Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

360 horas

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Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

Coordenador

Luciana Florêncio de Almeida

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Comportamento do Consumidor é um recorte da área de administração que se preocupa com questões oriundas do marketing, em especial no tocante ao consumidor. Esta envolve questões aplicadas conceituais e metodológicas relacionadas ao estudo do consumidor, das características culturais, sociais, econômicas, políticas e demográficas que impactam nas práticas de consumo.

Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:

EVENTOS

Encontro com a Coordenação - Janeiro/2020

16/jan/2020 (5ª feira das 19h30 às 21h)

Linha de Atuação

Comportamento do Consumidor e Marketing

Esta linha de atuação investiga indivíduos, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. Inclui estudos sobre os diversos papéis que os atores possuem bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas. Os estudos aplicam-se a diversos setores com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.

Coordenação da linha: Ricardo Zagallo Camargo 

Linha de Atuação

Estratégia e Inteligência de Mercado

Inclui estudos que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como os indivíduos se constituem como consumidores e seu relacionamento com as marcas, permitindo o levantamento de insights sobre situações de compra e consumo. Pesquisa se ainda as decisões mercadológicas adotadas pelas organizações em face das constantes mudanças no comportamento do consumidor. Os estudos aplicam-se a diversos setores com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas

Coordenação da linha: Luciana Florêncio de Almeida

O que você irá aprender

A estrutura curricular totaliza 24 créditos, ou 360 horas, entre disciplinas (24 créditos, dos quais 10 em disciplinas obrigatórias e 14 em disciplinas eletivas), Atividades Programadas Obrigatórias (4 créditos) e Dissertação (12 créditos).

As disciplinas são oferecidas com carga horária de 30 horas/aula (2 créditos), sendo um crédito equivalente a 15 horas/aula.

Disciplinas Obrigatórias

Linha Comportamento do Consumidor e Marketing / Linha Estratégia e Inteligência de Marcado

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo da disciplina consiste em auxiliar os estudantes na compreensão do conceito, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos de mestrado.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que permitam auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de administração. Entre os tópicos abordados, destacam-se: estatística descritiva, medidas de posição e dispersão, distribuições de variáveis aleatórias discretas e contínuas, inferência estatística, intervalos de confiança, testes de hipótese para parâmetros de uma e mais populações, e introdução à modelagem com regressão linear.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Fundamentos do estudo sobre o consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Variáveis sociais no estudo sobre o consumidor. O processo de decisão de compra. Responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor

Créditos: 2
Carga-horária: 30

  1. Estrutura da dissertação e da qualificação
  2. Desenvolvimento da pesquisa bibliográfica
  3. Elaboração de Resumos
  4. Declaração de objetivos e hipóteses
  5. Escolha de amostras
  6. Apresentação de Métodos qualitativos e quantitativos

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em Administração. Metodologia. Coleta e análise de dados. A persuasão científica. Relevância, contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais.

Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do MPCC e pertence ao 4º (e último) semestre curricular do curso. Nesse momento, em geral os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são:

- Reforçar junto aos estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação;

- Auxiliar os estudantes a pensarem oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações;

- Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;

- Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.

Eletivas

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações.

Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo geral desta disciplina é permitir que os alunos conheçam e pratiquem o Marketing Internacional, como consumidores, gestores ou acadêmicos. Serão abordados como ementa: as diferenças entre marketing global e marketing internacional; a influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes; o consumidor e as diferenças culturais; a gestão da marca em ambientes internacionais; o desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix; a estruturação dos departamentos de marketing no ambiente global.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Incialmente as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80 com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturais locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagem. Consumo, cultura e cultura de consumo. Traços culturais e comportamento do consumidor. Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo. Subculturas de consumidores. Aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo. Sociedade de consumo X sociedade de consumidores. A nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Método de pesquisa em economia. Perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre Comportamento do Consumidor. Utilidade cardinal e ordinal Apresentação dos Axiomas de Racionalidade e de Comportamento. Preferência revelada. Mercados perfeitos. Comportamento Racional e escolha individual. Síntese Neoclássica e funcionamento do mercado. Mercados imperfeitos. Comportamento do consumidor em ambiente de risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da Disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; entender Como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as Principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e Migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano, Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente. Preferência Intertemporal por Consumo. Consumo com Restrição de Liquidez, Preço de Ativos, Taxa de juros, Taxa de Cambio e Consumo. Fluxos de capitais, bolhas de consumo e bolhas de ativos e a Teoria do Acesso. Escolha Racional em ambiente de Risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

A disciplina situa social e historicamente a noção de estilo de vida no âmbito da cultura contemporânea, em especial a cultura do consumo, marcada pela multiplicidade de escolhas e pela ansiedade. Aborda a gênese do conceito, as referências teóricas fundamentais e suas aplicações mercadológicas, com ênfase na discussão do seu poder explicativo para os fenômenos atuais ligados ao consumo, em especial o comportamento do consumidor. Propõe ainda a observação e discussão das manifestações midiáticas do estilo de vida (lifestyle media) e o diálogo com os temas trabalhados pelos estudantes em seus projetos de pesquisa.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Objetivos da Parte I: Conceitos sobre Experimentos Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de criticar, planejar, desenvolver e publicar estudos empíricos em Comportamento do Consumidor e áreas relacionadas que envolvam pesquisa experimental. Ao longo do curso, os participantes receberão apoio e feedback para desenvolver seu próprio projeto de pesquisa experimental. O curso é dirigido a estudantes de pós-graduação que estão no processo de desenvolver seus próprios projetos de pesquisa.

Objetivos da Parte II: Aplicação em Neurociência e Consumo (Eye Tracking) Tem por objetivo apresentar as tecnologias da neurociência aplicadas, na prática, por meio do estudo de “casos reais” em sala de aula, no entendimento do comportamento e percepção das experiências dos consumidores. As aulas serão divididas sempre em duas partes, uma teórica e uma prática em eye-tracking, com aprendizado gradativo da tecnologia, de modo a tornar o curso mais dinâmico desde o seu início. Como formação básica em “NeuroTecnologia do Consumo” para aplicação prática em negócios, será também ministrada uma base teórica mínima de iniciação em NeuroEconomia (Paul W. Glimcher), passando pelos seus fundamentos da neurociência no estudo da “tomada de decisão”, base para a neurociência aplicada ao estudo do comportamento dos consumidores. Complementado a base teórica, como pano de fundo do momento macroeconômico atual, o curso aborda ainda uma breve introdução à “Economia da Experiência”, tese de Gilmer e Palmer (Harvard-1998) o que contextualiza a importância estratégica da aplicação da “Neurotecnologia do Consumo” nos negócios das grandes marcas de consumo e serviços.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

A disciplina visa promover a vivência de uma Comunidade de Prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor. 

Os conceitos de Comunidade de Prática, Prática, Teoria da Prática e Inovação são abordados por meio da análise de práticas organizacionais, visando gerar propostas de intervenções nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos. 

Os desdobramentos possíveis envolvem: geração de insights para inovações nas organizações; propostas de pesquisas a serem realizadas nas empresas;  casos de ensino e de artigos técnicos (em parceria com docentes); criação de um banco de práticas inovadoras (materialização criativa de conhecimento tácito, por meio de representações visuais, produtos audiovisuais, crônicas, contos etc.).

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Compreendendo as diferenças entre transações discretas e relacionais, a importância da confiança na construção do relacionamento e as relações contratuais. Lógica dominante do serviço. Teoria da confiança.  Construtos de Satisfação, Lealdade, Amor a Marca, Apego a Marca. Importância do boca-a-boca (word-of-mouth) para o marketing de relacionamento. Jornada do Consumidor, Co-criação e Engajamento do Consumidor. Fronteiras de estudo do marketing de relacionamento

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?

O objetivo deste curso é responder a esta questão de modo prático e útil para os negócios, a partir da compreensão do conceito científico de tendências, do uso das ferramentas para identificá-las e da geração de insights para os negócios.

Atualmente há uma grande confusão sobre tendências e modismo. Este curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema, partir da abordagem da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de geração de insights e identificação de tendências.

Para isto, o curso promove o contato com as atividades de Consumer Insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor  a fim de desenvolver uma atitude questionadora e, principalmente, de empatia com o consumidor, antes de tudo como um ser humano, a partir da compreensão de suas angústias e dilemas que impactam no seu comportamento de consumo.

Como resultado final, o curso visa exercitar no aluno a atitude cidadã como pesquisador ou gestor, de modo a considerar no cotidiano dos negócios, o impacto das ações das empresas na vida social das pessoas, na construção da igualdade, nos direitos civis e na responsabilidade social, ambiental e nas esferas da vida.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

As empresas têm enfrentado um desafio recente e novo: incluir a diversidade no corpo de funcionários da organização e promover a aproximação da marca com as causas da diversidade (LGBTQ, pessoas portadoras de deficiência, negros, equidade de gênero, refugiados) nas suas campanhas de marketing, publicidade e nos seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo, as empresas têm aderido à causas que remetem às lutas sociais. O objetivo principal do curso é compreender cientificamente quais as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade. O curso também trata passo a passo como implementar um plano de inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos da marca. Por qual grupo começar: LGBTQ ou negros? O que é necessário adequar na publicidade e marketing da marca para gerar inclusão? Como alinhar toda a equipe da empresa em defesa da diversidade? Quais os principais desafios e barreiras? Como implementar um plano para promover a inclusão da diversidade na marca? Essas questões que afligem os gestores no dia a dia serão tratadas no curso de forma científica e visando uma aplicação prática.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O curso apresenta um lado negro do marketing. Empresas e consumidores podem se engajar em comportamentos duvidosos, inescrupulosos ou negligentes causando efeitos danosos para a pessoa ou sociedade. São considerados comportamentos indesejáveis furtos em lojas, fraudes (“cola” e plágio), falsificação, erotização infantil, desordem alimentar.

1. Comportamentos desviantes

2. Transformative consumer research

3. Erotização infantil e propagandas deceptivas

4. Falsificações, imitações, uso inadequado de produtos

5. Vulnerabilidade dos consumidores

6. Esporte, Violência

Créditos exigidos em disciplinas: 24 créditos (10 em obrigatórias e 14 eletivas) = Carga Horária: 360
Créditos em atividade programada: 4 créditos = Carga Horária: 60
Créditos em Supervisão de Dissertação: 12 créditos = Carga Horária: 180
Total:  40 (Carga Horária: 600)

Processo Seletivo

Serão oferecidas até 25 (vinte e cinco) vagas, que poderão ou não ser preenchidas obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. listados a seguir:

TESTE ANPAD

ANÁLISE CURRICULAR

ANÁLISE DAS CARTAS DE INTERESSE E RECOMENDAÇÃO

ENTREVISTA

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 2.000,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 85.065,00
  • 22X R$ 4.023,05 + 1X R$ 4.190,00
  • 34X R$ 2.765,67 + 1X R$ 3.008,26
  • 46X R$ 2.152,06 + 1X R$ 2.517,32

Carta de Interesse

Como parte do processo seletivo do MPCC você deve manifestar e justificar seus interesses de pesquisa. Essa carta de interesse deve, na medida do possível, dialogar com sua trajetória profissional e acadêmica. Os tópicos da carta são os seguintes:

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA

Breve descrição dos aspectos mais relevantes de sua trajetória profissional e acadêmica.

PROPOSTA DE PESQUISA

Descrição do tema de estudo que você gostaria de desenvolver no Mestrado, justificando sua relevância e, se possível, relacionando o tema à Linha de Pesquisa escolhida.

REFERÊNCIAS

Indicação das cinco principais referências utilizadas para construção da sua proposta, dando preferência para dissertações, teses e artigos acadêmicos.

Obs.: Dissertações, teses e artigos acadêmicos podem ser acessados por meio do Portal Capes (www.periodicos.capes.gov.br/), Base Scielo (http://www.scielo.br/) ou Google Scholar (https://scholar.google.com.br/), entre outras bases.

Pesquisa ESPM

Conheça mais de perto as pesquisas e ações desenvolvidas pelo Mestrado em Comportamento do Consumidor

Etiquetas :

São Paulo

Presencial

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Aulas: noite

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* Confira a tabela abaixo

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