Bootcamp de Programação em Android - ESPM
Bootcamp de Programação em Android

01/09/2020

120 horas

Home Educação Continuada

Bootcamp de Programação em Android

Coordenador

Acácio Ventura

Course Attendees

Still no participant

Certificado

Certificado

O certificado será emitido em formato digital ao termino do curso, você receberá um link em seu e-mail cadastrado no ato de sua inscrição em até 7 dias.

Importante: O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

 

2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 7 dias corridos a contar da data de efetivação da compra online ou com até 24 horas de antecedência do início do curso.

 

3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

 

4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

 

5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

 

REEMBOLSO

1 - No caso dos itens 1 e 2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Uma parceria com a Alura

A Alura é a maior plataforma de cursos de tecnologia 100% em português. Em 2020 a alura completa 9 anos e já ultrapassou a fronteira de 1.000 cursos produzidos. Sua missão é abrir o caminho para profissionais que desejam ser sempre melhores que ontem.
A parceria com a ESPM abre novos canais para levar essa missão ainda mais além e para um público mais amplo, a ESPM reconhece nos conteúdos da Alura algo diferenciado e aderente a sua comunidade. Por esse motivo que decidiu estabelecer essa parceria.

Bônus

6 meses de acesso a plataforma da Alura

O aluno terá 6 meses de acesso a plataforma para concluir os seus estudos, contados a partir do momento da matrícula. Se finalizar os seus estudos antes desse prazo, a plataforma continuará disponível no período de 6 meses para novas consultas.

Objetivo do curso

Desenvolva e programe Apps avançados baseados em tecnologia Android.

Para quem se destina?

Este curso destina-se a profissionais com formação em Engenharia de Software ou aos interessados em aprender a desenvolver aplicativos.

O que você vai aprender?

Com esta formação, você conhecerá as principais características que compõem a principal plataforma mobile, o sistema Android. Além disso, aprenderá na prática como utilizar ferramentas capazes de desenvolver frameworks do Android.

Programa do curso

Aprenda a criar apps utilizando a ferramenta Android Studio e a integrar o app a plataformas externas.

Módulo: Android parte 1: Crie a sua primeira app mobile
Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:
● Criando o primeiro App - Introdução ao Android, criando o projeto Android Studio, implementando a Activity, adicionando comportamentos na Activity;
● Aplicando layouts para Activities - implementando o layout da Activity, iniciando a  implementação de layout de lista, utilizando AdapterViews para coleções de views;
● Entendendo a base de construção de layouts - Entendendo a teoria básica de construção de layouts, utilizando código fonte do layout;
● Trabalhando com arquivo fonte do layout - Adicionando ícones e a app bar, criando a Activity via Android Studio, implementando o layout do formulário;
● Finalizando o fluxo do App - Criando o aluno, salvando alunos, finalizando fluxo do App, refatoração de código.

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:
● Carregando aluno no formulário - Orientações iniciais e organização do curso, baixando projeto inicial, encontrando erros com o logcat, ação de clique em cada aluno, transferindo dados entre Activities, implementando listener na ListView,
carregando aluno no formulário, para saber mais: transferindo objetos com Parcelable, o que aprendemos?
● Editando aluno pelo formulário - Editando aluno, adicionando id para o aluno, editando aluno no formulário, tornando o formulário flexível, flexibilizando formulário, refatorando código, aplicando a refatoração, sobre cuidados com o extra, o que aprendemos?
● Removendo aluno da lista - Removendo aluno no DAO, aplicando remoção no DAO, removendo aluno por completo, atualizando lista após remoção, refatoração com otimização, analisando e refatorando código, sobre o uso do Adapter, o que
aprendemos?
● Aplicando menus do Android - Criando menu de contexto na ListView, adicionando o menu de contexto, implementando listener no menu de contexto, aplicando listener no menu de contexto, criando o menu via arquivo XML, criando
menu de contexto via arquivo estático, adicionando filtro no listener de menus, aplicando filtro no listener do menu de contexto, sobre o uso de filtros para menu, o que aprendemos?
● Melhorando experiência do formulário - Adicionando o ScrollView, implementando o ScrollView no layout, utilizando menu de opções, salvando aluno via menu de opções, adicionando o ícone no menu, sobre o uso de ScrollView, projeto final.

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:
● Personalizando layout da lista de alunos - Personalizando layout do aluno, implementando o BaseAdapter, criando o adapter personalizado, vinculando dados do adapter;
● Conhecendo a camada Application - Notificando mudança do dataset, entendo a entidade Application, implementando a Application;
● Implementando caixa Dialog - Adicionando o dialog, removendo aluno com o Dialog;
● Utilizando o inspetor de código - Inspecionando o projeto, melhorando o projeto com o inspetor, suprimindo problemas;
● Refatorando o código Java - Resolvendo inspeção de código Java, utilizando o Java 8 no Android, delegando responsabilidade, resolvendo os problemas de compilação.

Post: Criando caixas de diálogo no Android (Dialogs)
Podcast: Desenvolvimento Android – Hipsters #39

Saiba como usar o Constraint Layouts para criar layouts complexos.

Módulo: Layouts Android parte 1: Criando telas com Constraint Layouts
Carga horária: 15 horas

Conteúdo detalhado:

● Introdução - Criando o projeto, conhecendo o Constraint Layout, conceitos básicosdo Constraint Layout;
● Criando o banner - Relação entre views, criando componentes responsivos;
● Implementando o layout do pacote - Adicionando a ListView, adicionando a ImageView, criando o restante do layout;
● Utilizando o namespace tools - Simulando o layout com o tools, adicionando o Sample Data, adicionando o CardView;
● Implementando a lista personalizada - Criando o adapter, realizando o processo de bind;
● Refatorando o código Java - Extraindo constantes e métodos, delegando responsabilidade;
● Refatorando o layout - Refatorando o layout do pacote, adicionando as cores, conclusão.

Carga horária: 17 horas

Conteúdo detalhado:
● Introdução - Criando a tela do resumo do pacote, adicionando o botão, realizando o bind do pacote;
● Adicionando a data e refatorando o layout - Adicionando a data da viagem e título, aplicando a chain, refatorando o código Java, refatorando o layout;
● Implementando a tela de pagamento - Criando a activity de pagamento, implementando os demais inputs, limitando dígitos e realizando o bind, refatoração de código;
● Implementando a tela de parabenização - Criando a tela de resumo da compra, realizando o bind, refatoração do código e layout;
● Melhorando o fluxo da App - Adicionando o fluxo entre as telas, enviando o objeto entre as activities, refatorando o código, conclusão.

Post: Splash Screen criando uma tela de abertura no Android

Post: Salvando informações com o Shared Preferences
Vídeo: Alura Live #29 - Desenvolvendo o app da Alura

Utilize o RecyclerView para desenvolver listas de informações mais completas e adicionar animações no seu app.

Módulo: Recycler View parte 1: Listas flexíveis e performáticas
Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:
● Implementação inicial da lista de notas - Introdução, criando o projeto, criando a Activity inicial, adicionando classes padrões, testando a performance do Listview;
● Conhecendo o RecyclerView - Introdução ao RecyclerView, adicionando o RecyclerView no projeto, implementando o adapter do RecyclerView;
● Boas práticas com o RecyclerView - Testando performance do RecyclerView, boas práticas de implementação do RecyclerView, refatoração de código;
● Adicionando notas na lista - Adicionando formulário de nota, adicionando o menu no formulário, salvando nota do formulário;
● Melhorando a abordagem do adapter - Notificando mudanças para o adapter, retornando objetos entre as Activities;
● Melhorando o código com refatoração - Refatorando o código, conclusão.

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:
● Implementando o listener - Adicionando listener para cada elemento, recebendo a nota no listener;
● Alterando a nota - Enviando a nota para o formulário, alterando a nota no DAO e Adapter;
● Refatorando o código - Refatorando a Activity de formulário, refatorando a activity lista notas, padrão de comunicação nas Activities;
● Implementando animações nos elementos - Adicionando comportamento de deslize, removendo a nota ao deslizar, adicionando comportamento de arrastar, refatorando o código;
● Aplicando toques finais para a entrega - Adicionando cores e títulos, adicionando efeitos de transição, conclusão.

Post: Aumentando a produtividade no Android com o Butter Knife
Post: Quando considerar o uso de API em projetos Android?

Aprenda como integrar o seu app com diferentes tipos de serviços, on-line ou off-line.
Vídeo: Bibliotecas Android - Alura Live #35

Módulo: Android Room parte 1: Introdução a persistência de dados com ORM
Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:
● Conhecendo as opções de armazenamento - Entendendo o SQLite, adicionando o Room ao projeto;
● Implementando o Room - Implementando componentes principais do Room, resolvendo problemas de execução;
● Finalizando o CRUD - Adicionando campo novo, centralizando a criação do Database;
● Implementando migrations - Recriando a base de dados, implementando a migration, começando a reversão de migration;
● Peculiaridades do SQLite - Migration mais complexa, utilização de tipos não primitivos, convertendo tipos de dados, refatoração do código.

Carga horária: 10 horas
Conteúdo detalhado:

● Suportando mais de um telefone - Adicionando campo novo, criando a migration do campo novo, implementando nova entidade;
● Implementando relacionamento entre entidades - Utilizando chave estrangeira, implementando queries com relacionamento, aplicando migration das novas entidades, refatorando o código;
● Integrando formulário com novo relacionamento - Atualizando comportamento de salvar, atualizando comportamento de editar, corrigindo problemas na edição, refatorando o código;
● Executando operações assíncronas - Entendendo como funciona execução assíncrona, utilizando AsyncTask na atualização de alunos, evitando problemas com AsyncTask, migrando demais comportamentos para AsyncTask;
● Migrando o formulário para assíncrono - Evitando leaks com listeners, salvando aluno com AsyncTask, buscando alunos com AsyncTask, editando alunos com AsyncTask, utilizando AsyncTask genérica.

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

● Entendendo o problema da persistência interna - Orientações iniciais e organização do curso, introdução ao projeto, preparando o ambiente - projeto inicial, dúvidas sobre o projeto, entendendo a persistência externa, sobre o uso de API web,
inicializando a API web, baixando e rodando a API, testando os comportamentos da API, testando possibilidades da API, o que aprendemos?

● Configurando as requisições HTTP - Configuração inicial do Retrofit, adicionando o Retrofit ao projeto, configurando o Service, configurando o Service e AsyncTask, buscando os produtos da API, adicionando converter e permitindo requisição HTTP, para saber mais: sobre alternativas para permitir requisições HTTP, verificando possíveis erros, adicionando o logging interceptor;

● Integrando comportamento de busca - Salvando produtos da API internamente, salvando produtos internamente, sincronizando busca de produtos, sobre a execução de AsyncTask, aplicando estratégia de busca de produtos, refatorando o
código, refatorando o código de busca de produtos, criando um repositório, migrando o código para o repositório;

● Integrando comportamento de inserção - Criando listener genérico, migrando o comportamento de salvar, utilizando callbacks do Retrofit, salvando o produto na API, refatorando o callback, refatorando o código do callback, para saber mais: mais cuidados com a resposta do Retrofit;

● Integrando comportamento de edição - Utilizando callback na busca de produtos, utilizando o enqueue na busca de produtos, implementando callback genérico, criando o callback genérico, integrando edição com a API, editando produto
internamente e na API, para saber mais: variações nas requisições;

● Integrando comportamento de remoção - Migrando comportamento de remoção, adicionando a remoção no repositório, criando callback sem retorno, implementando callback sem retorno, refatoração do projeto, refatorando o código, para saber mais: código fonte da API web, projeto final.

Post: O que é Push Notification?
Post: Integrando App Android com o Firebase Cloud Messaging
Post: Tratando notificações recebidas do Firebase no Android

Metodologia

A distância

Workshop presencial
Acontecerá um workshop no semestre, em que alunos de diferentes especialidades dos bootcamps estarão reunidos para solucionar um problema de negócios em conjunto.

Webinars
Além dos conteúdos das aulas e workshop presencial, você poderá participar de webinars exclusivos com convidados especialistas nos temas dos módulos para conversar sobre trending topics específicos do mercado e aplicações práticas no seu dia a dia. Ao todo, serão 3 webinars ao longo do curso.

Quando acontece?

Curso 100% online, a plataforma ficará disponível para acesso 24h por dia.

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.240,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 324,00

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

ESPM Tech

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

CEP 04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Educação a distância

Centro de Inovação e Criatividade

Até 10x de R$ 324,00*
* Confira a tabela abaixo

Translate