Inovação na educação superior: uma nova prática docente para a aprendizagem

160 horas

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Inovação na educação superior: uma nova prática docente para a aprendizagem

Professor

Manolita Correia Lima

Course Attendees

Still no participant

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos para acesso ao curso são de responsabilidade do aluno.

O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.

Os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância ESPM requerem a disponibilidade de som e placa de vídeo. Para as aulas agendadas por web conferência, também será necessário microfone.

O interessado em adquirir o curso deverá possuir equipamento com as seguintes configurações:

  • Processador 2.0 GHz ou superior.
  • Memória RAM 1Gb para Windows Vista ou superior.
  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  • Monitor 800 x 600 pixels.

Requisitos gerais:

  • Velocidade de Banda: 2Mbps.
  • Acesso aos endereços http://www.youtube.com/ e http://vimeo.com/ desbloqueados em Firewalls e redes corporativas.
  • Permitir Cookies.

Cancelamento do curso

Cancelamento do curso

Por parte do aluno, ANTES do início do curso

Pagamento à vista

O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br. Será devolvido 100% do valor pago à vista em até 10 (dez) dias úteis, após o envio dos dados bancários.

Pagamento por cartão de crédito

O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br, informando os dados bancários. As parcelas remanescentes serão estornadas com a operadora do cartão; os valores já pagos serão calculados e será reembolsado 100% do valor pago.

Por parte do aluno, APÓS o início do curso, durante a primeira semana

Pagamento à vista

O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br. A Será devolvido 80% do valor pago à vista em até 10 (dez) dias úteis, após o envio dos dados bancários.

Pagamento por cartão de crédito

O aluno deverá encaminhar requerimento endereçado ao e-mail suporte.ead@espm.br, informando os dados bancários. As parcelas remanescentes serão estornadas com a operadora do cartão; os valores já pagos serão calculados e será reembolsado 100% do valor pago.

Por parte do aluno, APÓS a primeira semana do curso

Após a primeira semana do curso, as solicitações de cancelamento não serão ressarcidas, independentemente do motivo.

Por parte da Escola

A ESPM reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para o seu início. Nesse caso, a ESPM devolverá ao aluno 100% do valor pago.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários.

Na hipótese de adiamento, o participante que não concordar com a nova data deverá encaminhar REQUERIMENTO ao e-mail suporte.ead@espm.br, solicitando a devolução de 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada, em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por qualquer valor que eventualmente tenha sido despendido pelo participante, em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Disposições Gerais

  • Os casos não contemplados neste regulamento devem ser apreciados pelo Conselho de Direção da Educação a Distância, cuja decisão é soberana e dela não cabe recurso.
  • O aceite dessas normas ocorrerá no ato da matrícula.

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Enriquecimento da prática docente

O curso de Inovação na Educação Superior é voltado a todos os profissionais que desejam ingressar na carreira docente em nível superior e/ou para atuais professores que buscam se desenvolver em termos didático-pedagógicos.

Objetivo do curso

Ao final da disciplina os participantes deverão saber

  • definir os objetivos de aprendizagem (ou objetivos educacionais) de determinada disciplina
  • elaborar Planos de Aula: definição de objetivos de aprendizagem da aula; conteúdos que darão suporte aos referidos objetivos; atividades orientadas pela e para a aprendizagem; recursos pedagógicos a serem mobilizados (métodos, estratégias, técnicas e ferramentas); definição do cronograma de trabalho; referências de suporte ao ensino e à aprendizagem (vídeos, documentários, entrevistas, relatórios, artigos, capítulos de livro etc.); avaliação dos resultados; atividades de suporte aos estudantes com dificuldades de aprendizagem
  • selecionar e explorar recursos pedagógicos – métodos, estratégias, técnicas e ferramentas alinhadas à pedagogia ativa – ajustados aos desafios implicados nos objetivos de aprendizagem fixados
    desenhar o processo de avaliação da aprendizagem
  • elaborar instrumentos de avaliação que sistematizem a reunião de evidências que sinalizem até que ponto os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem.

O que você vai aprender

Ao término do curso, os participantes estarão aptos a assumir responsabilidades típicas da docência em nível superior (na graduação e na pós-graduação lato sensu), conhecendo dezenas de métodos, estratégias, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem que poderão enriquecer muito a sua prática docente.

Programa do curso

MÓDULO 1: Teoria e Prática da Educação de Nível Superior / Didática do Ensino Superior

 

Neste módulo, serão discutidos os fundamentos teóricos sobre organização e didática na Educação Superior, e as principais teorias da aprendizagem. Também serão debatidos e analisados os principais elementos que compõem o planejamento das atividades conduzidas pelos professores: como os professores podem colaborar para o autoconhecimento dos estudantes e a importância deste para a aprendizagem; como definir objetivos de aprendizagem e elaborar um planejamento que favoreça o alcance desses objetivos; e quais são elementos que compõem um bom Plano de Ensino e Aprendizagem e um bom Plano de Aula.

 

MÓDULO 2: “METODOLOGIAS ATIVAS”: Métodos, Estratégias, Técnicas e Ferramentas

 

O módulo abordará as principais diferenças entre metodologias tradicionais de ensino (predominantemente expositivas, em que o estudante é um mero expectador, e focadas no conhecimento como um produto) e os chamados métodos ativos (essencialmente participativos, em que o estudante é sujeito de sua aprendizagem, e centrados no conhecimento como um processo). Serão discutidos diferentes métodos, estratégias, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem, os contextos em que melhor se aplicam e os seus principais potenciais pedagógicos. Os participantes também terão contato com diversos aplicativos e recursos tecnológicos que podem auxiliar a prática docente, tais como apps para comunicação entre os estudantes e entre professor-estudante, para a realização de apresentações, quizzes, testes e verificação de leitura.

 

MÓDULO 3: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Ao longo do módulo, serão trabalhados diversos métodos e instrumentos de avaliação (testes, provas, trabalhos, dinâmicas, arguições, participação qualificada dos estudantes, exercícios), com especial atenção à elaboração de provas e testes, principalmente no que diz respeito à formulação de questões e itens. Por fim, o módulo abordará a importância da definição de critérios e rubricas claras na avaliação e do oferecimento de um feedback qualificado aos estudantes.

 

MÓDULO 4: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serão explorados neste módulo os principais elementos ligados ao universo da docência em Educação a Distância no Brasil: desde aspectos legais, políticos e organizacionais até o passo-a-passo ligado ao Planejamento, elaboração de materiais instrucionais e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O módulo também compreenderá uma análise de recursos e ferramentas tecnológicas que podem auxiliar professores e estudantes, bem como uma discussão sobre as especificidades do processo de avaliação da aprendizagem na Educação a Distância.

Sem tabela de preços

Para quem se destina?

A educação e os atores implicados no processo educacional – a exemplo do conhecimento, estudantes e professores – têm sofrido impactos decorrentes do incremento das tecnologias digitais. Exercer a docência nesse contexto pressupõe importante renovação das competências docentes – conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim sendo, o curso em tela será direcionado para professores iniciados (com formação acadêmica específica e experiência docente), professores iniciantes (com formação acadêmica específica e pouca experiência docente) e para profissionais com formação acadêmica específica, sem qualquer experiência na docência superior, mas desejosos de atuar em cursos de graduação e pósgraduação. Também se incluem como público-alvo, professores dos cursos técnicos de nível 2 médio e profissionais que atuam com formação profissional dentro das organizações e que possuam lato sensu.

Educação a distância

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Atualização Educação Continuada

Aulas: 40 encontros por webconferência

Até x de R$ ,00*
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