Licenciamento de Marcas: do conceito à comercialização

16/07/2019

12 horas

Home Educação Continuada

Licenciamento de Marcas: do conceito à comercialização

Professor

JC Rodrigues

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Aproveitar-se dos sentimentos atribuídos às imagens

O licenciamento de marcas e personagens traz grandes oportunidades tanto para os criadores de conteúdo (Licenciadores) como para aqueles que incorporam em seus produtos as características deste conteúdo (Licenciados) e para as redes de varejo, que os enxergam como carros-chefes de suas vendas. Marcas como Disney, WarnerBros, PeppaPig, Corinthians entre outras, agregam valor percebido aos produtos que estampam seus personagens e outros aspectos visuais de suas propriedades, aproveitando-se não somente da imagem, mas dos sentimentos imbuídos a eles através de suas narrativas. O processo para licenciamento de marcas, por sua vez, envolve questões técnicas, contratuais e criativas para extrair o máximo desta sinergia entre produtos e a imagem das marcas dos licenciadores.

Objetivo do curso

Capacitar profissionais que desejam atuar na área de licenciamento de marcas, seja em marcas licenciadoras, em fabricantes (licenciados) e redes varejistas. Atualizar profissionais já atuantes na área de licenciamento sobre melhores práticas.

Metodologia

Estudo de caso & Problem-based learning (PBL)

Após familiarizarem-se previamente com o conceito de universo narrativo, os alunos deverão propor potenciais produtos para marcas e personagens determinados, buscando estabelecer vínculos criativos e funcionais entre os produtos e tal universo narrativo.

Team-based learning (TBL)

Negociação de um contrato de licenciamento.

Os alunos serão divididos em grupos que representarão dois perfis – Licenciadores e Licenciados –, tendo mais de um grupo em cada perfil. Os grupos deverão passar por cada uma das etapas envolvidas em uma negociação de um projeto de licenciamento interagindo entre os perfis (licenciadores e licenciados).

Cada grupo receberá sua meta de negociação a fazer. As marcas terão objetivos a buscar considerando as variáveis de: produto / preço / canal de venda + Valores Mínimo Garantido & Royalties a serem recebidos, solicitando aos licenciados informações de Deal Memo, Forecast de Vendas, etc. Para os fabricantes, eles terão características de produtos (preço / canal / segmentação) para buscarem as marcas adequadas ao seu produto/canal.

Programa do curso

Tendo como base os modelos de comportamento do consumidor de Hirschman e Holbrook (1982) e Solomon (2006), assim como o de equidade de marca (Aaker, 1991), os alunos deverão compreender como se dá o comportamento de decisão de compra e seu impacto em produtos licenciados, a construção de uma identidade de marca e como o desenvolvimento de produtos licenciados deve respeitar o universo narrativos das marcas e personagens.

Será abordado o valor do licenciamento para as marcas, a dinâmica do mercado e conceitos fundamentais ao preparar marcas para o licenciamento, como posicionamento e branding, geração de conteúdo e desenvolvimento de guias de estilo.

Cobrirá as responsabilidades e projetos de licenciamento dos pontos de vista das marcas (como licenciadores); tratará, sob a ótica dos Licenciadores, da prospecção de parceiros, planejamento de vendas, contratos, pipeline de vendas e relatórios de royalties.

Serão abordadas técnicas  para construção de engajamento, experiências e aumento de visibilidade de marcas e conteúdos utilizando o licenciamento como ferramenta de conexão com consumidores através de produtos.

Cobrirá as responsabilidades e projetos de licenciamento dos pontos de vista dos Fabricantes; adequação da marca ao produto; O que buscar numa marca e onde procura-las; modelos de negociação e mínimos garantidos, reporte de vendas e exigências da marca; venda de produtos licenciados - a escolha do canal. Abordará como o varejo utiliza o licenciamento na estratégia comercial; como a gestão de categoria está aplicada ao licenciamento; o papel do Gerente de Produto/Comprador na cadeia do licenciamento; o que é o DTR (Direct to Retail), utilizado por grandes varejistas, redes de franquias, supermercados, entre outros.

Serão apresentados cases reais e aplicados de reposicionamento de marcas com Licenciamento, através da redefinição de estratégias, criação e conceito de produtos, até a comercialização ao varejo.

Para quem se destina?

Dirigido a profissionais das áreas de marketing, gestão, vendas e produto, e estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing, design, moda, administração que atuem ou desejem atuar na área de licenciamento de marcas e personagens, seja em Licenciadores (detentores das marcas e personagens), Licenciados (fabricantes dos produtos) bem como redes varejistas que venham a comercializar tais produtos.

Quando acontece?

Aulas de terça a sexta-feira, 16 a 19/7/2019, das 19h30 às 22h30.

16/7

terça-feira

17/7

quarta-feira

18/7

quinta-feira

19/7

sexta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.490,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 248,33

ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: terça a sexta-feira

Até 6x de R$ 248,33*
* Confira a tabela abaixo