Comunicação para Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

09/06/2018

16 horas

Home Educação Continuada

Comunicação para Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Professor

Sabrina Petry

Categoria

Comunicação

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

A sustentabilidade e a responsabilidade social são temas atuais e recorrentes no cenário corporativo. Embora sejam assuntos transversais nas empresas, o profissional de comunicação tem assumido o protagonismo na eficiência da gestão dessas temáticas, tendo em vista que sua eficácia depende de engajamento, divulgação e transparência. Por isso, o objetivo deste curso é contribuir para que o aluno desenvolva com êxito ações de planejamento e execução de comunicação voltada para estes temas e operem instrumentais que contribuam para uma gestão mais estratégica e eficiente. Além disso, buscamos apresentar a articulação do processo de comunicação com o posicionamento das empresas, a construção da reputação das mesmas e a tangibilização da sustentabilidade enquanto atributo e valor.

Programa do curso

Módulo I – Introdução – Sustentabilidade, RS e Comunicação

  • A cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa
    Alinhando o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social
    Mudança cultural para a sustentabilidade e responsabilidade social
    Público Interno
    Stakeholders externos
  • Internalização os conceitos da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa.
  • Promoção do diálogo para a sustentabilidade e a responsabilidade social.
  • Construção de novos comportamentos e atitudes.
  • Benefícios associados às ações.
  • Vertentes de atuação do profissional de comunicação

 

Módulo II – Estruturação e Planejamento de Comunicação

  • A cadeia de valor e os princípios ligados à sustentabilidade: informação como elemento chave.
  • As soluções de comunicação
  • Princípios de sustentabilidade e os impactos no posicionamento e na reputação.
  • Comunicação integrada na estratégia sustentável.
  • Matriz de stakeholders.
  • Definição de objetivos estratégicos.
  • Elaboração de Plano de Ação.

 

Módulo lll – Processos de Comunicação

  • Comunicação dos valores, estratégias, ações e resultados da gestão sustentável para os stakeholders.
  • Comunicação institucional e a comunicação interna dos valores e estratégias.
  • Comunicação e marketing nas características do produto ou serviço.
  • Consumidor consciente e a percepção dos impactos ambientais e sociais na cadeia produtiva dos mesmos.
  • Riscos de comunicar e de não comunicar.
  • Greenwashing: o que é, como evitar.
  • Desafios para a comunicação diante do paradigma da sustentabilidade.
  • Análise crítica de anúncios publicitários.
  • Cadeia produtiva da comunicação: trabalhando bem o conceito da sustentabilidade em eventos, brindes, campanhas e materiais institucionais – case campanha interna.

 

Módulo IV – Implementação da Comunicação 

  • Relatórios de Sustentabilidade: por que reportar, o que reportar, como reportar e para quem. Benefícios dos relatórios para as empresas.
  • Práticas e tendências em Comunicação da Sustentabilidade.
  • Gestão do processo de comunicação de sustentabilidade: monitorar, engajar, reportar, posicionar e transformar).
  • A importância do valor das partes interessadas na gestão da sustentabilidade empresarial.

Estudos de caso serão discutidos em sala de aula sobre a identificação dos principais agentes econômicos, ambientais, aspectos legais / éticos e sociais relevantes para empresas de alguns setores e países a serem selecionados.

Investimento


  • Parcelas
  • Boleto
  • 1x
  • Cartão de crédito
  • 1x
  • 2x
  • 3x
  • 4x
  • 5x
  • 6x
  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.040,00
  • Cartão de crédito
  • R$ 1.040,00
  • R$ 520,00
  • R$ 346,67
  • R$ 260,00
  • R$ 208,00
  • R$ 173,33

Para quem se destina?

Profissionais e estudantes de Comunicação, em suas diversas especializações e áreas afins (Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Design, Publicidade e Propaganda), recém-formados e interessados no tema.

Localização : Rio de Janeiro

Categoria : Educação Continuada

Tipo : Presencial

Até 6x de R$ 173,33*
* Confira a tabela abaixo

Aulas : sábado, das 9h às 13h