Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos - ESPM
Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos

27/01/2021

5 horas

Home Educação Continuada

Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos

Professora

Maria Carolina Cristianini
AULAS ON-LINE

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

TERMO DE CIÊNCIA E ACEITE AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA ESPM

 

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como CONTRATADA, a AESPM – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, CNPJ 61.825.675/0006-79, com sede na cidade de São Paulo e filiais nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, e do outo lado, como CONTRATANTE, o(a) ESTUDANTE, #nome#  devidamente qualificado (a) na inscrição realizada no portal eletrônico da CONTRATADA, têm entre si, como justo e acordado, o presente Termo de Ciência e de Aceite às cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da ESPM abaixo descritas:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

1.1.    O objeto do presente contrato é a Prestação de Serviços Educacionais do curso de EXTENSÃO DA ESPM indicado no ato de inscrição online, por meio de aulas e demais atividades acadêmicas em turnos e locais indicados pela contratada e de acordo com seu currículo próprio, conforme estabelecido na legislação vigente.

1.2.    A ESPM se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou grade de professores e aulas, até a data de seu início, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional ao(à) ESTUDANTE(A) #nome# ou na redução da carga horária total.

1.3.     O Estudante está ciente que as aulas presenciais do curso escolhido, poderão ser ministradas em qualquer uma das unidades da ESPM.

CLÁUSULA 2ª - DA MATRÍCULA

2.1. - Neste ato de matrícula, o estudante, concorda expressamente com este Termo, estando ciente e de acordo com as condições e obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, com as emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria.

2.2 - A inscrição para o curso será efetivada após a confirmação do pagamento, que poderá ser realizado à vista por meio de boleto bancário ou débito/crédito, ou parcelado no cartão de crédito conforme as condições comerciais do curso escolhido.

2.3 - A ESPM se reserva o direito de alterar a data de início da turma ou de cancelá-la, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de estudantes matriculados para início da turma, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

CLÁUSULA 3ª – DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

3.1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

3.2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.

3.3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

3.4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

3.5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

CLÁUSULA 4ª – REEMBOLSO

4.1 - No caso dos itens 3.1 e 3.2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

CLÁUSULA 5ª – EMISSÃO DO CERTIFICADO

5.1-  A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

5.2 - O certificado será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias após o final do curso.

CLÁUSULA 6ª – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1- Pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito: (American Express, Mastercard ou Visa)

- Pagamento parcelado: verificar a quantidade de parcelas disponível no ato da inscrição

- Pagamento à vista: através de boleto impresso no site ou cartão de crédito/débito

6.2 - Perderá direito a vaga o estudante que não efetivar o pagamento da 1ª parcela até a data do vencimento. A inscrição sem o pagamento não garante a vaga no curso.

6.3 - No último dia de matrícula, são aceitos somente pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. ATENÇÃO, NÃO REALIZAMOS PRORROGAÇÃO DO BOLETO.

Para emitir um novo boleto com data atualizada, gerar no site do curso clicando em "quero me inscrever", "já possuo código e senha" ou acessar o site do Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm

CLÁUSULA 7ª – INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO EMPRESA E INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL

7.1 - O cadastro inicial no curso deve ser todo realizado no nome do participante, e no momento da escolha da forma de pagamento, deverá escolher a opção "Pessoa jurídica", nesse caso o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) sairão em nome da empresa.

7.2 - A obrigação da emissão de "nota fiscal" de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, a depender da duração do curso.

7.3 - Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo quando for gerada, a empresa pode entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

7.4 - Como alternativa às empresas que necessitam da Nota Fiscal para realização do pagamento antecipado do curso, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido em nome da empresa. Havendo esta necessidade, após gerar o boleto no site, deverá solicitar o recibo via e-mail: extensao.sp@espm.br constando no corpo do e-mail, razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e curso. O prazo máximo para emissão do recibo é de três dias corridos.

CLÁUSULA 8ª - DO PRAZO CONTRATUAL

8.1 - O prazo do presente Termo inicia-se na data de início do curso e dar-se-á por encerrado após o cumprimento das obrigações das PARTES.

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

9.2. O(A) ESTUDANTE(A), #nome# está ciente e de acordo que:

a.    em hipótese alguma será admitida a sua substituição por outro, durante o Curso;

b.    é de sua responsabilidade comunicar a ESPM eventual mudança de dados cadastrais, exemplo: Endereço, e-mail, telefone e etc;

CLÁUSULA 10ª: Do Foro

10.1 - Fica eleito o foro central da Capital de São Paulo, para decidir sobre litígios que decorram da interpretação e da execução deste Contrato.

O Estudante declara ter lido, entendido e estar de acordo com todos os termos e condições deste Termo.

Certificado Digital

Certificado Digital

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  1. O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  2. A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Colaborar com a formação das crianças e jovens como cidadãos – pensando na juventude atual e nos adultos de um futuro próximo – é uma preocupação constante da sociedade em geral. Com o curso “Jornalismo infanto-juvenil: história, importância e caminhos”, os alunos compreendem como o contato com notícias da atualidade, desde a infância, se faz relevante nesse cenário. E podem se munir de ferramentas e conhecimentos para atuar nesse sentido, tanto como jornalistas que se interessam pelo segmento quanto como cidadãos que refletem sobre a formação dos jovens.

Objetivo do curso

Apresentar o universo do jornalismo para crianças e jovens no Brasil e no mundo – para quem ainda não conhece essa trajetória e para os que querem saber mais sobre o seguimento. Explicar a importância de crianças e jovens terem contato com notícias da atualidade desde a infância (para sua formação como cidadãos, desenvolvimento do pensamento crítico e ganho de habilidades dentro da educação midiática – incluindo o combate à desinformação). professora que ministrará o curso, assim como seus convidados, tem experiência prática no jornalismo para crianças e jovens e trabalha atualmente neste segmento no Brasil.

Para quem se destina?

Jornalistas, recém-formados em jornalismo, estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e demais pessoas que tenham interesse em saber mais sobre a história, a relevância e os modos de fazer do jornalismo para crianças e jovens – tanto para atuar profissionalmente neste segmento quanto para compreender a relevância do jornalismo infantojuvenil para a sociedade de forma geral.

logo Joca

Em parceria com o Joca

O Joca, lançado em 2011, é o primeiro jornal do Brasil para jovens e crianças em seu formato, trazendo notícias da atualidade para o público infanto juvenil. Nosso trabalho tem como objetivo garantir que jovens e crianças tenham acesso à informação e a oportunidade de compreender a sociedade em que vivem, o que colabora para a formação do pensamento crítico e da cidadania.
Agora, o Joca e a ESPM se unem para levar ao público em geral mais conhecimento dentro do universo do Jornalismo, com enfoque na produção de conteúdo para jovens e crianças.

Programa do Curso

Dia 1

• História e caminho do jornalismo para crianças e jovens

– Contextualização histórica da prática do jornalismo infantojunvenil ao longo do tempo no mundo e no Brasil; exemplos de publicações atuais no segmento e como atuam.

• O atual mercado de jornalismo para crianças e jovens

– A relevância do segmento na atualidade: números recentes de crescimento de publicações infantojuvenis no mundo e depoimentos de jornalistas que atuam em jornais, revistas e sites no exterior.

– Por que o jornalismo para crianças e jovens é tão importante? De que forma o contato com notícias da atualidade cria uma ponte entre o mundo e o universo do jovem (na escola ou em casa), além de colaborar para questões relevantes, como a formação do pensamento crítico e o combate à desinformação.

Dia 2

• Técnicas e recursos

– Como o jornalismo infantojuvenil é feito na prática? Técnicas de apuração, adaptação de linguagem e contextualização.

– A importância da participação da criança e do adolescente em uma publicação infantojuvenil.

– Como lidar com as diferentes faixas etárias.

– A importância do papel (representando o concreto) e como lidar com o mundo digital ao mesmo tempo.

– Estudo comparativo entre um jornal infantojuvenil e jornais que focam no público adulto. Como as mesmas notícias podem estar em ambas as publicações, mas com tratamentos diferentes?

• Convite a exercício prático para análise posterior da professora.

Dia 3

• Análise do exercício para cinco alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma – a professora receberá todos os exercícios e oferecerá feedback individual e particular posteriormente à aula (por e-mail).

• Análise de cases:

– Livro “O Diário de Myriam”: de uma garota síria vivendo em plena guerra, que ganhou tradução para o português incluindo cartas de leitores do jornal Joca que pediram uma versão da história em nosso idioma.

– Brumadinho: como a cobertura da tragédia ocorrida em janeiro de 2019 envolveu os leitores de jornalismo infantojuvenil em uma ação de solidariedade. Convidada especial da aula: Joanna Cataldo, repórter do jornal Joca.

– Novo coronavírus: a cobertura da pandemia para crianças e jovens. Convidados especiais da aula: Felipe Sali, editor de conteúdo do jornal Joca, e Helena Rinaldi, estagiária de jornalismo do jornal Joca.

Quando acontece?

27 e 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro

 

Quarta e Quinta-feira das 20h às 21h30 e Terça-feira das das 20h às 22h

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 349,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 34,90

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

ESPM São Paulo

R. Joaquim Tavora, 1240, Vila Mariana

 

São Paulo - SP

04015-013

 

São Paulo – Joaquim Távora

Aulas on-line

Centro de Inovação e Criatividade

Aulas: ao vivo por webconferência, terça a quinta-feirata

Até 10x de R$ 34,90*
* Confira a tabela abaixo

Translate