Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

4 semestres

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Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Coordenador

Tânia Márcia Cezar Hoff

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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual avaliada em grau máximo pela CAPES.

Linhas de pesquisa

Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

Investigação da interface comunicação/consumo no plano da recepção e dos contextos macrossociais. As diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, na cultura e na sociedade: recepção e audiências; educação; questões geracionais e de classe; novos sensórios, regimes de visibilidade, estetização e espetáculo; apropriações e ressignificações das tecnicidades; processos e ações socioculturais de engajamento característicos das culturas midiáticas e do consumo.

Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

Investigação da interface comunicação/consumo no plano da produção e das estratégias midiáticas. Os sistemas e processos produtivos, considerando suas condições, narrativas e lógicas: mundo do trabalho e suas representações; relação entre entretenimento, tecnologias e digitalização da cultura; poéticas e narrativas concernentes ao campo da produção, em seus discursos e materialidades; dinâmicas midiáticas e de consumo associadas à construção de narrativas sobre a identidade e a diferença.

Seleção

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o mestrado , que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. O processo seletivo consiste das seguintes etapas, classificatórias e eliminatórias:

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

PROVAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

PROVA ESCRITA

PROVA ORAL E AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa deverá ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.

O projeto deve respeitar à seguinte estrutura:

Capa, contendo:

  • Título
  • Nome do candidato
  • Linha de pesquisa selecionada

Projeto, contendo:

  • Resumo (8 a 10 linhas)
  • Palavras-chave (de 3 a 5)
  • Introdução (apresentação do tema e síntese do estado da arte, referente ao tema a ser investigado)
  • Objeto de estudo
  • Objetivos da pesquisa
  • Problemática a ser investigada
  • Justificativa da relevância da pesquisa (para a área da Comunicação, para o PPGCOM ESPM e para uma das linhas de pesquisa do Programa)
  • Referencial teórico e metodologia
  • Referências bibliográficas

Investimento


  • Matrícula
  • Parcelas

Bolsas

Conheça os tipos de bolsas aceitas no curso

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de
aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo,
com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

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