Master Class Comunicação Política

23/03/2019

32 horas

Home Educação Continuada

Master Class Comunicação Política

Professor

Marcelo Vitorino

Course Attendees

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Certificado

Certificado

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você irá recebê-lo via e-mail após o preenchimento da pesquisa do curso em até 10 dias.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

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Objetivo do curso

Com quatro encontros presenciais, o programa busca oferecer ao aluno uma visão completa sobre o tema, abordando o aperfeiçoamento teórico e prático dos fundamentos, das estratégias e das ferramentas de comunicação política, que podem ser empregadas durante mandatos políticos eletivos ou comissionados no contexto contemporâneo.

O conteúdo e a metodologia permitem ao aluno conhecer, por meio de exemplos reais, as melhores práticas que podem ser utilizadas, desenvolvendo competências para aplicação das estratégias de comunicação de mandatos nos meios digitais, assim como estabelecer canais de comunicação próprios com os segmentos de interesse.

O que você vai aprender

Ao fim do curso, o participante será capaz de:

  • Definir a imagem-alvo do mandato e de seu representante
  • Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação
  • Planejar ações de comunicação e marketing do mandato
  • Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político
  • Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação
  • Identificar profissionais e montar sua equipe de acordo com seus objetivos
  • Compreender os conceitos-base da economia da reputação e como impactam no contexto político contemporâneo
  • Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação
  • Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político
  • Identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
  • Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade
  • Elaborar um plano de mídia com foco em comunicação política
  • Tomar decisão sobre os melhores métodos de exposição de mídia para cada objetivo
  • Avaliar, aprovar e reprovar com segurança as estratégias de uso de anúncios
  • Otimizar orçamento de publicidade para melhor uso e aplicação, de acordo com seus objetivos
  • Vislumbrar as possibilidades que cada uma das plataformas oferece para criação de anúncios e segmentação de públicos
  • Escolher a plataforma ideal para anunciar relativa a cada um de seus objetivos de comunicação
  • Mensurar resultados da publicidade que sejam pertinentes à comunicação política
  • Identificar oportunidades e ameaças à imagem de gestores públicos, de representantes de instituições e das próprias instituições
  • Planejar ações preventivas de controle de reputação
  • Detalhar ações de contrainformação e apresentar soluções específicas para cada tipo de ataque
  • Detalhar estratégias de gestão e soluções de crise de imagem
  • Orientar quanto às tomadas de decisão sobre monitoramento e elaboração de relatórios

Programa do curso

CURSO 1 - Planejamento de comunicação para mandato político (23/3/2019)

  • A sociedade do espetáculo e o culto da emoção
  • A mídia como parte da construção de reputação
  • A verdadeira lógica transmídia: da internet para a rua
  • A armadilha dos factoides, o político como não político
  • A quem interessa, o que e quando
  • O caminho da popularidade
  • Os pilares da comunicação de mandato: informação, presença e exposição, relacionamento, reputação, pesquisa
  • Definição de públicos de interesse baseados em cenário eleitoral
  • Definição de públicos de interesse baseados em grupos de interesse
  • Definição de públicos de interesse baseados em temas
  • Identificação de ameaças, oportunidades, fraquezas e forças do mandato
  • Mapeamento de stakeholders segmentados por atuação política
  • Definição de ponto de partida (desk research)
  • Definição de objetivo de médio e longo prazos
  • Identificação da imagem-alvo de acordo com públicos de interesse
  • Planejamento de estratégias macro
  • Planejamento de ações
  • Mapeamento de ações X públicos X atuação política X cenário eleitoral
  • Estruturação de gabinete técnico
  • Funções, competências e responsabilidades
  • Divulgação e seleção de vagas
  • Fluxo de operação
  • Organograma funcional
  • Orçamento vs investimento

CURSO 2 - Construção de reputação e narrativa para a comunicação política (4/5/2019)

  • A economia da reputação
  • Reputação em mecanismos de buscas
  • O que é uma construção
  • Conhecendo o tripé de composição macro do conteúdo político
  • Os melhores exemplos de construção de reputação
  • Principais canais para comunicação política
  • A internet como canal prioritário para construção de imagem
  • Fundamentos do inbound markerting
  • Por que inbound na política?
  • A jornada do consumidor de conteúdo e a jornada do eleitor
  • Definição de persona
  • Dogmas e mitos de conteúdo
  • Definindo a melhor estratégia de conteúdo, de acordo com o canal de comunicação
  • Formatação e características da política de conteúdo dos canais digitais
  • Usando as melhores práticas para produzir conteúdo
  • Como identificar as melhores pautas
  • Construção de storytelling de médio e longo prazos
  • Eventos off-line
  • Discursos
  • Elementos essenciais para engajamento em redes sociais
  • Mecanismos de busca
  • E-mail marketing, newsletter, lista de transmissão e variáveis
  • Relacionamento com o cidadão
  • Técnicas de monitoramento de imagem

CURSO 3 - Estratégia de anúncios on-line para comunicação política (3/8/2019)

  • Alcance orgânico vs. alcance pago
  • O uso de anúncios para comunicação política
  • A lógica por trás das plataformas que oferecem anúncios
  • Apresentação das plataformas de mídia digital e suas características centrais
  • Significado dos principais termos técnicos
  • Políticas de anúncios e transparência e como isso afeta seu planejamento
  • Definição de objetivo da comunicação política
  • Mapeamento dos públicos de interesse e caracterização de persona
  • Definição do orçamento e prazo de atuação
  • Objetivos e formatos de anúncios e suas estratégias
  • Aplicação de funil de conversão para comunicação política
  • O planejamento do “pós-clique”
  • A estrutura de criação de uma campanha nas diferentes plataformas
  • Como usar os diferentes tipos de segmentação
  • Quais os métodos de cobranças e suas diferenças
  • As formas de pagamento e faturamento para entes políticos e órgãos governamentais
  • As métricas que importam
  • Como medir resultados
  • Realização de testes A/B em anúncios
  • As etapas da comunicação política aplicadas em anúncios

CURSO 4 - Combate a fake news e guerrilha (5/10/2019)

  • Conceito de fake news
  • O mecanismo de validação da pós-verdade
  • O que é contrainformação
  • Tipos de ataques
  • Os bastidores de uma guerrilha profissional
  • Organização e estrutura para gestão de crise
  • Ações preventivas - Conteúdo, canais, equipe, relacionamento
  • Como identificar e mensurar uma crise
  • Ações de contenção nas primeiras 24 horas
  • Ações de manutenção da reputação
  • Como lidar com haters e detratores
  • O que diz a lei sobre crimes em ambientes virtuais
  • Marco civil da internet
  • Como proceder em caso de ataques
  • A responsabilidade das plataformas
  • Definição dos objetivos do monitoramento
  • Escolha das métricas e canais
  • Ferramentas de monitoramento
  • Definição de alertas
  • Relatórios

Quando acontece?

Aulas aos sábados, 23/3, 4/5, 3/8 e 5/10, das 8h30 às 17h30.

23/3

sábado

4/5

sábado

3/8

sábado

5/10

sábado

Para quem se destina?

  • Assessores políticos
  • Entes políticos
  • Profissionais de comunicação e marketing
  • Gestores de agências off-line e on-line
  • Consultores de estratégias políticas
  • Estudantes de comunicação interessados na área
  • Políticos e pré-candidatos a cargos eletivos

Investimento


  • Parcelas
  • Boleto
  • 1x
  • Cartão de crédito
  • 1x
  • 2x
  • 3x
  • 4x
  • 5x
  • 6x
  • 7x
  • 8x
  • 9x
  • 10x
  • Valor
  • Boleto
  • R$ 2490,00
  • Cartão de crédito
  • R$ 2490,00
  • R$ 1245,00
  • R$ 830,00
  • R$ 622,50
  • R$ 498,00
  • R$ 415,00
  • R$ 355,71
  • R$ 311,25
  • R$ 276,67
  • R$ 249,00
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Centro de Inovação e Criatividade Track

Aulas: sábados

Até 10x de R$ 249,00*
* Confira a tabela abaixo