Consumidor em mercados emergentes: uma abordagem etnográfica

30 horas

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Consumidor em mercados emergentes: uma abordagem etnográfica

Professor

Fábio Mariano Borges

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Entender o consumidor além dos padrões financeiros, do poder de compra e da classificação sócio econômica

O curso é desenvolvido em forma de exposição dialogada com intensa participação dos alunos.

Os alunos farão um projeto etnográfico que pede a imersão em famílias de classes populares residentes na periferia de São Paulo.

Para cada aula há um conjunto de textos relativos ao tópico em discussão que deve necessariamente ser lido e preparado antecipadamente. Cada participante é responsável pela condução de um dos tópicos em estudo.

Objetivo do curso

Compreender e aprofundar o comportamento do consumidor dos mercados emergentes, também conhecidos como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), focando nos segmentos da nova classe média, classes populares, baixa renda ou base da pirâmide, em especial o consumidor brasileiro destes grupos.

O curso tem abordagem etnográfica, traçando uma intersecção com a Antropologia, Sociologia e Estudos Culturais, a fim de entender o consumidor além dos padrões financeiros, do poder de compra e da classificação sócio econômica.

Como atividade de aprendizado, os alunos desenvolverão e realizarão um projeto etnográfico que prevê a imersão em famílias de classes populares. Para isto, o curso abordará ao longo das aulas as técnicas e desafios para aplicação de um estudo com base na imersão ou na etnografia.

Ao término do curso, os estudantes serão capazes de entender os aspectos mais relevantes sobre os valores simbólicos de consumo, significado de ascensão e mobilidade entre classes e processos de decisão e escolha dos consumidores das classes populares e da nova classe média.

Programa do curso

  • A construção social e econômica da base da pirâmide, classes populares e da nova classe média como um segmento consumidor.
  • Perspectiva histórica da formação do consumidor dos mercados emergentes.
  • A invisibilidade da luta de classes, a cegueira do economicismo e o consumo como nova esfera da cidadania.
  • Critérios de classificação econômica: critérios utilizados, desafios e perpectivas para entender o comportamento do consumidor contemporâneo. Como compor novos critérios de classificação que respondam ao momento atual?
  • Processos de inclusão e ascensão ao consumo da base da pirâmide e classe média.
  • A importância da classe média para os mercados emergentes.
  • O processo de decisão de compra das classes populares: a importância do valor simbólico dos bens para pertencimento, ascensão e distinção através do consumo.
  • O impacto da digitalização e das mídias sociais nas classes populares.
  • Consumidor das classes populares nos BRICS: uma análise comparada.
  • As marcas vão até a periferia: favelas, subúrbios, cortiços como espaço de consumo.
  • Perfil do consumidor das classes populares: heterogeneidade e pluralidade das massas.
  • Modos de morar das classes populares e a importância para o comportamento de consumo.
  • Acesso financeiro, crédito e parcelamentos: meios para possibilitar o consumo das classes populares.
  • Endividamento e seus riscos: por que as classes populares compram muito acima da renda disponível?
  • Bens básicos X bens supérfluos: razões de preferências das classes populares.
  • Religião e moral como valores de orientação de vida e do consumo das classes populares.

Quando acontece?

Aulas às quintas-feiras (de 4/10 a 29/11), das 19h às 23h.

4/10

quinta-feira

11/10

quinta-feira

18/10

quinta-feira

25/10

quinta-feira

1/11

quinta-feira

8/11

quinta-feira

22/11

quinta-feira

29/11

quinta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.435,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 687,00
R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04018-010

São Paulo

Presencial

Cursos Avançados

Aulas: quintas-feiras, das 19h às 23h