Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais

16/02/2019

42 horas

Home Educação Continuada

Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais

Professor

Tarcízio Silva

Course Attendees

Still no participant

Certificado

Certificado

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você irá recebê-lo via e-mail após o preenchimento da pesquisa do curso em até 10 dias.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

  • Apresentar etapas de planejamento, análise e produção de relatórios, alertas e geração de insights em real-time a partir do monitoramento de mídias sociais;
  • Capacitar profissionais sobre a compreensão dos comportamentos expressos online, especialmente com relação a marcas e consumo, através de técnicas etnográficas;
  • Planejar a medição de performance digital, capacitando desde a designação de objetivos digitais acessíveis à seleção de métricas adequadas para seu cálculo.
logo_ibpad

Em parceria com o IBPAD

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro independente de desenvolvimento de metodologias e formação analistas, gestores e profissionais na aplicação de métodos mistos de pesquisa aos negócios e ciência. O grupo de cursos oferecido em parceria com a CIC ESPM é desenvolvido continuamente há anos pelos professores da rede IBPAD, resultando em publicações de impacto, projetos e cases de formação de profissionais e times em empresas, agências e instituições públicas.

O que você vai aprender

O Programa de Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais capacita profissionais a compreender o melhor dos universos e novas possibilidades de atuação comunicacional baseada em dados, informações e insights. Ao longo de 42 horas de curso, os estudantes terão contato prático e conceitual com modalidades de investigação dos consumidores do ponto de vista das comunidades, corporações e identidades dos indivíduos. Com uso de estudos de caso, apresentação de metodologias e contato com ferramentas, o programa é um upgrade importante para o profissional inovador.

Programa do curso

Insights e Dados com Monitoramento de Mídias Sociais -  16 e 23 fevereiro

  • Os dados em mídias sociais e os métodos digitais
  • O mercado de monitoramento de mídias sociais
  • Marketing, negócios e dados em mídias sociais
  • O planejamento de um projeto de inteligência em mídias sociais
  • Definindo temas e escopos de pesquisa
  • Oportunidades da comunicação
  • Especificação de keywords
  • Cinco modalidades de coleta de dados
  • Keywords, usuários, canais, localização, imagens
  • Exercício: criando keywords de pesquisa em ferramenta acadêmica
  • Botando a mão na massa: configurando uma ferramenta
  • Criando regras e automatização
  • Visualizando os dados
  • Entendendo métricas de influência
  • Criando projeto em equipe
  • Pirâmide DIKW: dos dados à sabedoria
  • Analisando dados históricos
  • Descobrindo tendências nos textos
  • Estudando comportamento
  • Criando árvore de tags e categorias de análise
  • Planejando entregáveis e gerando receita
  • Tendências: inteligência artificial
  • Reconhecimento de imagens
  • Precificando ou contratando inteligência em mídias sociais
  • Ferramentas de apoio: repositórios e toolkits

Insights e Dados com Monitoramento de Mídias Sociais -  16 e 23 fevereiro

KPIs e Métricas de Digital e Social - 09 e 16 de março

  • Planos de avaliação de performance: Construção estratégica;
  • Técnicas de análise executiva;
  • Boas práticas;
  • Etapas de construção de avaliação de performance;
  • Disponibilidade de dados.
  • Principais métricas: Web, mídia display, mídia social, search
  • Construção de KPIs;
  • Técnicas de análise de dados;
  • Parâmetros de comparabilidade;
  • Visualização de dados;
  • Avaliação de qualidade de relatórios.
  • Workshop prático;
  • Ferramentas nativas de mídias sociais;
  • Facebook insights;
  • Facebook audience;
  • YouTube analytics;
  • Análise de awareness.
  • Instagram insights;
  • Twitter analytics;
  • Aplicando contexto em dados brutos;
  • Escolhendo ferramentas.

(N)Etnografia em Mídias Sociais - 23 e 30 de março

  • Histórico de pesquisa na internet
  • Pesquisa e tipos de coleta de dados
  • Pesquisa e tipos de análise
  • Pesquisa e amplitude / Seleção de casos
  • Métodos de pesquisas digitais
  • Antropologia e etnografia / Etnografia digital / Etnografia virtual / Netnografia
  • Bases da etnografia
  • Aplicações práticas da etnografia digital (Produtos)
  • Método etnográfico geral
  • Granularidade de dados nas mídias sociais
  • Possibilidades e limites de Twitter, Blogs, Facebook, fóruns, YouTube
  • Públicos e dinâmicas específicas de cada plataforma
  • Técnicas etnográficas para desenvolvimento de personas
  • Técnicas etnográficas para acompanhamento de perfis
  • Exercício de análise de dados on-line

Quando acontece?

Aulas aos sábados, 16 e 23/2, 9, 16, 23 e 30/3/2019, das 9h às 17h.

16/2

sábado

23/2

sábado

9/3

sábado

16/3

sábado

23/3

sábado

30/3

sábado

Para quem se destina?

Publicitários, relações-públicas, profissionais de marketing, profissionais de pesquisa, empreendedores, gestores de agência e estudantes.

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 2.990,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 299,00
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Centro de Inovação e Criatividade Track

Aulas: sábados

Até 10x de R$ 299,00*
* Confira a tabela abaixo