal como conhecemos, é uma advento recente. Embora as relações comerciais e o consumo sempre existiram, desde as sociedades mais primitivas, até o séc. XVIII não existia a figura do consumidor, mas sim, do comprador. O nascimento do consumidor se deu de forma diversa em cada sociedade e mercado, configurando comportamentos, hábitos e gostos de consumo diferentes entre si. Daí que podemos traçar as diferenças entre consumidores de cada país ou mercado, diferenças essas que não se devem somente às características culturais, econômicas ou de mercados, mas principalmente ao modo como nasceu e vem se desenvolvendo o consumidor como personagem. Como temas principais tem-se: A genealogia como método analítico inspirado em Foucault. O nascimento do consumo X o nascimento do consumidor. O que significa ser consumidor? Diferenças de origem do consumidor nos principais mercados: Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. A hierarquia entre consumidor e varejo/produtores em cada mercado e suas consequências. Características comportamentais do consumidor e suas origens. Reflexividade e o processo de “educação” e formação do consumidor que podem ser fomentados pela esfera pública e pelas empresas. Gerenciamento de características do consumidor que remontam à sua origem. Genealogia e cultura de consumo. Formação do novo consumidor no século XXI.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O aquecimento dos principais mercados emergentes, trouxeram a urgência do uso de novas metodologias e técnicas no mapeamento e compreensão do comportamento do consumidor, caso da etnografia e abordagem antropológica. Por outro lado, o consumidor, nos mercados emergentes não reproduzem o comportamento de consumo nos mercados desenvolvidos, mas se apresentam como um novo desafio para a disciplina do Comportamento do Consumidor. Marcados pelos programas públicos e apoio privado para a inclusão no consumo, os consumidores nos mercados emergentes configuram novos comportamentos, hábitos e gostos de compra. Como temas principais têm-se: O método etnográfico e a abordagem antropológica. Benefícios e desafios no uso da etnografia. Etnografia: uma ferramenta acadêmica e dos cientistas sociais aplicada ao mercado. Encruzilhadas para a sua adaptação no ambiente de marketing e corporativo. Estudo de casos de uso da pesquisa etnográfica pelo Marketing a fim de compreender o comportamento dos consumidores emergentes. Quem é o consumidor emergente: características e desafios na sua categorização. Novos comportamentos, novos mercados: abordagem antropológica para compreender e analisar o consumidor emergente. Gostos e comportamentos marcados pela cultura. Limites entre mercado, ações de marketing, economia e cultura.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O que é Marketing no ambiente virtual. As diferenças entre as Ações de Marketing no ambiente físico para o virtual. Diferenças de comportamento de consumidor de um para outro ambiente. Adaptações de Ações mercadológicas segundo a evolução tecnológica. O conceito de experiência e de vivência. Redes sociais. Midias sociais. Algumas aulas experienciais serão ministradas com o apoio do Midia Lab.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O consumidor e o marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico. Os consumidores de países emergentes. O ambiente sociocultural. O desenvolvimento das estratégias de gestão de marca global. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplinas Optativas

Linha Inteligência de Mercado

Conceituação. Questões práticas e metodológicas para o uso e aplicação de técnicas geográficas no marketing. Bases de dados georreferenciados, a partir das quais são explorados exercícios e elaborados estudos de caso. Aplicação de técnicas estatísticas multivariadas, com destaque para análise de dependência espacial e segmentação de mercado (cluster analysis). O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas, apresentações de convidados e discussão de casos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações. Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Estrutura de mercados e níveis de competição. Concorrência e Concorrentes. Comprometimento estratégico. Dinâmica da rivalidade de preços. Dinâmica e posicionamento estratégicos.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Criação de Relacionamento: valor do cliente, satisfação e lealdade, Cadeia de Valor de Porter e valor para o cliente (CLV), Benefícios, qualidade, avaliação e conquista do cliente, Atração, retenção e fidelidade, sistema de gerenciamento de relacionamento com cliente (CRM), estratégias de customização (marketing one to one), Banco de dados de clientes: conceitos e estruturação do database e data mining.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Conhecer e quando possível utilizar as principais técnicas, ferramentas, softwares e equipamentos para experimentos em marketing. Serão investigados os conceitos sobre pesquisa com experimentos em economia e gestão. Componentes e tipos de experimentos em marketing. Validade interna e externa. Acurácia em experimentos. Desenho experimental e categorização. Princípios de causalidade. Exercícios aplicados no Media Lab e Retail Lab.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O processo e as etapas da pesquisa de mercado. Os custos e as contribuições da pesquisa para o processo de tomada de decisão. Métodos e modelos de análise em pesquisa de mercado e previsão de vendas. Aspectos econômicos, éticos e legais.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Método de pesquisa em economia. Perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre Comportamento do Consumidor. Utilidade cardinal e ordinal Apresentação dos Axiomas de Racionalidade e de Comportamento. Preferência revelada. Mercados perfeitos. Comportamento Racional e escolha individual. Síntese Neoclássica e funcionamento do mercado. Mercados imperfeitos. Comportamento do consumidor em ambiente de risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano, Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente. Preferência Intertemporal por Consumo. Consumo com Restrição de Liquidez, Preço de Ativos, Taxa de juros, Taxa de Cambio e Consumo. Fluxos de capitais, bolhas de consumo e bolhas de ativos e a Teoria do Acesso. Escolha Racional em ambiente de Risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Créditos exigidos em disciplinas: 24 créditos (10 em obrigatórias e 14 eletivas) = Carga Horária: 360
Créditos em atividade programada: 4 créditos = Carga Horária: 60
Créditos em Supervisão de Dissertação (último semestre letivo do Curso): 12 créditos = Carga Horária: 180
Total:  40 (Carga Horária: 600)

Seleção

Serão oferecidas 18 (dezoito) vagas para o mestrado que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação listados a seguir:

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

PROVA ORAL

TESTE ANPAD

Pré-Projeto de Pesquisa

A extensão do pré-projeto para o candidato ao Mestrado seja entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) páginas (espaçamento 1.5 linhas), e para o candidato ao Mestrado seja entre 4 (mínimo) e 6 (máximo) páginas. Para ambos, a estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:

• Título / Resumo e palavras-chave do projeto

• Problema / Objetivos da pesquisa

• Justificativa e contribuição da pesquisa

• Base teórica para formulação do problema de pesquisa

• Abordagem metodológica

• Proposta de coleta de dados

• Cronograma proposto

• Bibliografia inicial no padrão ABNT ou APA

Consultar o Roteiro para elaboração do pré-projeto de pesquisa AQUI

Valor do curso

Conheça nossos planos de pagamento

A partir de 24x

R$ 2.800,00

(O pagamento se dá através de boleto bancário com vencimento no dia 8 (oito) de cada mês. O reajuste será anual. Outros planos de pagamento: 36 e 48 vezes.

Bolsas

Conheça os tipos de bolsas aceitas no curso

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

Etiquetas :

São Paulo

Presencial

Mestrado

Aulas: Tarde e noite (segunda/terça-feira)