Hackathon Design Thinking na prática: Um desafio de Inovação Digital, Scrum e Agile

23/09/2019

16 horas

Home Educação Continuada

Hackathon Design Thinking na prática: Um desafio de Inovação Digital, Scrum e Agile

Professor

Guto Grieco
ÚLTIMAS VAGAS

Course Attendees

Still no participant

Certificado CIC

Certificado CIC

O certificado será emitido em formato digital ao termino do curso, você receberá um link em  seu e-mail cadastrado no ato de sua inscrição.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Aplicamos o que aprendemos imediatamente, na execução do desafio.

Neste curso, recebemos um desafio de inovação real da AMBEV. Na medida em que vamos desenvolvendo esse desafio, vamos sendo capacitados.

Começamos cada sessão tendo um mínimo de teoria e já partimos para a aplicação dos conceitos no projeto.

Imagine só resolver um desafio da a AMBEV?

É para isso que serve o Design Thinking e as metodologias ágeis: lidar com ambientes complexos e resolver em pouco tempo!

E tem mais: Prêmio de Inovação.

Os melhores times de inovação serão premiados e os participantes receberão um certificado ESPM para fazer parte do currículo profissional e kits de prêmios das empresas.

O mundo ágil exige mais do que conhecimento, exige uma equipe focada em colaboração para a solução do desafio. Você vai rapidamente aprender a trabalhar em equipe pela metodologia Agile! Formaremos times de inovação e aprenderemos técnicas inéditas utilizadas pelo “Cirque du Soleil”. Você vai vivenciar a experiência do trabalho colaborativo.

Além de usar o storytelling, você vai aprender a mágica de administrar situações conflituosas e complexas, igualzinho o pessoal do “Cirque du Soleil” faz!

Haverá parte de uma sessão dedicada inteiramente a networking, para que você possa conhecer e trocar contatos com outros participantes do curso.

Novidade: Mesmo se o seu projeto não for o vencedor, você ganhará prêmios. No primeiro dia, participará de um sorteio e concorrerá a um coaching de carreira individual para fazer uma reflexão da sua própria carreira.

Cinco participantes receberão um coaching individual, que terá a duração de 60 a 90 minutos e poderá ser agendado até do dia 20/12/2019. Os coachings ocorrerão na ESPM ou por Skype, conforme a solicitação dos ganhadores. Esse coaching é uma sessão de assessment de carreira para diagnóstico.

Você sai dessa experiência pronto para inovar em qualquer ambiente!

Cada time de inovação terá um consultor exclusivo das empresas para dar suporte às suas dúvidas. E tem mais ainda: mesmo se o seu time não for o ganhador do desafio, mesmo se você não for um dos sorteados para o coaching individual, você participará, no último dia, de um sorteio e concorrerá a cinco bolsas de estudo integrais para qualquer curso do Centro de Inovação e Criatividade – ESPM em 2019.  E o mais legal é que a bolsa de estudos é transferível! Você pode utilizar ou presentear qualquer pessoa com seu prêmio!

Objetivo do curso

A fim de vivenciar um projeto real de inovação, nesta edição do curso, a AMBEV traz um desafio para você !

Neste curso, você aprende e já aplica ferramentas de Design Thinking, de User Experience, de economia comportamental e da metodologia Agile desde a geração de insights, passando pela transformação de insights em ideias, de ideias em projetos de inovação, até prototipação, formulação do modelo de negócio e innovation plan.

Este curso tem objetivo de ensinar a lidar com problemas complexos e buscar solução para os problemas num ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).

Você aprende a usar ferramentas que podem ser imediatamente aplicadas na sua vida profissional, ajudando a resolver seus desafios do dia a dia!

O que você vai aprender

O Design Thinking é uma metodologia com foco no usuário, que se propõe a encontrar respostas para problemas complexos, combinando empatia com contexto, criatividade e racionalidade. De acordo com Tim Brown, CEO da IDEO, Design Thinking serve para “satisfazer às necessidades dos usuários de um produto ou serviço com tecnologias viáveis”. A metodologia, muito possivelmente, representa a diferença entre o sucesso de uma organização e seu potencial fracasso.

Inovação é o único caminho para fechar efetivamente a lacuna entre as demandas dos consumidores e os recursos cada vez mais escassos. Inovação nos possibilita fazer mais com menos. Inovação não é absolutamente necessária, assim como a sobrevivência também não é.

A inovação será o mais importante fator que, isoladamente, vai determinar o sucesso das empresas durante o século 21. Este curso faz um sobrevoo por valores e princípios de agilidade, ficando claro que a agilidade não só se aplica ao desenvolvimento de software.

Para eliminar esse gap, a ESPM lança um curso prático de Design Thinking.

Se você procura por um curso teórico, este curso não é para você!

Programa do curso

Essa sessão é um megaTED para oferecer uma perspectiva do que é inovação e explicar o que não é inovação. Mostrar os obstáculos para a inovação dentro das organizações, bem como classificar os tipos de inovação em uma empresa. Esse bloco destina-se a esclarecer algumas perguntas frequentes sobre inovação e a situar em que situação o Design Thinking pode ajudar. Os estudantes serão expostos a muitos minicases em que o Design Thinking resolveu problemas.

+ Networking: haverá parte de uma sessão dedicada para fazer networking, a fim de que você possa conhecer e trocar contatos com outros participantes do curso. Essa sessão será acompanhada pela Leylah Macluf diretora de RH de grandes empresas como Mc Donalds e pela headhunter Isabel Arias, diretora de RH por 14 anos do grupo Newcomm, ganhador do prêmio Melhores empresas para se trabalhar da revista exame por três anos consecutivos. Isabel possui especialização em Harvard e foi conselheira no “Programa Aprendiz” na TV Record. Atualmente ela é a head de recrutamento e seleção da Agência DM9DDB e realiza um trabalho de mapeamento de talentos.

+ Vivência de trabalho em equipe multifuncional com metodologia “Cirque du Soleil”.

Esta 1ª sessão dura até às 22h30, as demais sessões terminarão às 21h.

Nessa sessão, os participantes serão apresentados ao Desafio AMBEV Digital e, na sequência, já receberão a preparação para o Laboratório de Design Thinking: UX Lab. Os times de inovação serão preparados para mergulhar no universo dos usuários e para utilizar ferramentas que ajudam a desenvolver empatia pelos problemas do contexto. Terão contato com diversas técnicas que possibilitam aos participantes entender os problemas dos consumidores/usuários com maior profundidade, levando em conta a experiência do usuário (UX). Ao final dessa sessão os grupos terão a oportunidade de se organizar e de fazer o planejamento do Laboratório de Design Thinking.

Nessa sessão iremos fazer uma decodificação da mente humana, desvendando o que está por trás das motivações usuários/consumidores, utilizando técnicas de neurociência.

Essa sessão constitui-se de uma atividade prática em campo e ajuda a responder perguntas muito frequentes em nossa vida profissional: por onde eu começo? Onde eu inovo? Onde estão as oportunidades? Essa sessão possibilita vivenciar a realidade dos usuários, a utilização de ferramentas de coolhunting, etnografia para o levantamento de insights da experiência do usuário. Essa sessão acontecerá fora da ESPM, de acordo com a estratégia de cada grupo.

Pelo fato de esta sessão acontecer fora da ESPM, sua carga horaria não está sendo computada no total do curso.

Sessão na qual se coloca em prática ferramentas de Design Thinking, como priorização de insights, filtros que auxiliam na seleção de informações, estratégias para geração e refinamento de ideias para serem aplicadas no Innovation Plan.

Essa sessão também mescla princípios de SCRUM e de Agile para desenvolvimento do projeto, dando aos participantes competência necessária para participar e defender práticas ágeis em equipes de projeto. O SCRUM, com seus feedbacks constantes, ajuda nas entregas intermediárias e no engajamento da equipe!

Nessa sessão, os participantes serão apresentados a ferramentas para testar seus modelos e fazer análises, descobrir se existe balanceamento entre as necessidades do usuário, as tecnologias e as estratégias das empresas a que se propõe o desafio.

Esteja preparado para trabalhar bastante depois dessa sessão!

Você terá que montar a apresentação do seu trabalho. Portanto, reserve um tempinho na sua agenda no dia 23/5.

Apresentação da solução do desafio, premiação dos vencedores e sorteios das bolsas de estudo.

Curso prático: vivenciaremos um projeto de inovação

Esteja preparado para realizar trabalhos em horários que extrapolam os horários das aulas. 

Ao se matricular neste curso, os participantes concordam que toda produção intelectual efetuada no âmbito do curso será de propriedade das empresas parceiras. Existe um instrumento de cessão de direitos de propriedade intelectual sobre obra futura e outras avenças que deverá ser assinado por todos os participantes. Para mais informações sobre este instrumento, por favor envie um e-mail para rasantos@espm.br. 

Este programa pode ser alterado sem aviso prévio.

Quando acontece?

Aulas de segunda a quarta-feira, 23, 24, 25, e 30/9 e 1 e 2/10/2019, das 18h às 21h.

23/9

segunda-feira

24/9

terça-feira

25/9

quarta-feira

30/9

segunda-feira

1/10

terça-feira

2/10

quarta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.690,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 169,00

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Centro de Inovação e Criatividade

Aulas: segunda a quarta-feira

Até 10x de R$ 169,00*
* Confira a tabela abaixo