Prova de idioma estrangeiro
Para o mestrado é exigida proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol). Para o doutorado, a exigência é de dois idiomas estrangeiros. A prova terá a duração de até 3 (três) horas e constará de perguntas (em português) relacionadas à compreensão de texto no idioma selecionado.
No ato da inscrição pela internet, o candidato a mestrado deverá optar por um idioma estrangeiro. O candidato a doutorado deverá optar por um idioma estrangeiro diferente daquele em que obteve proficiência no mestrado. Os candidatos a doutorado deverão fazer o Up-Load do documento comprobatório de sua aprovação no exame de língua estrangeira do mestrado cursado.
Serão dispensados do exame de proficiência os portadores dos seguintes certificados:
a) Inglês: Cambridge Proficiency, ESLAT, Associação Alumni, Michigan Proficiency, TOEFL pontuação mínima 80 pontos e dentro do período de validade (2 anos).
b) Francês: DALF.
c) Espanhol: Centro Hispano-Brasileiro de Cultura e DELE do Instituto Miguel de Cervantes. Os estudantes estrangeiros (à exceção dos candidatos PEC-PG), além de uma das línguas estrangeiras consideradas neste Edital, deverão demonstrar proficiência em língua portuguesa (mediante entrega de pré-projeto, realização de prova escrita e prova oral em português).
Prova dissertativa
Para cada processo seletivo, serão elaboradas previamente pelo colegiado do PPGCOM ESPM sete questões (doutorado) e seis questões (mestrado), uma para cada uma das obras indicadas na bibliografia do processo seletivo (relacionadas neste edital). No dia da prova, serão sorteadas duas destas questões, a serem respondidas pelos candidatos. A prova, sem consulta, terá duração de até 4 (quatro) horas.
Bibliografia obrigatória
Mestrado
- BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008 (E-book versão espanhol:
http://www.comunicacionsocial.es/catalogo/colecciones/espacioiberoamericano/comunicacion-y-culturas-del-consumo).
- ROCHA, Rose & CASAQUI, Vander (orgs). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
- FONTENELLE, Isleide. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
- GARCIA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2008.
- FRANÇA, Vera Veiga. SIMOES, Paula G. Curso básico de Teorias da Comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
- SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
Doutorado
- BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008 (E-book versão espanhol: http://www.comunicacionsocial.es/catalogo/colecciones/espacioiberoamericano/comunicacion-y-culturas-del-consumo)
- ROCHA, Rose & CASAQUI, Vander (orgs). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
- MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.
- DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
- MOURA, Claudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (orgs.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e Práticas Acadêmicas. Porto Alegre: ediPUCRS, 2016. http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0803-1.pdf)
- SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. (http://www.institutoveritas.net/livros-digitalizados.php?baixar=62)
- APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói:UFF, 2008.