O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.
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O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.
Os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância ESPM requerem a disponibilidade de som e placa de vídeo. Para as aulas agendadas por web conferência, também será necessário microfone.
O interessado em adquirir o curso deverá possuir equipamento com as seguintes configurações:
Requisitos gerais:
Pagamento à vista
O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br. Será devolvido 100% do valor pago à vista em até 10 (dez) dias úteis, após o envio dos dados bancários.
Pagamento por cartão de crédito
O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br, informando os dados bancários. As parcelas remanescentes serão estornadas com a operadora do cartão; os valores já pagos serão calculados e será reembolsado 100% do valor pago.
Pagamento à vista
O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br. A Será devolvido 80% do valor pago à vista em até 10 (dez) dias úteis, após o envio dos dados bancários.
Pagamento por cartão de crédito
O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br, informando os dados bancários. As parcelas remanescentes serão estornadas com a operadora do cartão; os valores já pagos serão calculados e será reembolsado 100% do valor pago.
Após a primeira semana do curso, as solicitações de cancelamento não serão ressarcidas, independentemente do motivo.
A ESPM reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para o seu início. Nesse caso, a ESPM devolverá ao aluno 100% do valor pago.
Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários.
Na hipótese de adiamento, o participante que não concordar com a nova data deverá encaminhar REQUERIMENTO ao e-mail suporte.ead@espm.br, solicitando a devolução de 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada, em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários.
A ESPM não se responsabiliza por qualquer valor que eventualmente tenha sido despendido pelo participante, em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.
O ambiente virtual do aprendizagem fica disponível ao aluno até 20 dias após a última web conferência. Decorrido este período, o ambiente é encerrado e não haverá suporte do professor que conduziu o curso.
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O curso de Inovação na Educação Superior é voltado a todos os profissionais que desejam ingressar na carreira docente em nível superior e/ou para atuais professores que buscam se desenvolver em termos didático-pedagógicos.
Ao final da disciplina os participantes deverão saber
MÓDULO 1: Teoria e Prática da Educação de Nível Superior / Didática do Ensino Superior
Neste módulo, serão discutidos os fundamentos teóricos sobre organização e didática na Educação Superior, e as principais teorias da aprendizagem. Também serão debatidos e analisados os principais elementos que compõem o planejamento das atividades conduzidas pelos professores: como os professores podem colaborar para o autoconhecimento dos estudantes e a importância deste para a aprendizagem; como definir objetivos de aprendizagem e elaborar um planejamento que favoreça o alcance desses objetivos; e quais são elementos que compõem um bom Plano de Ensino e Aprendizagem e um bom Plano de Aula.
MÓDULO 2: “METODOLOGIAS ATIVAS”: Métodos, Estratégias, Técnicas e Ferramentas
O módulo abordará as principais diferenças entre metodologias tradicionais de ensino (predominantemente expositivas, em que o estudante é um mero expectador, e focadas no conhecimento como um produto) e os chamados métodos ativos (essencialmente participativos, em que o estudante é sujeito de sua aprendizagem, e centrados no conhecimento como um processo). Serão discutidos diferentes métodos, estratégias, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem, os contextos em que melhor se aplicam e os seus principais potenciais pedagógicos. Os participantes também terão contato com diversos aplicativos e recursos tecnológicos que podem auxiliar a prática docente, tais como apps para comunicação entre os estudantes e entre professor-estudante, para a realização de apresentações, quizzes, testes e verificação de leitura.
MÓDULO 3: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Ao longo do módulo, serão trabalhados diversos métodos e instrumentos de avaliação (testes, provas, trabalhos, dinâmicas, arguições, participação qualificada dos estudantes, exercícios), com especial atenção à elaboração de provas e testes, principalmente no que diz respeito à formulação de questões e itens. Por fim, o módulo abordará a importância da definição de critérios e rubricas claras na avaliação e do oferecimento de um feedback qualificado aos estudantes.
MÓDULO 4: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Serão explorados neste módulo os principais elementos ligados ao universo da docência em Educação a Distância no Brasil: desde aspectos legais, políticos e organizacionais até o passo-a-passo ligado ao Planejamento, elaboração de materiais instrucionais e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O módulo também compreenderá uma análise de recursos e ferramentas tecnológicas que podem auxiliar professores e estudantes, bem como uma discussão sobre as especificidades do processo de avaliação da aprendizagem na Educação a Distância.
Educação a distância |
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Aulas: 40 encontros por webconferência |