Avaliação de Resultados em Marketing

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Avaliação de Resultados em Marketing

Professor

Cléber da Costa Figueiredo

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Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

 

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontando o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

 

*O cancelamento só pode ser solicitado em até 2 dias após início do curso, após esse prazo não há reembolso.

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Variáveis controláveis de marketing

É fato que as empresas têm tentado aperfeiçoar os gastos com as possíveis atividades a serem desenvolvidas nos planos de marketing. Por essa razão, o assunto de alocação de recursos e avaliação do desempenho em marketing ganha destaque junto aos profissionais da área, que são cada vez mais pressionados a justificar os recursos investidos nos seus programas.

 

Nesse contexto, existem diferentes técnicas para que as chamadas variáveis controláveis de marketing (produtos, preços, canais de distribuição, comunicações e força de vendas) possam ter o desempenho avaliado. Entre elas, destaca-se a utilização de diversos indicadores, os quais devem estar inseridos em um processo de avaliação dos resultados em marketing, oferecendo suporte ao processo de tomada de decisão e alocação de recursos.

 

O Curso de Atualização em Avaliação dos Resultados em Marketing da ESPM apresenta conceitos e casos que têm como finalidade contribuir para que os profissionais de marketing consigam realizar a desafiadora avaliação de desempenho em marketing para o gerenciamento de produtos, de ações de comunicação, da equipe de vendas e dos canais de distribuição, orientando os seus programas à geração de valor ao negócio.

Objetivo do curso

Criar condições para que os participantes compreendam o processo de avaliação de desempenho em marketing, por meio da apresentação de técnicas, métodos e casos de empresas que os auxiliem a visualizar questões relacionadas com a alocação de recursos em marketing em suas empresas.

Programa do curso

Serão apresentados conceitos e casos que permitirão orientar a tomada de decisão em marketing, com base em um processo de avaliação dos programas da área. Os temas abordados são:

  • Visão geral do planejamento e controle de marketing
  • Desafios na avaliação do desempenho em marketing
  • Métricas: Conceitos fundamentais e casos
  • Abordagens para a alocação de recursos em marketing
  • Processo de avaliação dos resultados em marketing
  • Sistemas de métricas: Direcionadores de vendas e market-share
  • Análise da estratégia de produtos e preço
  • Análise da estratégia de canais de distribuição e de força de vendas
  • Análise do programa de comunicação integrada de marketing: o método com valor
  • Retorno sobre investimentos em marketing (ROI)
  • Análise financeira dos investimentos em marketing
  • Customer Lifetime Value (CLV) no contexto do cálculo do ROI
  • Cuidados com o Uso das Métricas em Marketing
  • Implementando o processo de avaliação do desempenho em marketing

Para quem se destina?

Dirigido a gerentes, coordenadores e analistas que atuam na área de marketing, bem como a pesquisadores, estudantes e professores que tenham interesse no tema.

Quando acontece?

Aulas distribuídas em 8 encontros que se realizam uma vez por semana, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 (1, 8, 15, 22 e 29/10 e 5, 12 e 26/11).

Consulte com a ESPM os preços
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Atualização

Aulas: segundas-feiras, das 19h30 às 22h30

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