Ângulos Estratégicos da Comunicação e outros Serviços de Marketing, no Agro

17/07/2019

9 horas

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Ângulos Estratégicos da Comunicação e outros Serviços de Marketing, no Agro

Professor

Coriolano Xavier

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Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

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Cadeia produtiva de valor agregado

O agronegócio é uma cadeia produtiva de valor agregado que se inicia no pipeline da pesquisa genética ou de “química do solo” (entre outras tecnologias) e envolve uma sequência de elos produtivos: indústria de insumos, produção agropecuária (alimentos, fibras e energia), agroindústria, distribuição e serviços de alimentação.

Não importa o ponto no qual se esteja, nessa cadeia produtiva, para fazer bom marketing e comunicar bem é preciso conhecer a dinâmica estratégica entre os elos que a compõem e interagir, muitas vezes, com vários deles.

Objetivo do curso

A partir de abordagem holística do setor, o curso se propõe a instrumentalizar o aluno em conceitos e linhas estratégicas que respondam às principais demandas comunicacionais de produtos, serviços ou institucionais (inclusive diálogo com a sociedade) -- de empresas, produtores, cooperativas e entidades associativas do setor. Enfoques tanto no plano tático de programas correntes de trabalho, como também na perspectiva estratégica de branding.

Interpretar as tendências mais marcantes de evolução dos cenários de marketing do agro - em tecnologia, organização competitiva e “culturas” do consumo - e fixar os impactos que estão produzindo no planejamento e desenvolvimento estratégico da comunicação de marketing, no setor. Instrumentalizar os alunos, conceitualmente e com exemplos concretos, para que aumentem sua eficiência em planejamento, positioning e criação estratégica de comunicação.

Metodologia do curso

Perguntas guiadas, debates controlados, ler e corrigir.

Programa do curso

O curso abordará:

  • Visão estratégia do agronegócio (ou complexo agroindustrial) e princípios de sua governança integrada. O que é, dimensões, principais cadeias produtivas e impactos globais. As tendências, desafios e oportunidades do agro brasileiro, sob um olhar de marketing.
  • O novo olhar do consumo e seu impacto sobre os negócios e comunicação ao longo da cadeia do agro: antes da porteira (tecnologias e insumos), dentro da porteira (marketing do produtor) e pós porteira.
  • A hegemonia do marketing educativo: os novos decodificadores de tecnologia embarcada, os desafios da confiança do consumidor, demandas sociais de saúde e sustentabilidade.
  • A comunicação com o homem do campo e do campo para a cidade/mercado. Sinergias entre propaganda, marketing promocional, educativo e mídias sociais. Semiótica da compra e comunicação em eventos.
  • O produtor rural como ponto de convergência de estratégias de marketing reverso e comunicação a partir das grandes corporações do food system. Insights sobre comunicação de marketing do produtor rural. A hegemonia de marca em cooperativas.
  • Ideologização de valores do consumo alimentar, upgrade cognitivo das escolhas e seu impacto sobre a comunicação de marketing dos alimentos e dos insumos para sua produção.
  • A jornada de compra alimentar em transformação: as inovações aceleradas que estão induzindo novas abordagens e linguagens na comunicação de valor para o mercado.
  • O diálogo do agro com a sociedade: percepção de valor e branding. A construção de licença social para marcas e cadeias de produtivas.

São três dias de aula e os itens acima representam os eixos que neles serão tratados, bem como sua provável ordem, a princípio.

Para quem se destina?

  • O curso tem aderência para jovens profissionais do setor de insumos e serviços para o agro (tecnologias, produtos, serviços e finanças). Por exemplo, profissionais de graduação recente, trabalhando como analista ou coordenador de marketing e tendo em perspectiva uma primeira gerência. Ou então profissionais de primeira gerência iniciando na atividade ou em amadurecimento.
  • Empreendedores da produção agropecuária propriamente dita, como empresários com negócios de porte médio ou seu staff de gestão; também empreendedores em processo de organização do empreendimento.
  • Profissionais com função gestora relacionada a marketing em Distribuidores Insumos, Empresa de Tecnologia e Cooperativas Agropecuárias.
  • Profissionais envolvidos no desenvolvimento de comunicação em Cooperativas e Entidades Associativas de produtores.
  • Profissionais de especialidades técnicas, administrativas ou financeiras do setor de insumos e tecnologias para o agro -- e que estejam em desenvolvimento para assumir funções em estruturas de marketing.
  • Profissionais de empresas de comunicação, propaganda e promoção com atuação no agro, interessados em desenvolver visões estratégicas sobre a comunicação de marketing institucional, de produtos e serviços, ao longo da cadeia do agronegócio.
  • Profissionais de veículos especializados do agronegócio, com expectativa de ampliar conhecimentos sobre linhas estratégicas de marketing e comunicação do setor.

Para quem não se destina?

O curso não tem aderência para executivos maduros ou seniors de marketing, já atuantes em níveis superiores de gerência ou presentes na alta gestão das organizações.

Quando acontece?

Aulas de quarta a sexta-feira, 17 a 19/7 /2019, das 19h30 às 22h30.

17/7

quarta-feira

18/7

quinta-feira

19/7

sexta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.200,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 200,00
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: quarta a sexta-feira

Até 6x de R$ 200,00*
* Confira a tabela abaixo