Etnografia e Netnografia Aplicadas ao Marketing: Como ter uma Imersão no Mundo dos Consumidores

25/06/2019

9 horas

Home Educação Continuada

Etnografia e Netnografia Aplicadas ao Marketing: Como ter uma Imersão no Mundo dos Consumidores

Professor

Fábio Mariano Borges

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Gerar experiência positiva para os consumidores

As empresas procuram cada vez mais gerar experiência positiva para os consumidores.  Mas para isto, é fundamental conhecer os sentimentos, sensações e a vida real desses consumidores. A Etnografia, também conhecida como observação participante,  é o método da Antropologia, que tem sido aplicado pelo Marketing, a fim de conhecer a fundo a realidade e a vida diária dos consumidores. O curso visa apresentar as principais características da Etnografia e da Netnografia, suas técnicas e mostrar de forma prática e acessível quais os desafios na aplicação dsa pesquisas etnográfica e netnográficas. No final do curso, os alunos terão desenvolvido um projeto de pesquisa etnográfica.

Objetivo do curso

  • Apresentar aos alunos as etapas da pesquisa Etnográ
  • Conhecer as principais os principais desafios na aplicação da pesquisa etnográfica e netnográfica no Marketing.
  • Apresentar os caminhos de aplicação prática da pesquisa Etnográfica e Netnográfica no mercado.
  • Discutir como os benefícios da pesquisa Etnográfica e Netnográfica impactam nos negócios.
  • Compreender as diferenças e benefícios da Pesquisa Etnográfica e Netnográfica sabendo quais são os momentos adequados para a sua aplicação no mercado.
  • Aplicar no mercado a pesquisa etnográfica e Netnográfica, implementando seus impactos para os negócios.
  • Avaliar quais projetos de pesquisa Etnográfica e Netnográfica são condizentes com a metodologia.
  • Criar um projeto de pesquisa Etnográfica com aplicação prática para o setor de atuação do aluno.

Metodologia

Aulas expositivas dinâmicas, com apresentação e discussão de cases atuais (estudo de caso) de aplicação de Pesquisa Etnográfica no mercado.

Exercícios práticos em cada aula a fim de vivenciar as técnicas de identificação e análise de tendências.

Métodos utilizados:

  • Perguntas guiadas
  • Debates controlados
  • Buscar aplicações
  • A rotação
  • O aquário

Programa do curso

  • O que é Etnografia:
    • O nascimento da Etnografia na Antropologia.
    • Diferenças entre a Etnografia e outros métodos.
    • Principais características da Etnografia: como saber quando não é somente uma pesquisa de imersão.
  • Em quais situações aplicar a Etnografia e a Netnografia no mercado?
  • Fazendo a diferença: benefícios da pesquisa Etnográfica para os negócios.
  • Elaboração de um projeto de pesquisa Etnográfica:
    • Como definir os objetivos.
    • Amostra.
    • Prazo: tempo de convívio com os entrevistados.
    • Como planejar a entrada nas casas e no cotidiano dos consumidores.
    • Custos de um projeto de Etnografia.
  • Etnografia X Netnografia
  • Aplicação e operacionalização da pesquisa Etnográfica:
    • Perfil da equipe de pesquisadores.
    • Perfil da equipe de analistas.
    • Como promover a participação dos executivos na vivência diária dos consumidores.
    • Recrutamento dos entrevistados:
      • Como convidar?
      • Qual a retribuição adequada para os entrevistados?
      • Contrato legal e procedimentos éticos.
    • Organização da agenda de imersão.
    • Caderno de campo: como garantir o registro de todas as informações.
    • Filmagem e registro fotográfico da vivência.
    • Imprevistos e eventualidades: tudo pode acontecer.
  • Netnografia: a pesquisa de imersão digital.
  • Desafios, planejamento e operacionalização da Netnografia.
  • Quando, motivos e como fazer a Netnografia.
  • Análise:
    • Como organizar os dados e registros para a análise estratégica.
    • Como gerar insights a partir dos resultados.
  • Elaboração do relatório analítico.
  • Apresentação dos resultados das pesquisas Etno e Netnográfica.
  • Aplicação dos resultados para gerar insights e inovação nos negócios.

Para quem se destina?

Profissionais e estudantes de áreas diversas que desejam conhecer e aprofundar as práticas da aplicação da Pesquisa Etnográfica. Profissionais de pesquisa de mercado, inteligência de mercado e consumer insights. Gestores de produto, marca, marketing e comunicação que  desejam conhecer as técnicas para vivenciarem o dia a dia do consumidor.  

Interessados em conhecer as aplicação da Etnografia, Netnografia e Antropologia no Marketing.

Quando acontece?

Aula terça-feira, 25/6/2019, das 9h às 18h.

25/6

terça-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.200,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 200,00

ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Tour Virtual

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: terça-feira

Até 6x de R$ 200,00*
* Confira a tabela abaixo