Bootcamp de Programação em IOS - ESPM
Bootcamp de Programação em IOS

01/08/2020

110 horas

Home Educação Continuada

Bootcamp de Programação em IOS

Coordenador

Acácio Ventura

Course Attendees

Still no participant

Certificado

Certificado

O certificado será emitido em formato digital ao termino do curso, você receberá um link em seu e-mail cadastrado no ato de sua inscrição em até 7 dias.

Importante: O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

 

2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 7 dias corridos a contar da data de efetivação da compra online ou com até 24 horas de antecedência do início do curso.

 

3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

 

4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

 

5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

 

REEMBOLSO

1 - No caso dos itens 1 e 2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Uma parceria com a Alura

A Alura é a maior plataforma de cursos de tecnologia 100% em português. Em 2020 a alura completa 9 anos e já ultrapassou a fronteira de 1.000 cursos produzidos. Sua missão é abrir o caminho para profissionais que desejam ser sempre melhores que ontem.
A parceria com a ESPM abre novos canais para levar essa missão ainda mais além e para um público mais amplo, a ESPM reconhece nos conteúdos da Alura algo diferenciado e aderente a sua comunidade. Por esse motivo que decidiu estabelecer essa parceria.

Bônus

6 meses de acesso a plataforma da Alura

O aluno terá 6 meses de acesso a plataforma para concluir os seus estudos, contados a partir do momento da matrícula. Se finalizar os seus estudos antes desse prazo, a plataforma continuará disponível no período de 6 meses para novas consultas.

Objetivo do curso

Desenvolva aplicativos para IoS a partir da linguagem Swift.

Para quem se destina?

Este curso destina-se a profissionais com formação em Engenharia de Software ou aos interessados em aprender sobre programação de aplicativos.

O que você vai aprender?

Com esta formação, você estará preparado para atuar na criação e desenvolvimento de apps para IoS, além de aprender a aplicar a linguagem Swift no seu dia a dia.

Programa do curso

Para conseguir desenvolver aplicativos para Ios, é necessário ter total compreensão da linguagem Swift.

Módulo: Swift parte 1: Desenvolvendo para iOS no Xcode
Carga horária: 07 horas

Conteúdo detalhado:

● Nossa primeira app e o ViewController de cadastro de refeição - Boas práticas em view com placeholder e keyboard type, conectando a interface ao código e o IBAction, variáveis, interpolação e tipagem implícita e explícita, conectando variáveis 
membro a sua parte visual IBOutlet e variáveis adicionais, as variáveis e seus tipos;
● Aprendendo Swift no playground - Comentários code smell double int e Bool, funções sem e com parâmetros e invocando funções, valores constantes, valores binários, passando parâmetros;
● Arrays e tipos de laço for - Passando arrays para funções retornos e cuidados com
inferências, declarando arrays, o laço for, corrigindo bugs; ● Classes, instâncias, objetos e propriedades de nossas refeições - Optionals e uma primeira visão dos seus perigos, optionals com interrogação e exclamação e além de um unwrapping com let, métodos que retornam opcionais, instanciando objetos, problemas com variáveis opcionais, o método Int();
● Good Citizen e criando classes e aplicativos que nunca quebram com nulos - Classe, item, arrays em classes e trabalhando com métodos, criando um inicializador, array de objetos, adicionando elementos no array;
● Organizando o projeto com grupos - Utilizando orientação a objetos no projeto e tentando limpar alguns optionals.

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

● ViewController, modificando componentes - Conexão ao ViewController, a função numberOfRowsInSection, criando células para tabela;
● Tabela Dinâmica de nossas refeições - Configurando a tela de início da aplicação, problemas com o ViewController, a função cellForRowAt;
● Compartilhando objetos entre controllers - Navegação, criando botão no NavigationController, navegando com segue, recarregando a tabela com reloadData;
● Definindo identificadores pros segues - Métodos legíveis, diferenciando os segues;
● Fugindo de um padrão e os delegates - Definindo e adotando protocolos, adicionando seleção a elementos da tabela, Delegates;
● Problemas de herança e inicializadores - Navegação programática, chamando Views programaticamente.

Carga horária: 06 horas

Conteúdo detalhado:

● Gesture recognizer - Gestures e LongPress com UILongPressGestureRecognizer, perigo em tipagem: casting, reconhecendo qual célula e refeição foi pressionada;
● Modal de alerta - Apresentando um alerta com o UIAlertController, fechando um alert com um UIAlertAction, mostrando os detalhes de uma refeição;
● Optional chaining - Trabalhando com opcionais, entendendo todas as variações do optional, tratando o erro com um alerta;
● Parâmetros com valores default e múltiplos parâmetros - Simplificando if lets, preguiça, Do not Repeat Yourself e Extract Class, parâmetros com valor padrão, extract Method;
● Closure - Usando métodos como callbacks, removendo o elemento, usando closures como callbacks, recebendo closures como parâmetro;
● Salvando e carregando imagens - Serialização com NSCoder, NSCoding, NSObject, desserialização com required init e NSCoder, salvando as refeições com o NSKeyedArchiver, carregando as refeições, testando com o file system;
● Responsabilidade única - Design Pattern Data Access Object, nosso DAO, salvando e carregando refeições.

Podcast: Desenvolvimento iOS com Swift – Hipsters #120

Compreenda o funcionamento de um Storyboard e aprenda como criar aplicativos com layouts responsivos. Neste passo, você aprenderá a usar Constraints e Stackview.

Módulo: iOS layout parte 1: Começando com telas responsivas
Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

● Iniciando a implementação do app "Alura Viagens" - Iniciando o projeto Alura Viagens, começando com a menor tela, implementando UITableView, organizando a hierarquia de views no storyboard;
● Customizando o layout do aplicativo - Células customizadas, listando os títulos da viagem na TableView, customizando a célula da TableView;
● Organizando a estrutura de arquivos do projeto - Organizando os arquivos por pastas, alterando o layout dos elementos da célula, arredondando a UIImageView;
● Aplicando constraints nos elementos do storyboard - Introdução ao auto layout com constraints, aplicando constraints nos elementos, apagando e modificando valor da constraint;
● Aplicando restrições nos elementos do storyboard - Finalizando o layout do aplicativo, aplicando valores customizados nas constraints, alterando a altura da célula da TableView programaticamente.

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

● Continuação do app "Alura Viagens" - Trabalhando com UIStackview,implementando UICollectionView, espaçamento dos elementos no Stackview;
● Trabalhando com Tab Bar Controller e NSPredicate - Implementando Tab BarController, filtrando as viagens utilizando NSPredicate, listando as viagens filtradas;
● Implementando diversos UIStackViews - Protocolo 'UICollectionViewDelegate' enviando e recebendo objetos entre ViewControllers, posicionando elementos no StackView;
● Propriedades do StackView - Dimensionando imagens no StackView, implementando UIScrollView, formatando tipos de teclado de acordo com Textfield;
● Finalizando a implementação do app - Formatando o layout do app, navegação entre telas, separando as responsabilidades do ViewController;
● Customizando o tamanho dos elementos para iPad - Adicionando customizações no layout do aplicativo, adicionando customizações no valor das constraints, atualização do Xcode e novos simuladores.

Depois de aprender sobre as particularidades da linguagem Swift, você conhecerá os principais tipos de frameworks existentes.

Módulo: iOS parte 1: Usando recursos nativos
Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

● Utilizando a câmera do iPhone/iPad - Acessando a biblioteca de fotos do iOS;
● Persistindo dados usando Core Data - listando alunos com Core Data, editando alunos com Core Data, apagando alunos com Core Data;
● Recursos nativos - Criando Action Sheet, enviando SMS pelo app, ligação telefônica;
● Trabalhando com Localização - Localizando alunos através de apps externos, implementando mapa nativo, colocando pino no mapa; 
● Requisição HTTP nativa - Consumindo web service para calcular nota dos alunos, exibindo a média dos alunos.

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

● Autenticação Local - Utilize o framework LocalAuthentication;
● Mapas - Personalizando pino do mapa, exibir todos os pinos no mapa, uso do GPS;
● Atalhos no iOS - Crie Quick Actions para seu aplicativo;
● Abrir páginas web - Abrir páginas web com UIApplication, abrir páginas web com SafariViewController;
● Ícones no aplicativo - guideline ícones, tamanho dos ícones.

Post: Compartilhando dados com UIActivityViewController

Vídeo: Desenvolvendo o app da Alura - Alura Live #29

Aprenda a trabalhar com web services e dados off-line.
Módulo: iOS parte 1: Web Services e Sincronização Off-line
Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

● Enviando informações para o servidor - Preparando o ambiente, instalando o CocoaPods, salvando informações no servidor;
● Recuperando informações do servidor - Serializando o JSON de retorno, listando informações na TableView;
● Atualizando informações do servidor - Montando parâmetros para enviar na requisição, atualizando informações no servidor e local;
● Deletando informações do servidor - Requisição com método DELETE, sincronizando informações quando não há comunicação com servidor;
● Code Review - Identificando melhorias no código; Separando responsabilidades;

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

● Configurando Push Notification - Introdução, configurando o Firebase, certificado de Push Notification, configurando o Cloud Messaging, testando o Push Notification, instalação do Firebase, consolidando seu conhecimento, o que aprendemos?
● Recebendo mensagens do Cloud Messaging - Integrando o servidor com o cloud messaging, enviando o token para o servidor, configurando as requisições, recebendo mensagem do Cloud Messaging, mensagem com Cloud Messaging, notification Center, consolidando seu conhecimento, o que aprendemos?
● Serializando mensagem - Manipuladores de conclusão (Completion Handlers), recursos FCM, consolidando seu conhecimento, o que aprendemos?, serializando mensagem, salvando os alunos, deletando alunos;
● Versionando requisições - Configurando a Tableview, recuperando novos alunos, salvando preferências com user defaults, recuperando a última versão, serializando alunos, verificando o status do aluno, requisições com versionamento, atualizando TableView, consolidando seu conhecimento, o que aprendemos?
● Deletando alunos offline - Sincronizando aluno off-line, consolidando seu conhecimento, o que aprendemos?, enviando alunos não sincronizados,sincronizando alunos, sincronizando alunos deletados, deletando alunos off-line,
conclusão.

Post: iOS Baixando imagem a partir de uma url

Post: Tratamento de erro de conexão no IOS

Metodologia

A distância

Workshop presencial
Acontecerá um workshop no semestre, em que alunos de diferentes especialidades dos bootcamps estarão reunidos para solucionar um problema de negócios em conjunto.

Webinars
Além dos conteúdos das aulas e workshop presencial, você poderá participar de webinars exclusivos com convidados especialistas nos temas dos módulos para conversar sobre trending topics específicos do mercado e aplicações práticas no seu dia a dia. Ao todo, serão 3 webinars ao longo do curso.

Quando acontece?

Curso 100% online, a plataforma ficará disponível para acesso 24h por dia.

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 2.560,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 256,00

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

ESPM Tech

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

CEP 04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Educação a distância

Centro de Inovação e Criatividade

Até 10x de R$ 256,00*
* Confira a tabela abaixo

Translate