Japanese Creativity Thinking: dougu multissensorial - ESPM
Japanese Creativity Thinking: Dougu multissensorial

07/03/2020

9 horas

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Japanese Creativity Thinking: dougu multissensorial

Professor

Sofia Nanka Kamatani

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

TERMO DE CIÊNCIA E ACEITE AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA ESPM

 

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como CONTRATADA, a AESPM – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, CNPJ 61.825.675/0006-79, com sede na cidade de São Paulo e filiais nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, e do outo lado, como CONTRATANTE, o(a) ESTUDANTE, #nome#  devidamente qualificado (a) na inscrição realizada no portal eletrônico da CONTRATADA, têm entre si, como justo e acordado, o presente Termo de Ciência e de Aceite às cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da ESPM abaixo descritas:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

1.1.    O objeto do presente contrato é a Prestação de Serviços Educacionais do curso de EXTENSÃO DA ESPM indicado no ato de inscrição online, por meio de aulas e demais atividades acadêmicas em turnos e locais indicados pela contratada e de acordo com seu currículo próprio, conforme estabelecido na legislação vigente.

1.2.    A ESPM se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou grade de professores e aulas, até a data de seu início, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional ao(à) ESTUDANTE(A) #nome# ou na redução da carga horária total.

1.3.     O Estudante está ciente que as aulas presenciais do curso escolhido, poderão ser ministradas em qualquer uma das unidades da ESPM.

CLÁUSULA 2ª - DA MATRÍCULA

2.1. - Neste ato de matrícula, o estudante, concorda expressamente com este Termo, estando ciente e de acordo com as condições e obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, com as emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria.

2.2 - A inscrição para o curso será efetivada após a confirmação do pagamento, que poderá ser realizado à vista por meio de boleto bancário ou débito/crédito, ou parcelado no cartão de crédito conforme as condições comerciais do curso escolhido.

2.3 - A ESPM se reserva o direito de alterar a data de início da turma ou de cancelá-la, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de estudantes matriculados para início da turma, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

CLÁUSULA 3ª – DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

3.1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

3.2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.

3.3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

3.4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

3.5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

CLÁUSULA 4ª – REEMBOLSO

4.1 - No caso dos itens 3.1 e 3.2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

CLÁUSULA 5ª – EMISSÃO DO CERTIFICADO

5.1-  A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

5.2 - O certificado será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias após o final do curso.

CLÁUSULA 6ª – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1- Pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito: (American Express, Mastercard ou Visa)

- Pagamento parcelado: verificar a quantidade de parcelas disponível no ato da inscrição

- Pagamento à vista: através de boleto impresso no site ou cartão de crédito/débito

6.2 - Perderá direito a vaga o estudante que não efetivar o pagamento da 1ª parcela até a data do vencimento. A inscrição sem o pagamento não garante a vaga no curso.

6.3 - No último dia de matrícula, são aceitos somente pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. ATENÇÃO, NÃO REALIZAMOS PRORROGAÇÃO DO BOLETO.

Para emitir um novo boleto com data atualizada, gerar no site do curso clicando em "quero me inscrever", "já possuo código e senha" ou acessar o site do Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm

CLÁUSULA 7ª – INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO EMPRESA E INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL

7.1 - O cadastro inicial no curso deve ser todo realizado no nome do participante, e no momento da escolha da forma de pagamento, deverá escolher a opção "Pessoa jurídica", nesse caso o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) sairão em nome da empresa.

7.2 - A obrigação da emissão de "nota fiscal" de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, a depender da duração do curso.

7.3 - Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo quando for gerada, a empresa pode entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

7.4 - Como alternativa às empresas que necessitam da Nota Fiscal para realização do pagamento antecipado do curso, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido em nome da empresa. Havendo esta necessidade, após gerar o boleto no site, deverá solicitar o recibo via e-mail: extensao.sp@espm.br constando no corpo do e-mail, razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e curso. O prazo máximo para emissão do recibo é de três dias corridos.

CLÁUSULA 8ª - DO PRAZO CONTRATUAL

8.1 - O prazo do presente Termo inicia-se na data de início do curso e dar-se-á por encerrado após o cumprimento das obrigações das PARTES.

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

9.2. O(A) ESTUDANTE(A), #nome# está ciente e de acordo que:

a.    em hipótese alguma será admitida a sua substituição por outro, durante o Curso;

b.    é de sua responsabilidade comunicar a ESPM eventual mudança de dados cadastrais, exemplo: Endereço, e-mail, telefone e etc;

CLÁUSULA 10ª: Do Foro

10.1 - Fica eleito o foro central da Capital de São Paulo, para decidir sobre litígios que decorram da interpretação e da execução deste Contrato.

O Estudante declara ter lido, entendido e estar de acordo com todos os termos e condições deste Termo.

Certificado Digital

Certificado Digital

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  1. O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  2. A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

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Objetivo do curso

“DESPLUGAR” e “DESCONECTAR” para compreender o ato da contemplação japonesa no processo criativo.

Aprender sobre os princípios da Douguology o “dougu” japonês – significa ferramenta, termo criado pelo designer japonês Kenji Ekuan (in memoriam)

Refletir sobre as “ferramentas” da criatividade japonesa através dos 06 sentidos e suas terminologias em japonês.

Para quem se destina?

Para os profissionais da área do design, empreendedores, profissionais curiosos, profissionais que lidam com a criatividade no cotidiano corporativo, que queiram adicionar um novo ingrediente para compreender o significado do ato de contemplar para sentir o design do dougu multissensorial: Made in Japan.

O que você vai aprender

Segundo o World Economic Forum a criatividade será a terceira habilidade profissional mais valorizada e, portanto, a visão da criatividade japonesa poderá ser adicionada como uma das ferramentas no processo do pensamento para a inovação pessoal e profissional.

Programa do curso

  • Introdução 
  • Problema técnico = O método do design japonês sem energia elétrica e sem wi-fi a solução é através do storytelling KAMISHIBAI. (esgotar todas as possibilidades para os imprevistos).
  • Pronuncia ao agradecer por receber o alimento, no caso a gratidão refere-se por receber um conhecimento novo para embarcar no país chamado Japão.
  • O design que vem do kokoro (coração). Omotenashi – hospitalidade japonesa, a arte de antecipar a necessidade do cliente.
  • A arte da contemplação japonesa através do shizen (natureza) nas quatro estações do ano.
  • Como o japonês observa a natureza e extraí as ideias.
  • A relação do vazio e cheio.
  •  less is MORE – Case: Muji – designer Ikko Tanaka.
  • O próposito wellness japonês. O equilíbrio corpo, mente e espírito.
  • EU – ideograma japonês hito (pessoa/ser) – compreender a sua Identidade
  • Hiragana, katakana, kanji e romaji.
  • Evolução dos Ideogramas e a Sonoridade do Hiragan
  • A Comunicação Visual no Japão tradicional e digital.
  • tsutsumu – Furoshiki (a arte japonesa de embalar com tecidos).
  • Mottainai – a filosofia do NÃO ao desperdício.
  • Mottainai Furoshiki, campanha lançada em 2006 (na gestão como Ministra do Meio Ambiente) atualmente é a Governadora de Tóquio Yuriko Koike + Wangari Maathai (queniana, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz) difundia a palavra Mottainai no Quênia);
  • Recycle Shop do Japão – a cultura do descarte que virou um novo modelo de Negócios;
  • Case empresa Vegheets transforma o descarte da produção de 20-30% da cenoura, o espinafre, o nabo, a abóbora japonesa, o tomate em uma folha comestível.
  • Técnica do Kintsugi – a arte restaurar uma cerâmica quebrada com a laca e pó de ouro. Ressignificação do Produto para não descartar.
  • Vídeo da desconstrução e formação do ideograma tsutsumu – embalar.
  • Dinâmica da Experiência do Furoshiki, a dobradura do tecido que se transforma numa mini ecobag.
  • As formas do Japão através do Kamon
  • Brasões Japoneses
  •  Identificação de cada Shokunin – artesão/ofício, elementos da natureza até o Brasão do Imperador do Japão.
  • Case: A Anatomia do Design – designer Taku Satoh
  • Vídeo sobre a origem e formação do kamon.

História do ex- monge budista e CEO do Escritório GK Design Japão. (In memoriam), aplicava o conceito do Zen Budismo no desenvolvimento dos produtos dentre eles: projetou uma das embalagens conhecido mundialmente a embalagem do molho de soja (shoyu) da empresa Kikkoman, o Shinkansen Komachi um dos trens-bala, o Narita Express que interliga estação de Tóquio até o Aeroporto de Narita e moto Yamaha VMAX.

a) Texto: Ouvir a VOZ dos objetos

          Beleza e função – lunchbox

          Projetos do Kenji Ekuan - Voice of Design, Design for the World, Douguology.

b) O que é o Dougu?

c) Os cinco juramentos do Dougu

d) Os três princípios da Aldeia do Dougu

e) As oito aspirações para o Dougu

Quais são as “DORES” do SEU design (olhos, nariz, boca, ouvido, mãos)?

  • CORPORATIVO:

Quais são os gostos da sua marca?

Quais são os sons da sua marca?

Quais são as texturas da sua marca?

Quais são os cheiros da sua marca?

Quais são as cores e formas da sua marca?

  • PESSOAL:

Quais são os gostos prediletos?

Quais são os sons prediletos?

Quais são as texturas/sensações prediletas?

Quais são os cheiros prediletos?

Quais são as cores e formas prediletas?

O gato robô eleito em 2008 como Embaixador do Animê japonês pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão- é um convite para uma reflexão sobre o Universo Lúdico da Criatividade que surge através do pocket do gato robô rumo a Sociedade 5.0.

Vídeo do Doraemon

 

  • Vídeo do Japão – Society 5.0
  • Pergunta para o grupo pensar:
  • O dougu multissensorial funcionaria no Brasil?
  • E o futuro?
  • H2H (human to heart)
  • Agradecimento - a presença e colaboração do Grupo.
  • Masaru Emoto O Poder da Palavra: ARIGATO.
  • Mensagem da Água: 60% do nosso corpo é constituído de H2O.

Metodologia

  • Fazer o uso da técnica do storytelling e mapa mentais com o apoio de imagens e vídeos para narrar uma viagem ao Japão e seu cotidiano para ver e compreender a importância dos elementos/conceitos do design japonês, o dougu multissensorial no processo criativo.
  • Experiências Sensoriais desenvolvidos em sala de aula.
  • Apresentação de cases dos designers japoneses.

Quando acontece?

Dia 07 e 14/03/2020,

Sábado

das 8h30 às 17h30

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.390,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 139,00

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

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R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

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Telefone: (11) 2197-7600

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Aulas: sábado

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