Jornalismo Econômico

16 horas

Home Educação Continuada

Jornalismo Econômico

Professor

Guilherme Arruda

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

Caso houver cancelamento do curso, por parte da ESPM, será devolvido ao aluno 100% do valor pago. O aluno será avisado sobre o cancelamento com, no mínimo, 24 horas de antecedência à data prevista para o início das aulas através do e-mail cadastrado no ato da matrícula.

O aluno poderá solicitar o cancelamento da inscrição com 4 dias úteis de antecedência ao início do curso, sendo reembolsados 80% do valor pago. Esta solicitação somente terá validade quando realizada através do e-mail: centralinfo-rs@espm.br. Após este prazo (4 dias úteis) não haverá devolução do valor pago. O reembolso será efetuado através do Departamento Financeiro em até 15 dias úteis.

A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA PELO RESSARCIMENTO DE VALORES REFERENTES A DESLOCAMENTO, PASSAGENS AÉREAS OU RODOVIÁRIAS, HOSPEDAGEM E/OU EVENTUAIS GASTOS QUE POSSAM SURGIR EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Apurar, selecionar, interpretar e produzir textos

Nesse curso o aluno adquire conhecimento para apurar, selecionar, interpretar e produzir textos (matérias e artigos) da área econômica utilizando uma linguagem clara, precisa e perfeitamente acessível à população; estabelecer conexões conjunturais e estruturais que possam sinalizar cenários e tendências; estimular a compreensão realista e crítica desse universo para atender a demanda de veículos de comunicação, redes sociais, sites/blogs, assessorias de imprensa, associações, entidades empresariais, entre outros.

Objetivo do curso

O curso oportuniza as condições para o profissional de comunicação se especializar na área de jornalismo econômico, credenciando-o a desempenhar suas funções com alto nível de conhecimento.

Metodologia

  • Exposições dialogadas e exemplificadas;
  • Debate sobre conceitos expostos;
  • Exercícios práticos.

Programa do curso

Visão dos editores de economia, como nascem as pautas, as fontes, as especializações e os temas mais frequentes.

Retrospecto das diversas fases do noticiário econômico no País, do final do século XIX aos dias de hoje, e os principais representantes.

Ênfase nos principais tópicos que afetam a vida das pessoas e das famílias, como emprego, salário, consumo, renda, mercado, preços administrados, taxa de juros, entre outros.

Ênfase no comportamento dos grandes indicadores agregados, como PIB, PIB per capita, Instrumentos de Política Econômica, Crescimento da Produção e Renda, Capital Estrangeiro, entre outros.

Ênfase no sistema normativo, instrumentos de captação, poupança e bolsa de valores, entre outros.

Entendimento da gestão pública e de conceitos como Desenvolvimento Econômico, Receitas e Despesas Públicas, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Superávit Primário e Dívida Pública, entre outros.

Análise do mundo corporativo, foco em temas como, Produtividade, Competitividade, Investimentos, Taxa de Confiança, Balanços, Infraestrutura e Agronegócio.

Para quem se destina?

Jornalistas, estudantes de jornalismo e profissionais da área de comunicação.

Quando acontece?

Aulas de terça a sexta-feira, 22 a 25/1, das 19h às 23h.

22/1

terça-feira

23/1

quarta-feira

24/1

quinta-feira

25/1

sexta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 717,25
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 5X R$ 151,00
Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

90640-040

Tour Virtual

Porto Alegre

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: terça a sexta-feira

Translate