Como gerenciar as manifestações dos consumidores nas mídias sociais: netativismo

26/06/2019

9 horas

Home Educação Continuada

Como gerenciar as manifestações dos consumidores nas mídias sociais: netativismo

Professor

Fábio Mariano Borges

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Os consumidores no mundo digital

Cada vez mais os consumidores utilizam as redes digitais para denunciar, reclamar e se manifestarem contra as marcas.

Qual o significado e relevância dessas manifestações? Há riscos de boicotes? Quais os impactos para a marca? Quando a marca deve silenciar e quando deve responder? Qual a quantidade de manifestações que é relevante para impactar a marca? Como as marcas podem gerenciar e dialogar com os consumidores? Este curso visa responder a essas questões com uma abordagem prática, discutindo diversos cases práticos de mercado a fim de capacitar os gestores a dialogarem com os consumidores no mundo digital.

Objetivo do curso

  • Preparar o aluno a atuar no diagnóstico e solução dos problemas relacionados à comunicação com os consumidores nos canais públicos (reclameaqui, Facebook etc.) preparando os profissionais com as competências e habilidades para atuar no SAC e/ou áreas de Comunicação Corporativa / Ombusdman etc
  • Criar um plano estratégico de diálogo com os consumidores em momentos de crise.
  • Aplicar na prática um plano de diálogo com os consumidores e gerenciamento de crise de marca.
  • Capacitar os alunos para gerenciarem as manifestações dos consumidores nas mídias sociais.

Metodologia

Aulas expositivas dinâmicas, com apresentação e discussão de cases atuais (estudo de caso) de neatativismo de consumidores contra as marcas.

Elaboração de um plano de gerenciamento de crises e diálogo com o consumidor.

Métodos utilizados:

  • perguntas guiadas
  • debates controlados
  • resolução de problemas da equipe
  • buscar aplicações
  • o aquário
  • instructor storytelling

Programa do curso

  • O que é netativismo de consumidor?
  • Origens do ativismo, boicotes e netativismo.
  • Boicote X buycott.
  • Mundo digital: o que mudou nas manifestações e expectativas dos consumidores.
  • Lovers e haters nas mídias digitais.
  • Sites para reclamações e denúncias: a importância do Reclame Aqui.
  • Netativismo e manifestações dos consumidores das redes digitais:
    • Tipos de reclamações, denuncias e manifestações.
    • Relevância e impacto na marca.
    • Quando o netativismo de fato importa?
  • Cases nacionais e globais de manifestações e crises de marca no ambiente digital: Nike, Arezzo, Dicico, Maria Filó, Barilla, Aramis, Ades, Carne Fraca, Pepsi, entre outros.
  • Softwares e métricas para monitorar as manifestações de consumidores.
  • Relevância: quantidade de posts para imprimir relevância.
  • Riscos de boicote: quando de fato acontece?
  • Como responder para os consumidores indignados nas redes digitais?
  • Como dialogar de maneira humanizada nas mídias digitais.
  • Todos merecem respostas? Quem responder nas redes digitais?
  • Elaboração de plano de gestão de crise para dialogar com os consumidores nas mídias digitais.
  • Como potencializar o netativismo e manifestação dos consumidores nas redes para gerar insights e adequar a marca às expectativas atuais dos consumidores.
  • Elaboração de um plano de gerenciamento de crises da marca com consumidores nas redes sociais.
  • Transparência, empatia e manifestações dos consumidores: como a marca deve se posicionar?

Para quem se destina?

Profissionais de mídias sociais, gestores de marca, produto, comunicação, marketing, sustentabilidade, diversidade, profissionais de RH, relações públicas, SAC, Canais com o consumidor, ombudsman ou que tenham interesse em aprimorar e aprofundar as técnicas de diálogos com o consumidor através das mídias digitais como Facebook, Twitter e Instagram.

Quando acontece?

Aulas quarta-feira, 26/6/2019, das 9h às 18h.

26/6

quarta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.200,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 200,00
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: quarta-feira

Até 6x de R$ 200,00*
* Confira a tabela abaixo