Inteligência Artificial e as novas tecnologias que estão revolucionando o marketing

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Inteligência Artificial e as novas tecnologias que estão revolucionando o marketing

Professor

Eduardo Wilson Ribeiro Ramalho

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Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

 

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontando o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

 

*O cancelamento só pode ser solicitado em até 2 dias após início do curso, após esse prazo não há reembolso.

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Inteligência Artificial não é futurista, é presente

Inteligência Artificial – IA foi o tema mais discutido no Festival de Cannes Lions, em 2016, cuja repercussão no Brasil, um dos países mais premiados, foi imperceptível. E isso se deve muito a falta de capacitação do nosso mercado.

 

A utilização da Inteligência Artificial no Marketing não é futurista, é presente. Isso porque, o consumir mais conectado está disponibilizando um volume inimaginável de dados preciosos nas mídias sociais, no mobile, na IoT, nos sensores, em todo lugar. E os dados desse chamado Big Data estão cada vez mais difíceis de serem transformados em ações de marketing efetivas com as ferramentas tradicionais. Estamos deixando oportunidades sobre a mesa. Daí a necessidade de incorporar outras ferramentas analíticas, como a Inteligência Artificial, que através de algoritmos programáveis, permitem as máquinas aprenderem a imitar o comportamento analítico do ser humano com mais abrangência, rapidez, precisão e melhor, evoluem continuamente com o aprendizado. Dados, inteligência (IA) e criatividade é a tríade da prosperidade.

 

Com enfoque mais prático, baseado em cases, sem deixar de abordar os fundamentos teóricos, o curso pretende cobrir as novas tecnologias cognitivas relacionadas a Inteligência Artificial, aplicadas as necessidades do Marketing. Vamos desmistificar a sopa de letras abundante nessa área, como as Tecnologias Cognitivas, Redes Neurais, Machine Learning, Deep Learning e Robótica, Neurociências, Realidade Virtual, entre outras; mostrar essas várias tecnologias e suas diferentes aplicações, as ferramentas disponíveis, os principais fornecedores, o processo de seleção de soluções, a necessária mensuração de resultados, e a não menos importante capacitação profissional.

Objetivo do curso

É reconhecidamente difícil para as organizações adotarem as novas tecnologias, pela imensa gama de soluções existentes no mercado, pelo distanciamento da solução com a prática das empresas, pela pouca perenidade das novas soluções que se esvaiam à medida que entra uma inovação no mercado e também pela muitas vezes difícil comprovação de resultado dessas novas soluções.

 

Esse curso tem por objetivo apresentar as soluções de Inteligência Artificial aplicadas a Marketing, como selecionar uma solução que mais se adequa as necessidades do seu negócio, e como capacitar os profissionais de marketing para a era da inteligência de dados, proporcionando aos participantes conhecimentos necessários para orientar estratégias e projetos de inovação nas empresas que trabalham.

 

Nesse sentido, o foco é preparar os profissionais de marketing para as novas tecnologias que representam o estado da arte da inovação, já estão disponíveis, têm comprovada eficiência, mas que ainda têm baixa adesão nas organizações no mercado brasileiro, basicamente pela falta de conhecimento dos executivos nas suas aplicações.

 

Vão ser tratados temas como a melhoria da experiência do consumidor; a automação do atendimento; a geração automática de conteúdos; segmentação de clientes e criação de personas; o entendimento do perfil do cliente e sua jornada de compra, busca e recomendações personalizadas; reconhecimento de visitantes anônimos em suas lojas físicas e nos sites; reconhecimento de face, de voz, de mobile; precificação dinâmica de produtos/serviços; compra de mídia baseada em pessoas e não em espaços; mensuração das vendas físicas e virtuais resultantes dos investimentos em mídias digitais; otimização do gastos com mídias; CRM onboarding – relacionamento personalizado com clientes nas mídias sociais; e muito mais.

Programa do curso

O curso se divide em 12 aulas interconectadas. As três primeiras aulas uniformizam o conhecimento e introduzem os embasamentos mínimos necessários para que o aluno aproveite ao máximo os exemplos práticos que permeiam todo o curso. A quarta aula trata da automação do marketing, fundamental para suportar as novas tecnologias voltadas a omnichannel. As próximas 5 aulas, de 4 a 9, são de exemplos práticos de aplicação da Inteligência Artificial nas áreas mais importantes do Marketing, onde o aluno pode aprender e começar a praticar em curto prazo. A 10a aula trata de como avaliar o investimento em Marketing, a 11a aborda como selecionar uma solução de Inteligência Artificial e como capacitar o profissional de marketing dedicado a essa atividade e a 12a e última aula os alunos apresentam seu trabalho de grupo.

O que é Inteligência Artificial, seu histórico, o que são as diversas terminologias como Tecnologia Cognitiva, Máquina Cognitiva, Redes Neurais, Machine Learning, Deep Learning, Robótica, Neuromarketing, Realidade Virtual, Análise de Textos, Análise de Sentimento, Análise de Voz, Análise de Vídeo, Reconhecimento de Imagem. Como essas tecnologias se diferenciam e funcionam na prática. Preparação de trabalho de grupo objetivando desenvolver uma aplicação de IA numa das empresas selecionadas pelo grupo.

Dado é matéria prima das novas tecnologias. Mostrar a evolução dos dados offline estruturados para os dados não estruturados da Internet, Mobile e IoT. A evolução do Analytics, passando pela analise descritiva, analise preditiva, digital Analytics, analise prescritiva até chegar na IA. A coleta e integração dos dados off-line e online. O uso do Big Data Analytics. Como transformar os dados em insights, ações de marketing efetivas, usando as novas tecnologias.

Mostrar como é na pratica desenvolvida uma solução de IA, começando pelo problema a ser resolvido, a coleta do dado, a preparação do dado, a ferramenta estatística, a estatística básica necessária (população x amostra, analise qualitativa e quantitativa, probabilidade, correlação, modelagem, otimização, etc.), a construção do algoritmo e uma aplicação prática na área de investimento. Aula a ser dada pelo Prof. Agenor Silva Jr.

O gerenciamento da experiência do cliente, quais são as principais soluções e ferramentas que um profissional de marketing precisa conhecer. Quais são os recursos de tecnologia necessários para a construção de uma abordagem omnichannel; a importância da informação para a personalização do relacionamento com o cliente; como planejar a jornada do cliente utilizando os canais de forma sincronizadas; all data: a união do Big Data com o Small data (sem fronteiras). Aula a ser dada pela Marketdata.

O que é um assistente virtual, quais os principais componentes de um assistente virtual, como usar o assistente virtual para melhorar o atendimento, para aumentar as taxas de conversão e ticket médio, para maximizar a aquisição de clientes e reduzir churn, quais os principais players do mercado; como avaliar as opções disponíveis no mercado; quais áreas são envolvidas dentro da empresa; como vender um projeto deste tipo na organização; quais as métricas de negócio de um projeto de assistente virtual; como implementar e como medir o sucesso. Aula a ser dada pelo Prof. André Ferreira.

Os alunos vão selecionar entre as aplicações abaixo no máximo 4 a 5 deles que serão exploradas em mais profundidade na sala de aula. Casos a serem selecionados:

  • melhorar a eficiência de vendas
  • melhorar a eficiência da previsibilidade de marketing
  • melhorar o relacionamento com clientes
  • melhorar a retenção/fidelidade de clientes
  • entender o perfil do cliente que entra na loja
  • reconhecer produto ou marca
  • reconhecer sentimento
  • melhorar a experiência de consumo
  • otimizar o investimento em mídia
  • suporte ao cliente
  • next best offer
  • previsão de demanda
  • otimização de preço
  • recomendação de produto

Vai ser mostrado a solução Azure de IA da Microsoft. O que é a solução, que problemas resolve de marketing, que clientes estão usando, resultados obtidos, como se compra, etc. Os alunos vão ter a oportunidades de navegar na ferramenta, testar alguma solução prática, utilizando computadores disponíveis na sala de aula.

Vai ser mostrado a solução Watson de IA da IBM. O que é a solução, que problemas resolve de marketing, que clientes estão usando, resultados obtidos, como se compra, etc. Os alunos vão ter a oportunidades de navegar na ferramenta, testar alguma solução prática, utilizando computadores disponíveis na sala de aula.

Vai ser mostrado a solução de IA da DMP Tail Target, voltada para mídias digitais, criação de personas, otimização de gastos com mídia programática, como coletar e organizar os dados de seus consumidores em diversos pontos de contato com a marca, como os algoritmos permitem identificar e entender o perfil de seus consumidores e sua jornada de compra para tornar as ações de marketing mais precisas. Os alunos vão ter a oportunidades de navegar na ferramenta, testar alguma solução prática, utilizando computadores disponíveis na sala de aula. Aula a ser dada pela Tail Target.

Como justificar os investimentos em Marketing, como juntar processos e metodologia para analisar os dados disponíveis, como avaliar as ações de marketing e determinar o seu valor comercial comparando o desempenho real aos objetivos projetados, como estabelecer objetivos e desenho de cenários, a importância dos testes, a análise e otimização das ações e campanhas, os insights e aprendizado contínuo, a definição de métricas e medição de ROI e outros indicadores. Aula a ser dada pela Marketdata.

A infraestrutura necessária, tanto tecnológica como recursos humanos. Como selecionar uma ferramenta/fornecedor de soluções de IA. O perfil do profissional de IA, como capacitar esse profissional.

Elaboração de plano sucinto de como selecionar uma solução de IA para uma das empresas do grupo.

Para quem se destina?

Praticamente não existe um campo no Marketing onde a Inteligência Artificial não pode ser aplicada, com resultados significativos. Anunciantes, agências e veículos, profissionais de publicidade, marketing e gestores de negócios não podem perder a oportunidade de se capacitarem e serem mais eficientes. Diretores, Gerentes e analistas que precisam entender melhor as soluções de Inteligência Artificial para poder incluir em suas estratégias de marketing. Profissionais de agências de publicidade, agências digitais, de compra de mídia e de Ad Tech. Profissionais de Dados, de Analytics, de BI e de CRM. Profissionais de IT decisores de compra de ferramentas/soluções de marketing.

Quando acontece?

Aulas distribuídas em doze encontros que se realizam uma vez por semana, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 (17 e 24/9 e 2, 9, 16, 23 e 30/10, 5, 12 e 26/11 e 3 e 10/12).

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.832,00
  • R$ 3.664,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 610,67
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Atualização

Aulas: às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30

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